Limpeza de tártaro em cães idosos: quando ela é indicada

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2021

Banho e Tosa
Limpeza de tártaro em cães idosos: quando ela é indicada
Tempo de leitura: 3 minutos

Recomendada desde a juventude do cão, a limpeza de tártaro em cães idosos também é indicada para pets que já comemoraram muitas primaveras.

Até porque, independentemente da fase da vida do pet, receber dele os famosos lambeijos é sempre uma delícia. Porém, com o passar dos anos, é muito comum que as lambidas fiquem com um cheirinho cada vez mais desagradável.

cachorro-preto-dentes

Isso acontece principalmente devido à presença de placa bacteriana nos dentes do cachorro. Com isso, ela deve ser removida de tempos em tempos por meio de uma cirurgia conhecida como tratamento periodontal.

Acompanhe mais informações sobre limpeza de tártaro em cães seniores!

Afinal, a limpeza de tártaro é recomendada para cães idosos?

Apesar de ser considerado um procedimento muito comum na clínica veterinária, a limpeza de tártaro em cães é uma cirurgia. Uma vez que o pet não consegue ficar parado por conta própria, é preciso fazer uso da anestesia.

Dependendo do estado de saúde do pet, ela pode oferecer riscos. Entretanto, de acordo com a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz, os procedimentos não são mais arriscados em cachorros idosos.

“Hoje, são realizados exames pré-operatórios como hemograma, função renal, função hepática, glicemia, ecocardiograma, entre outros, a fim de avaliar o pet antes da cirurgia”, explica a veterinária.

“Contanto que ele esteja com esses exames em dia, o risco para um pet mais velho não é maior que para um animal jovem”, completa.

Nesse sentido, a veterinária destaca que idosos têm mais chance de apresentarem alterações de saúde, mas isso não é regra. Seja como for, o tipo de anestesia mais indicado é a inalatória, considerada mais segura para o procedimento em questão.

Por que a limpeza de tártaro é tão importante para os cães?

Um dos sinais de que uma limpeza de tártaro em cachorro é necessária vem do hálito desagradável. Mas este não é o principal motivo para a remoção da placa bacteriana.

As bactérias do tártaro não ficam restritas apenas aos dentes, o que já é prejudicial. Elas podem entrar na corrente sanguínea afetando outros órgãos, como fígado e até mesmo o coração.

“Outro agravante é que todas essas bactérias presentes no tártaro se infiltram na porção gengival, provocando gengivite e, posteriormente, destruindo as estruturas de sustentação do dente e levando a perda do mesmo”, alerta a Dra. Juliana. Isso prejudica bastante a alimentação e a qualidade de vida do cachorro.

Quando a limpeza de tártaro em cães idosos não é indicada?

Ainda que seja muito importante para a saúde dos cachorros, há situações em que a tratamento periodontal não é recomendada.

cachorro-caramelo-pequeno-dentes

Isso ocorre sempre que a anestesia representa um risco muito grande para o cão. Como nos casos de cardiopatias, diabetes, entre outras condições. Vale lembrar que o único profissional capacitado para recomendar ou não a remoção de tártaro em cães é o veterinário.

Confira dicas para prevenir o tártaro em todas as idades

Não existe uma regra que determine a frequência para limpar tártaro de cachorro a cada fase da vida canina. O que se sabe é que, quanto mais medidas forem adotadas para prevenir a formação do tártaro, maior pode ser o intervalo entre um procedimento e outro.

Para ajudar você nessa missão, separamos abaixo algumas dicas:

  • Acostume o pet desde filhote com a escovação dentária;
  • Escove os dentes do cachorro diariamente com o uso de dedeira e pasta para cachorro;
  • Ofereça rações de qualidade, que evitam a formação precoce do tártaro,
  • Atualmente, estão disponíveis em lojas, como a Petz, petiscos e brinquedos que ajudam na manutenção da saúde bucal. Procure oferecê-los a seu amigo.

Além disso, hoje em dia, é possível encontrar também outros produtos, como espumas e lenço bucal, específicos para cachorros.

cachorro-caramelo-dentes

Sobre eles, é importante destacar que, apesar de muito úteis para refrescar o hálito, eles não substituem a escovação diária e não ajudam na remoção do tártaro. Verifique todos os produtos para a saúde bucal do cachorro no Pet Shop on-line da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *