Hidratação canina: como manter os pelos brilhantes e sedosos

Postado por PETZ, em 25/02/2021

Banho e Tosa
Hidratação canina: como manter os pelos brilhantes e sedosos

O uso do termo “estética” para falar de serviços como hidratação canina costuma gerar confusão entre tutores e público geral. Para muitos, ele dá a entender que abrange serviços cujo objetivo seria apenas melhorar a aparência do cachorro, sem benefícios reais para a qualidade de vida do pet. Pois saiba que isso está longe de ser verdade!

cachorro peludo com bandana vermelha

Ao ajudar a restabelecer o equilíbrio da estrutura dos pelos, a hidratação de pelos caninos evita a formação de nós, tão incômodos para os cães. Não bastasse isso, com o cuidado adequado ainda pode ajudar na regulação da pele, o que é boa notícia para cães com tendência a ficar com a pele seca nas estações mais frias. 

Hidratação do pelo dos cachorros: necessidade ou frescura?

Não há nada de supérfluo em fazer uma hidratação canina de vez em quando. Especialmente nos cães de pelagem média e longa, o procedimento é, inclusive, recomendado para evitar que o pelo embole, formando nós.

“Os pelos dos cães, assim como nossos cabelos, possuem cutículas como se fossem várias escamas ao longo de todo o fio”, explica Patrícia Barros, consultora técnica dos centros de estética da Petz. Com o tempo e devido à ação de sujeiras, radiação, produtos químicos etc, esses fios vão perdendo seu revestimento natural. 

Desprotegidos e com as cutículas dilatadas, eles acabam perdendo muitos de seus nutrientes, ficando ressecados. “A hidratação é um produto importante para nutrir os fios, deixando os pelos mais sedosos e macios, evitando a formação de possíveis nós”, completa a consultora.

Evitar que os pelos fiquem embolados é importante para a saúde do pet à medida que os nós, além de causarem desconforto, ajudam a reter calor, sujeira e umidade, sendo ótimos “refúgios” para a proliferação de micro-organismos, como fungos e bactérias. 

Como fazer a hidratação dos pelos do cachorro?

As técnicas de hidratação canina são muito semelhantes àquelas usadas nos nossos próprios cabelos. Isto é, além de usar shampoos e condicionadores de qualidade, com propriedades nutritivas, é possível completar o tratamento com máscaras hidratantes e até com os chamados leave-in, que não precisam de enxágue.

Tanto shampoo e condicionador quanto creme hidratante para cachorro e leave-in devem ser de uso veterinário, específicos para cães. A aplicação de produtos para humanos pode provocar um desequilíbrio na pele do cachorro, causando irritação e alergias. 

cachorro posando para foto com bandana no pescoço

Siga as orientações de uso do fabricante e, exceto no caso dos leave-ins, após a aplicação, enxágue muito bem com água morna para não deixar resíduos do produto na pelagem.

Tipos de hidratação para pelos de cachorro

A hidratação canina começa pela frequência adequada de banhos, com uso correto de shampoos e condicionadores para cachorro. Dependendo da necessidade de cada cãozinho — levando em conta fatores como estilo de vida, tipo de pelo e necessidades dermatológicas especiais —, ela pode ser complementada com o uso de outros produtos:

  • Máscara de argan: contando com o óleo da Argania espinosa em sua composição, é ideal para reduzir o frizz. Também ajuda a nutrir e a proteger os fios, dando a eles mais brilho e maciez, o que contribui para evitar a formação de nós;
  • Máscara de chocolate: seu princípio ativo é o extrato de cacau que, juntamente com a queratina e o pantenol, serve para nutrir e diminuir a estaticidade dos fios, reduzindo o frizz e proporcionando mais brilho e maciez;
  • Máscara matizadora: além de hidratar os fios, esse hidratante para cachorro ajuda a recuperar a coloração de pelagens brancas e claras, que vão ficando amareladas com o passar do tempo;
  • Máscara restauradora: rica em queratina e em outros nutrientes, tal hidratante para cães é indicado para recuperar o equilíbrio de pelos danificados pela ação de sujeira, radiação, produtos químicos etc,
  • Spray hidratante: rico em nutrientes, pode ser usado a cada banho. Deve ser aplicado após o banho, com os pelos do cachorro ainda úmidos. Não precisa de enxágue.

Pode fazer a hidratação dos pelos do cachorro em casa?

Se possível, prefira levar o cãozinho para fazer a hidratação canina em local especializado, como os centros de estética da Petz. Um profissional capacitado saberá reconhecer melhor as necessidades específicas do seu amigo: frizz, amarelamento, estaticidade, falta de nutrientes etc. 

Além disso, assim como em cabeleireiros, os pet shops contam com técnicas e equipamentos específicos que ajudam a potencializar a ação desses produtos, garantindo um melhor resultado. 

Para quem costuma dar banho no cachorro em casa, utilize apenas hidratante para pelo de cachorro próprio para a espécie. Esses já contam com ingredientes nutritivos e hidratantes. 

Se acaso constatar algum problema de pele, como ressecamento, descamação, lesões, regiões avermelhadas, mau-cheiro mesmo após o banho, entre outros, suspenda o uso do hidratante canino e procure um médico-veterinário o quanto antes. 

cachorro preto e branco com coleira

Após uma consulta, ele poderá recomendar o melhor tratamento, inclusive, com produtos de higiene, a fim de restabelecer a saúde da pelagem de seu amigo de quatro patas. 

A hidratação canina é essencial e vai deixar seu cãozinho com a pelagem linda e cuidada. E aqui, na Petz, você obtém dicas como essa para auxiliar numa tutoria responsável. Confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *