Banho e Tosa

7 tipos de pente para pentear cachorro

Publicado em 13 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Se você tem um peludo em casa há bastante tempo, provavelmente já foi a um pet shop ou navegou em uma loja virtual que vende produtos para animais, não é? Como a variedade de tudo é muito grande, é comum que algumas dúvidas surjam na hora de fazer a compra. Uma delas é qual pente para pentear cachorro escolher. 

Você sabe qual deles é o melhor para a pelagem do seu bichinho? São tantos tipos que escolher um pente para pentear cachorro pode realmente ser uma tarefa complicada. 

dois cachorros com acessório

E saiba que há tanto os que podem ser usados em peludos de pelo curto e filhotes quanto os destinados a idosos. Existe até um pente de cachorro especial para finalizar a escovação e arrumar os pelinhos da face. Incrível, não é?

Para ajudar você a conhecer a escova para pentear cachorro adequada, separamos uma lista de tipos e de indicações. Confira e aprenda a cuidar bem do seu pet! 

Pente para pentear cachorro: por que esse item é tão importante? 

O pente para pentear cachorro é um item importante para que o peludo receba todos os cuidados necessários, tenha o seu pet pelos longos ou curtos. Afinal, a escovação da pelagem, além de deixar o pet lindo e arrumado, tem outras funções. Dentre elas:

  • Remover pelos que já estejam soltos;
  • Retirar qualquer sujeirinha, grama ou outro item que possa ter ficado grudado no pelo, ao passar a escova de pelo de cachorro;
  • Manter a saúde e a beleza da pelagem;
  • Aproveitar para inspecionar a pele do animal e verificar se há algo fora do esperado;
  • Interagir com o seu pet e ficar ainda mais próximo dele, graças a esse momento de cuidado e carinho;
  • Evitar a formação de nós ao usar a escova de pentear cachorro.

O que acontece quando o peludo não é escovado?

Um dos principais problemas resultantes da falta de escovação é a formação de nós. Se o tutor não usa a escova pet frequentemente, a formação de nós em animais de pelo longo quase sempre acontece.

samoiedas no campo

O problema é que esses nós podem começar a irritar a pele do peludo. Afinal, ele se deita sobre eles, não é? Sem contar que esse “bolo” de pelos também tende a secar com mais dificuldade. Assim, se o animal se molhar ou se tomar banho, é possível que ele fique com os pelos úmidos.

Tanto os nós, que irritam a pele, quanto a umidade deixam o pet mais suscetível ao desenvolvimento de dermatites (doenças de pele). Já pensou se o seu peludinho fica doente porque você não usou o pente para pentear cachorro corretamente?

Quantas vezes por semana é preciso escovar o cachorro?

Em peludos de pelo longo, é preciso fazer a escovação, no mínimo, três vezes por semana. Contudo, em alguns casos, ela deve ser diária. Mesmo em animais de pelo curto, a escovação deve ser feita pelo menos uma vez na semana, para retirar os pelos soltos e manter o pet limpinho.

Lembre-se que pelos soltos acumulados também podem servir como abrigo para parasitas. Você não quer que isso aconteça, não é?

Pentes para pentear cachorro que você precisa conhecer

Agora que você já sabe a importância de usar a escova para pelo de cachorro com frequência, é hora de conhecer as várias alternativas existentes no mercado. Cada pente para pentear cachorro tem uma finalidade.

Tipos de escovas para cães 

  1. Rasqueadeira de cerdas macias com proteção nas pontas: indicada para filhotes, peludos idosos, para a face e orelhas. Além disso, pode ser uma opção de escova para cachorro de pelo curto;
  2. Rasqueadeira de cerdas macias: pente para cachorro usado para pelos longos e que dá um bom acabamento. Do mesmo modo, pode ser usada em todos os tipos de pelagem;
  3. Escova de cerdas duras: é indicada somente para a remoção de nós;
  4. Escova de pinus: usada em cães com subpelo denso. Remove a pelagem morta e também preserva o subpelo;
  5. Escova de dupla capa: para cães mais sensíveis. Tem proteção na ponta e cerdas mais espaçadas. Há também a parte de cerdas, que é usada para retirar a gordura da raiz e levá-la para a ponta do pelo. Isso faz com que o pelinho do pet fique mais brilhante;
  6. Pet teezer: escova para pet que é usada com o pelo molhado ou seco. Possui formato anatômico, que facilita o uso. Além disso, há dois tipos de certa. A mais dura é para cães com subpelo denso, enquanto a outra para animais com pouco subpelo;
  7. Luva rasqueadeira: pode ser uma alternativa ao pente para pentear cachorro, para quem tem um pet de pelo curto em casa que não gosta de ser escovado. Como o tutor veste a luva, o procedimento acaba sendo entendido por ele como carinho. Isso facilita a rotina. Além disso, ela é eficiente para a retirada de pelos soltos. 

Viu quanta variedade existe disponível no mercado? Ao escolher o pente para pentear cachorro adequado, você garantirá uma escovação eficiente e segura para o seu animal.

pessoa penteando cachorro

Gostou? Na Petz temos modelos variados, que certamente atenderão às necessidades do seu pet. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog