Pode dar banho em filhote de cachorro? 7 dúvidas sobre o assunto

Postado por PETZ, em 24/03/2020

Banho e Tosa
Pode dar banho em filhote de cachorro? 7 dúvidas sobre o assunto

Você sabe a partir de quando pode dar banho em filhote de cachorro? O cheiro natural de cãezinhos pode até ser agradável para alguns tutores. Apaixonados por pets, às vezes, têm gostos bem peculiares; por exemplo, muitos tutores não resistem ao “chulé” que emana dos coxins das patas de cachorro… 

cachorro depois do banho

Contudo, é importante se preocupar também com a higiene, e logo vem o questionamento: quando pode dar banho em filhote de cachorro? Acabe com essa e outras dúvidas a seguir.

1. A partir de quanto tempo de vida pode dar banho filhote de cachorro?

Uma das principais preocupações em relação à hora de banhar os filhotes diz respeito à vacinação, pois é ela que, no geral, determina com quantos meses o cachorro pode tomar banho e quando estará seguro.

“O ideal é iniciar o banho após o término do protocolo vacinal, para que o cachorro não fique exposto a doenças”, explica a Dra. Louise Siqueira, médica-veterinária da clínica SERES de Salvador. 

No entanto, a especialista reconhece que nem sempre isso é possível: “Sendo assim, deve-se aguardar pelo menos a primeira dose da vacina múltipla”. Normalmente, ela é administrada a partir de seis semanas de vida do pet.

2. Quais são as vacinas necessárias para que o pet possa tomar banho?

A vacina múltipla é fundamental para saber se pode dar banho em filhote de cachorro.  Também conhecida como V8, V10 e vacina polivalente, ela é administrada em quatro doses iniciais, com intervalo de três a quatro semanas entre cada uma. 

Essa vacina é importante para o momento do banho em filhote de cachorro no pet shop, pois deixa ele protegido contra até 12 doenças virais e bacterianas. Como muitas delas são transmissíveis de um cão para outro, o pet deve estar imunizado para segurança própria e de outros animais.

3. Um pet shop pode proibir o banho de um cachorro caso ele não esteja vacinado?

Não só pode, como deve! Como já dissemos por aqui, a vacinação é essencial para saber se pode dar banho em filhote de cachorro, pois ela determina a segurança de todos os pets. Já imaginou levar o cachorro para limpar e ele voltar para casa com uma doença grave? Não seria nada legal.

cachorro filhote dentro da bacia

“Na Petz, seguimos protocolos rígidos de higienização, e os animais podem frequentar o centro de estética uma semana após a primeira dose da vacina múltipla”, esclarece a Dra. Siqueira. Esse intervalo de uma semana é necessário para que a vacina comece a fazer efeito. 

4. Posso dar banho em casa até que o pet seja vacinado?

Sim, pode dar banho em filhote de cachorro que não esteja vacinado. Uma vez que em casa o peludo não entrará em contato com outros animais, ele não necessariamente precisa estar vacinado para ser lavado. No entanto, a especialista recomenda que, se possível, o tutor aguarde até poder dar banho com um profissional. 

Como a imunidade do filhote ainda não está 100%, é importante que a banheira para cachorro esteja muito bem higienizada. Além disso, banhos e secagens inadequadas contribuem para uma série de problemas como otites, problemas dermatológicos e até mesmo traumas. 

Ao escolher um local de confiança, como a Petz, para o banho em cachorro, você garante mais segurança.

5. Quais são os cuidados com o banho em filhote de cachorro?

  • Use sempre água morna, independentemente da época do ano;
  • Aposte em shampoos e condicionadores específicos para cachorros filhotes. Desenvolvidos por especialistas, eles possuem pH mais adequado;
  • Evite jogar água diretamente na cabeça do cachorro. Além de assustar o pet, jatos de água nas narinas podem ser perigosos para ele;
  • Proteja as orelhas do cãozinho com algodões hidrofóbicos, isto é, que repelem ao invés de absorver a água. Isso ajuda a evitar otites;
  • Quando terminar o banho em filhote, utilize uma toalha limpa para remover o excesso de umidade;
  • Com a ajuda de secador e escova, faça a secagem dos pelos, cuidando para não queimar a pele do seu filho de quatro patas.

6. Qual é a frequência adequada de banho em filhotes?

Em geral, para saber quando pode dar banho em filhote de cachorro recomenda-se que cães de pelo curto tomem banho a cada 15 dias no verão e a cada 30 dias no inverno. Já para os cães de pelo longo, é recomendado dar banho a cada 15 dias, independentemente da época do ano. 

Contudo, para quem deseja saber com certeza qual é a frequência mais adequada para seu cachorro, a dica é conversar com um especialista. “Ela depende de vários fatores, como raça e idade”, explica a Dra. Siqueira. 

A pele de algumas raças, como o cocker spaniel, produz mais gordura que outras. Logo, precisa de mais banhos. “Em casos de banhos terapêuticos (de tratamento), esses devem ser recomendados somente por um médico-veterinário”, conclui.

7. Banhos em excesso são prejudiciais para os filhotes?

“Pode dar banho em filhote de cachorro, mas o excesso de limpeza pode remover a barreira cutânea que é a primeira defesa da pele, deixando o pet mais sujeito a infecções”, esclarece a Dra. Siqueira.

filhote de cachorro na toalha

Ficou com alguma dúvida? Conte para nós aqui embaixo, nos comentários! Ou, se seu filho de quatro patas já recebeu a primeira dose de vacina e está pronto para o banho, que tal agendar um horário para ele em um dos centros de estética da Petz?

 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *