Como deixar a pelagem de gatos sempre linda?

Postado por PETZ, em Atualizado em Mar 12, 2021

Banho e Tosa
Como deixar a pelagem de gatos sempre linda?
Tempo de leitura: 3 minutos

Longa ou comprida, de várias cores e sempre macia: a pelagem de gatos é um dos pontos que mais chamam a atenção na beleza do bichano, e também o que pede um pouquinho mais de atenção no momento de cuidar. Afinal, para que os pelos do seu amiguinho de quatro patas se mantenham sempre lindos, alguns cuidados são necessários. 

Então, se você está se perguntando como cuidar do pelo do gato corretamente, para mantê-lo sempre brilhoso, macio e saudável, confira o conteúdo que o blog Petz preparou com exclusividade sobre o tema! 

gato se lambendo

Os pelos dos gatos e suas variações

Brancos, pretos, dourados ou mesclados. Apesar dos vários tipos de pelagem de gatos, uma coisa eles têm em comum: a maciez. Mas, para mantê-los assim, sempre fofinhos, é necessário tomar alguns cuidados específicos. 

Mas antes de apontar essas dicas, é importante ressaltar que os bichanos que têm pelos longos pedem uma atenção um pouquinho maior. É importante pentear a pelagem de gatos mais peludinhos com maior frequência para que se mantenham desembaraçados e deixem o seu amiguinho livre de incômodos. 

Outro cuidado extra está relacionado com as cores dos gatos. Para aqueles que têm o pelinho branco, é importante utilizar shampoos para pelagem clara, para que o pelo não fique “amarelado”.  

Dicas para manter o pelo do seu amiguinho sempre lindo

Há algumas dicas universais para manter a pelagem de gatos sempre bonita e saudável. Para te ajudar com essa questão, separamos algumas das mais relevantes para você pôr em prática com o seu peludinho e deixá-lo ainda mais lindo e com muita saúde.

Não fique só no banho de gato

Quando falamos que os bichanos são independentes, uma das primeiras coisas que vem na cabeça das pessoas é o fato de eles se encarregarem da própria limpeza. Afinal, diferentemente dos cachorros, eles não precisam ir ao banho e tosa todas as semanas para ficarem com a pelagem sempre limpinha.

De fato, o hábito que os bichanos têm de se lamber é muito útil para remover poeira e pelos mortos. No entanto, é válido dar um banho com água pelo menos uma vez por mês. 

gato com olhos dilatados

Mas é importante que você se informe com um médico-veterinário, pois a frequência dos banhos pode variar de acordo com o tipo de pelagem de gato. Além disso, o especialista pode notar a necessidade de uso de produtos específicos para o pelo ou pele de gato

Escovação: um hábito fundamental para a manutenção da pelagem

Áspera e porosa, a língua dos gatos funciona como uma verdadeira escovinha. Daí o fato de ela ser capaz de remover tão bem sujeiras e pelos mortos. O problema é que os bichanos acabam ingerindo esses pelos que, em grande quantidade, podem formar bolas, obstruindo o sistema gastrointestinal do peludinho. 

Além de evitar o tricobezoar, a escovação de pelos é importante para remover nós, diminuir a quantidade de pelos caídos pela casa e também para observar mais de perto a pele do bichano. Se observar qualquer lesão, procure um veterinário!

Manter uma boa alimentação é fundamental

A alimentação está diretamente ligada à pelagem de gatos. Uma vez que os pelos do seu amiguinho são formados por proteínas, a comida ingerida pelos bichinhos contribui para a saúde, brilho e manutenção dos pelos. 

Nesse sentido, é bacana destacar que, no que diz respeito aos cuidados com os pelos dos gatos, as necessidades nutricionais não são as mesmas para todos os bichanos, já que os tipos de pelo de gato mudam de acordo com a raça. 

Por exemplo: a pelagem de um Maine Coon não é a mesma de um Siamês. Por isso, sempre opte por uma específica para a raça do seu bichano.

gato branco se arrumando

Uma dica é optar por rações do tipo super premium, que oferecem maior digestibilidade e possuem as quantidades recomendadas de proteínas, o que contribui não só para a manutenção e saúde da pelagem do gato, como também no bom funcionamento de seu organismo. 

E então, gostou das dicas para manter a pelagem de gato sempre bonita e saudável? Então, acompanhe as publicações do blog Petz para mais conteúdos como este! E para conferir outras informações e dicas para o bem-estar do seu amiguinho, dê uma olhadinha nas nossas publicações anteriores.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *