Saúde e Cuidados

Pata de cachorro: conheça os principais problemas

Publicado em 30 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muitos tutores podem não se atentar à pata de cachorro, que exige cuidados especiais. Afinal, esse membro está sempre em contato com o chão, além de ser uma das partes mais expostas do animal.

Principalmente nos momentos em que os pets saem para caminhar ao ar livre, os pezinhos se desgastam um pouco, devido ao atrito com superfícies ásperas. Viu como é importante ter atenção em relação à pata de cachorro? Para saber mais sobre o assunto, prossiga com a leitura!

hidratar pata de cachorro

hidratar pata de cachorro

Como identificar problemas na pata de cachorro?

Afinal, como saber se há problemas na pata de cachorro? Uma dica é observar os comportamentos do animal. Quando as patinhas começam a machucar, os cachorros passam a sentir incômodos ao realizarem tarefas simples do cotidiano.

Hábitos incomuns ou excessivos também devem ser considerados. O cachorro lambe muito a pata ou começou a mancar sem motivo aparente? Esses são indícios de que talvez haja algo errado.

Nesses casos, é importante entender o que está acontecendo com a almofadinha de cachorro, identificar o problema e começar a tratá-lo. Para tanto, procure a ajuda de um profissional o quanto antes e agende uma consulta com o médico-veterinário.

Como cuidar das patas de cachorro?

Para evitar problemas e doenças na pata de cachorro, é preciso aprender a cuidar dessa região de forma adequada. Nesse sentido, a higienização deve ser feita com uma determinada frequência, assim como as tosas e os banhos. Além desses cuidados, há outros pontos importantes, confira-os.

Mantenha as unhas sempre aparadas

Se você não sabe como cuidar das patas do cachorro, comece mantendo as unhas sempre aparadas. Caso elas estejam muito compridas, podem machucar ou atrapalhar os movimentos do bichinho. Além disso, elas podem encravar e o problema pode evoluir para um quadro grave de infecção.

Outro cuidado importante é cortar os pelos que ficam ao redor das patas do cachorro. Assim, além de evitar a presença de bactérias e outros tipos de parasitas no local, é possível prevenir que o pet escorregue durante a caminhada.

Hidrate as patinhas sempre que estiverem ressecadas

Para a pata de cachorro ressecada ou rachada não se tornar um problema sério, procure hidratá-la com um produto específico para cães. Hidratantes de uso humano podem causar problemas à saúde dos animais. Por isso, eles não são indicados.

A nossa dica é que você dedique uma atenção especial à possibilidade de ressecamento das patas durante o inverno. Períodos de seca ou baixa umidade também são propícios para esse tipo de ocorrência.

hidratar pata de cachorro 2

hidratar pata de cachorro 2

Procure manter a casa limpa e organizada

Além disso, é essencial ter cuidado com os objetos espalhados pela casa que podem machucar as patinhas dos pets. Manter o lar arrumado e limpo impede acidentes com os cães e promove o bem-estar deles.

Evite passear com o cão em dias muito quentes

Para cães que estão no começo da prática de caminhada ao ar livre, é necessário aumentar a frequência da atividade aos poucos. Isso porque as patinhas precisam se habituar com a superfície das ruas.

Além disso, a nossa dica é evitar passeios em dias muito quentes. Diante de altas temperaturas, o cimento do chão pode provocar sérias queimaduras nas patas do cachorro.

Isso porque os asfaltos e os cimentos tendem a reter grande quantidade de calor. Por exemplo, caso o dia esteja com uma temperatura de 30ºC, é provável que o asfalto beire os 60ºC. Portanto, avalie as condições antes de sair com o pet.

Como cortar unha de cachorro?

Conforme mencionamos, é importante manter aparadas as unhas de cachorro. Contudo, é preciso saber como cortá-las de modo apropriado. Comece pela separação dos itens que vão ser utilizados. Na sequência, atraia o animal para perto e acalme-o para evitar que ele se esquive durante a atividade.

Com cuidado e delicadeza, pegue a patinha de cão e apare as extremidades das unhas com o cortador em um ângulo de 45º. Ao analisar essa parte do corpo dos cachorros, é possível localizar uma parte rosa e uma branca. Para um corte seguro, apenas a região branca deve ser aparada.

Em unhas escuras, o cuidado deve ser ainda maior. Nesses casos, o corte deve ser feito aos poucos, até ser possível observar um círculo claro na unha, que indica o limite do corte.

Problemas mais comuns nas patinhas dos cães

Uma das doenças comuns na pata de cachorro é a alergia, frequentemente causada por mofo ou locais infectados por diversos vírus e bactérias. A ansiedade também é um problema que leva o pet a lamber e morder essa parte do corpo, machucando-a.

hidratar pata de cachorro 3

Além disso, desequilíbrios hormonais podem causar algumas infecções, alergias de pele e machucados, consequentemente. Por fim, pulgas e carrapatos tendem a ocasionar problemas, já que provocam coceiras. Independentemente da situação, lembre-se de que somente o veterinário pode fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Gostou de saber mais sobre pata de cachorro? Aqui, no blog da Petz, sempre postamos dicas e curiosidades para você conhecer bem seus pets e cuidar ainda melhor deles. Nos acompanhe para conferir outros conteúdos como este!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

6 comentários em "Pata de cachorro: conheça os principais problemas"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog