Banho e Tosa

Penteados para cachorro: como evitar acidentes comuns

Publicado em 30 de novembro de 2017

Tempo de leitura: 4min

Confesse, você pode até olhar meio torto para aqueles penteados para cachorro espalhafatosos, mas já teve vontade de fazer trancinhas nos pelos longos do seu yorkshire ou colocar lacinhos no border collie. Tudo bem, não tem nada de errado em deixar seu pet mais gracioso, desde que isso não estresse o animal e não tenha o intuito de ridicularizá-lo.

Confira sugestões de penteados para cachorro para fazer em casa e veja as melhores opções para cada raça. 

Cachorro fazendo penteado

Penteado para cachorro: como fazer

Evidentemente que o penteado feito em um pet shop por um esteticista animal é mais elaborado do que aquele feito em casa – exceto se você for cabeleireiro, aí talvez o resultado seja parecido.

Em casa, abuse de lacinhos em forma de grampo ou mesmo de elástico, de preferência de tecido, e faça chuquinhas no topo da cabeça; esse é o penteado mais prático e a criatividade pode ser colocada à prova. O topete também é um clássico, bastando juntar alguns pelos no alto da cabeça e prender com uma presilha adequada.

As tranças também fazem sucesso, em especial entre os cães de pelos longos. Até mesmo um coque pode ajudar a manter os pelos longe dos olhos e deixar seu pet mais encantador.

O segredo? Cuidado para não machucar, delicadeza no manuseio e muita criatividade.

Penteados de cachorros: quais cuidados tomar

Antes de começar, escove a pelagem com uma escova adequada para o tipo de pelo do seu pet, e hidrate com produtos específicos para fortalecer os fios e manter o brilho.

Esteticistas animais frisam que o cachorro não pode ficar com o mesmo penteado por longos períodos, como uma semana. Isso danifica o pelo e pode até mesmo provocar feridas na pele, sendo o ideal trocar os elásticos diariamente.

Se o elástico for de tecido é melhor ainda, pois o atrito com o pelo é menor e as chances de machucar diminuem. Se não tiver jeito, use elásticos com bom tamanho e textura e amarre com cuidado para não ferir o pet; nunca puxe ou arranque o elástico, corte com tesoura sem ponta para não danificar o pelo e jogue fora.

Compre os produtos em pet shops, pois os mesmos são desenvolvidos especialmente para os cães e são mais seguros do que utilizar elásticos dentários, por exemplo.

Muito cuidado ao puxar os pelos no penteado para cachorro, principalmente na região dos olhos, que é muito sensível. E nunca, em hipótese alguma, use cola quente para fixar acessórios no pelo! Isso pode provocar queimaduras graves e é completamente cruel com seu pet.

Acessórios muito pesados também podem machucar, provocar queda de pelo e até dores de cabeça no cão. Nem tudo é válido para deixar seu pet estiloso, concorda? 

Penteados para cachorro

Penteados de cães: quais os mais adequados para cada pet

O que determina o penteado mais adequado para um cachorro não é o porte do pet, mas sim a quantidade de pelos, sua textura e comprimento.

Alguns animais têm pelo mais duro e curto, o que dificulta muito a escovação, e por isso precisam ter os fios hidratados, penteados e, no máximo, enfeitados com um lacinho; já aqueles com pelos duros e mais compridos podem arriscar umas chuquinhas no alto da cabeça, mas nada de tranças, que podem até machucar o pet.

Para os de pelo médio e longo todos os penteados estão liberados. Vale frisar que o penteado para cachorro não é só uma questão estética, ele também tem a finalidade de evitar que o pelo caia no olho ou suje quando o pet for beber água ou comer.

Penteados para cães de pelo longo

Basicamente todos os penteados de cachorro podem ser feitos em cães de pelo longo, já que a quantidade e o comprimento dos fios facilita muito o manuseio.

As tranças são ótimas para cães de pelo longo, já que é preciso dividir o cabelo em três mechas e entrelaçar, e o resultado fica lindo. As maria chiquinhas – duas tranças, uma de cada lado da cabeça – também ficam uma graça, bem como os clássicos topetes.

Em busca dos melhores produtos para o seu pet? Acesse a loja virtual Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog