Banho e Tosa

Pode dar banho em filhote de cachorro? 7 dúvidas sobre o assunto

Publicado em 18 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você sabe a partir de que momento pode dar banho em filhote de cachorro? O cheiro natural do cãozinho pode até ser agradável para alguns tutores. Às vezes, os apaixonados por pets têm gostos bem peculiares. Muitos tutores não resistem ao “chulé” que emana dos coxins das patas de cachorro, por exemplo.

cachorro depois do banho

Contudo, também é importante se preocupar com a higiene, e logo vem o questionamento: quando pode dar banho em filhote de cachorro? Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Continue lendo para tirar essa e outras dúvidas!

Pode dar banho filhote de cachorro a partir de quanto tempo de vida?

Uma das principais preocupações em relação à hora de dar banho em um filhote diz respeito à vacinação, pois, no geral, ela determina com quantos meses o cachorro pode tomar banho e quando está seguro para se expor.

“O ideal é iniciar o banho após o término do protocolo vacinal para o cachorro não ficar exposto a doenças”, explica a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica Seres de Salvador.

No entanto, a especialista reconhece que nem sempre isso é possível: “Sendo assim, aguarde, pelo menos, a primeira dose da vacina múltipla”. Normalmente, ela é administrada a partir de seis semanas de vida do pet.

Quais são as vacinas necessárias para o pet tomar banho?

A vacina múltipla é fundamental para saber se você pode dar banho em filhote de cachorro. Também conhecida como V8, V10 e vacina polivalente, ela é administrada em quatro doses iniciais, com intervalo de três a quatro semanas entre cada uma.

Essa vacina é importante para o momento do banho em filhote de cachorro no pet shop, pois deixa o amigo de quatro patas protegido contra até 12 doenças virais e bacterianas. Como muitas delas são transmissíveis de um cão para outro, o pet deve estar imunizado para a própria segurança e a de outros animais.

Um pet shop pode proibir o banho de um cachorro caso ele não esteja vacinado?

Não só pode, como deve! Como já dissemos por aqui, a vacinação é essencial para saber se você pode dar banho em filhote de cachorro, pois ela determina a segurança do pet. Já imaginou levar o cachorro para tomar banho, e ele voltar para casa com uma doença grave? Isso não seria nada legal ou responsável da parte do pet shop.

“Na Petz, seguimos protocolos rígidos de higienização, e os animais podem frequentar o centro de estética uma semana após a primeira dose da vacina múltipla”, esclarece a Dra. Siqueira. Esse intervalo de uma semana é necessário para a vacina fazer efeito.

cachorro filhote dentro da bacia

Pode dar banho em casa até o pet ser vacinado?

Sim, você pode dar banho em filhote de cachorro não vacinado em casa. Uma vez que, no lar, o peludo não entra em contato com outros animais, não necessariamente precisa estar vacinado para ser lavado. No entanto, a especialista recomenda que, se for possível, o tutor aguarde para dar banho com um profissional.

Como a imunidade do filhote ainda não está 100% desenvolvida, é importante que a banheira para cachorro esteja muito bem higienizada. Além disso, banhos e secagens inadequadas contribuem para uma série de problemas, como otites, problemas dermatológicos e até traumas.

Ao escolher um local de confiança para o banho do cachorro, como a Petz, você garante mais segurança e tem certeza de que seu amigo está sendo bem cuidado, com todos os protocolos necessários.

Quais são os cuidados com o banho em filhote de cachorro?

Se você quiser dar banho em filhote de cachorro em casa, é essencial tomar alguns cuidados básicos. A seguir, indicamos algumas das coisas que você deve considerar para lavar o pet com todo carinho e segurança.

  • Use sempre água morna, independentemente da época do ano;
  • Aposte em shampoos e condicionadores específicos para cachorros filhotes. Desenvolvidos por especialistas, eles possuem pH mais adequado;
  • Evite jogar água diretamente na cabeça do cachorro. Além de assustar o pet, jatos de água nas narinas podem ser perigosos para ele;
  • Proteja as orelhas do cãozinho com algodões hidrofóbicos, isto é, que repelem em vez de absorver a água. Isso ajuda a evitar otites;
  • Quando terminar o banho no filhote, utilize uma toalha limpa para remover o excesso de umidade;
  • Com a ajuda de secador e escova, seque os pelos, cuidando para não queimar a pele do seu filho de quatro patas.

Qual é a frequência adequada de banho em filhotes?

Em geral, para saber com que frequência você pode dar banho em filhote de cachorro, recomenda-se que cães de pelo curto tomem banho a cada 15 dias no verão e a cada 30 dias no inverno. Já os cães de pelo longo devem tomar banho a cada 15 dias, independentemente da época do ano.

Contudo, para quem deseja saber com certeza a frequência mais adequada para o cachorro, a dica é conversar com um especialista. “Ela depende de vários fatores, como raça e idade”, explica a Dra. Siqueira.

A pele de algumas raças, como o Cocker Spaniel, produz mais gordura que outras. Logo, precisa de mais banhos. “Os banhos terapêuticos (de tratamento) devem ser recomendados somente por um médico-veterinário”, conclui.

Banhos em excesso são prejudiciais para os filhotes?

“O tutor pode, sim, dar banho em filhote de cachorro, mas o excesso de limpeza é capaz de remover a barreira cutânea, primeira defesa da pele, deixando o pet mais sujeito a infecções”, esclarece a Dra. Siqueira. Por isso, é importante consultar o veterinário para ter certeza da frequência correta de banhos em cada caso.

filhote de cachorro na toalha

Agora que você já sabe tudo sobre banhos em filhotes de cachorro, que tal acessar a loja on-line da Petz para garantir os melhores acessórios para esse momento? Contamos com banheiras, sabonetes, shampoos, condicionadores e muito mais. Acesse o site e confira nosso catálogo completo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog