Banho e Tosa

Hidratação canina: como manter a pelagem, protegida, sedosa e com brilho

Publicado em 25 de fevereiro de 2021

Tempo de leitura: 6min

O uso do termo “estética” para falar de serviços como hidratação canina costuma gerar confusão entre tutores e público geral. Para muitos, ele dá a entender que abrange serviços cujo objetivo seria apenas melhorar a aparência do seu pet, sem benefícios reais para a qualidade de vida do pet. Pois saiba que isso está longe de ser verdade!

cachorro peludo com bandana vermelha

Ao ajudar a restabelecer o equilíbrio da estrutura dos pelos, a hidratação de pelos caninos protege, restaura e evita a formação de nós, tão incômodos para os pets. Não bastasse isso, com o cuidado adequado e mais frequência ainda pode ajudar na regulação da pele, o que é boa notícia para aqueles pets que estão utilizando shampoo terapêutico, pets de pelagem curta com tendência a ficar com a pele seca nas mudanças de estações.

Hidratação do pelo dos cachorros: necessidade ou frescura?

Não há nada de supérfluo em fazer uma hidratação com frequência. Em todos os tipos de pelagem, em pelo médio e longo procedimento é, inclusive, recomendado para evitar que o pelo embarace, formando nós. Já nos pets com pelo mais curto, essa necessidade redobra, devido seu ciclo de crescimento ser mais curto e sua pele ficar mais suscetíveis a exposições climáticas, precisando repor as vitaminas necessárias para proteger a pele e restaurar o fio da pelagem.

“Os pelos dos pets, assim como nossos cabelos, possuem cutículas como se fossem várias escamas ao longo de todo o fio”, explica Patrícia Barros, consultora do Petz Estética. Com o tempo e devido à ação de sujeiras, radiação, produtos químicos etc, esses fios vão perdendo seu revestimento natural. 

Desprotegidos e com as cutículas dilatadas, eles acabam perdendo muitos de seus nutrientes, ficando ressecados. “A hidratação tem uma ação muito importante para nutrir os fios, deixando os pelos mais sedosos e macios, evitando a formação de possíveis nós, e tem uma ação protetora para diminuir o ressecamento da pele do pet”, completa a consultora.

Evitar que os pelos fiquem embolados é importante para a saúde do pet à medida que os nós, além de causarem desconforto, ajudam a reter calor, sujeira e umidade, sendo ótimos “refúgios” para a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias.

Como fazer a hidratação?

As técnicas de hidratação são muito semelhantes àquelas usadas nos nossos próprios cabelos. Isto é, além de usar shampoos e condicionadores de qualidade, com propriedades nutritivas, é possível completar o tratamento com máscaras hidratantes e até com os chamados leave-in, que não precisam de enxágue.

Tanto shampoo e condicionador quanto creme hidratante para cães e gatos e leave-in devem ser de uso veterinário, específicos para cães e gatos. A aplicação de produtos para humanos não são indicados e podem provocar um desequilíbrio na pele do pet, causando irritação e alergias.

cachorro posando para foto com bandana no pescoço

Siga as orientações de uso do fabricante do hidratante para pelo de cachorro e, exceto no caso dos leave-ins, após a aplicação, enxágue muito bem com água morna para não deixar resíduos do produto na pelagem.

Tipos de Hidratações

A hidratação começa pela frequência adequada de banhos, com uso correto de shampoos e condicionadores nos cachorros. Dependendo da necessidade de cada pet— levando em consideração fatores como estilo de vida, tipo de pelo e necessidades dermatológicas especiais —, ela pode ser complementada com o uso de outros produtos:

  • Máscara de argan: Uso exclusivo Profissional
    – Pomove brilho e macies, contém óleo de argan, que hidrata, aumenta a elasticidade e diminui o frizz, além de possuir uma ação protetora, que protege dos danos causados pelas mudanças climáticas, desembolos e sujidades.
    – Indicado para cães e gatos de todas as raças, com idade superior a 8 semanas.
  • Máscara Hydra Restauradora: Contém Extrato de Algodão, com ação hidratante e emoliente, conferindo brilho e maciez à pelagem, é rico em queratina e nutrientes, possui óleo de amêndoas doces, rico em ômega-9, que proporciona hidratação, nutrição e melhora na elasticidade dos fios, indicado para recuperar o equilíbrio de pelos danificados pela ação de sujeiras, radiação produtos, mudanças climáticas. Alto poder de proteção a pele do pet. Indicada para cães e gatos
  • Máscara De Volume: Confere brilho e maciez e  Contém Proteína do Trigo e D-Pantenol, oferece maior volume a pelagem, ação hidratante e umectante, além de Queratina e Creatina, que tem ação reestruturadora, restauradora e hidratante recuperando a pelagem.
    – Indicado para cães e gatos de pelagem danificada e volumosa, com idade superior a 16 semanas;
    – Contém Proteína do Trigo e D-Pantenol, que confere maior volume a pelagem, ação hidratante e umectante, além de Queratina e Creatina, que tem ação reestruturadora, restauradora e hidratante.
  • Spray Loção Hidratante: Rico em nutrientes, não precisa de enxágue é um leite hidratante para cachorro com exclusiva fragrância, ajudando na manutenção do tratamento da pelagem em casa, por possuir ativos que hidratam e proporcionam brilho e maciez à pelagem, além de facilitar a escovação e remoção de nós diminuindo o frizz. A loção ajuda na manutenção e tratamento da pelagem em casa facilitando o cuidado com o seu pet.

Pode fazer a hidratação em casa?

Se possível, prefira levar o seu pet para fazer a hidratação em local especializado, como o Petz Estética. Um profissional capacitado saberá reconhecer melhor as necessidades específicas do seu amigo: frizz, ressecamento da pelagem, regular a elasticidade do fio, falta de nutrientes etc

Além disso, assim como em cabeleireiros, os pet shops contam com técnicas e equipamentos específicos que ajudam a potencializar a ação desses produtos, garantindo um melhor resultado. 

Para quem costuma dar banho em casa, utilize apenas hidratações próprias de uso exclusivo para cães e gatos. Esses já contam com ingredientes nutritivos e ações hidratantes. 

Se acaso constatar algum problema de pele, como ressecamento, descamação, lesões, regiões avermelhadas, mau-cheiro mesmo após o banho, entre outros.  Procure um médico-veterinário o quanto antes. 

cachorro preto e branco com coleira

Após uma consulta, ele poderá recomendar o melhor tratamento, inclusive, com produtos de higiene, como hidratante para cães, a fim de restabelecer a saúde da pelagem de seu amigo de quatro patas. 

A hidratação canina é essencial e vai deixar o seu pet com a pelagem linda e cuidada. E aqui, na Petz, você obtém dicas como essa para auxiliar numa tutoria responsável. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog