Banho e Tosa

Diferentes tipos de pelagem de cães e gatos

Publicado em 11 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Graças à diversidade da natureza, são muitos os tipos de pelagem de cachorros e gatos. Cada um traz a originalidade da raça, deixando os tutores ainda mais apaixonados pela beleza única de seus pets.

cachorro com pelo expesso e marrom

Se você for aquele tutor que adora deixar o pet ainda mais bonito, com penteados e tosas especiais, fique atento às informações a seguir. Vamos destacar os tipos de pelagem dos cachorros e gatos que existem. Ao identificar o tipo certo do pelo do seu pet, você poderá cuidar ainda melhor dele!

Qual a origem dos tipos de pelagem?

Em primeiro lugar, vamos falar sobre a origem dos tipos de pelagem dos cachorros e gatos. Mais do que proteger o animal, os pelos carregam marcas genéticas e são resultado da adaptação dos antepassados ao local onde viviam.

Em outras palavras, as características do pelo de cachorro estão diretamente ligadas ao clima do seu local de origem. Se observarmos o Husky siberiano, cujo local de origem tem neve, vamos notar uma pelagem espessa e comprida. Já o Basenji tem pelo curto, pois descende do Congo, país de clima quente.

“E o tipo de pelo de gato, como classificar?”. Diferentemente dos cães, a pelagem felina está relacionada ao desenho e à cor. Podemos citar os gatos rajados ou tigrados, pretos, amarelos, entre outros.

A seguir, vamos conhecer como são classificados os tipos de pelagem de cães e gatos. Aproveite para identificar aquele que se assemelha ao tipo do seu pet. Com essa informação, as escolhas de produtos e tosas serão mais assertivas.

Tipos de pelagem de cachorro

Os tipos de pelagem de cachorro são divididos pelo comprimento e textura. Confira a seguir quais são eles, exemplos de raças e cuidados necessários para cada tipo de pelo.

Pelagem curta

Esses cães têm pelo curto e fino, podendo ser escovado em intervalos menos curtos. Os materiais adequados para a escovação são rasqueadeiras, mas estas devem ser operadas com cautela para não ferir a pele do animal. 

Devido aos pelos curtos e finos, a pele fica menos protegida. Por isso, a exposição do animal a temperaturas muito elevadas ou muito baixas pode trazer danos, como queimaduras na pele ou hipotermia. O Pug e o Bulldog francês são exemplos de raças com esse tipo de pelagem.

Pelagem longa

O caimento do pelo costuma ser o charme desses cães. Por conta dos pelos finos e em grande quantidade, o risco de nós é alto, então a escovação deve ser prioridade no cuidado diário do animal. 

Atenção também ao tamanho dos pelos, que quando muito grandes podem prejudicar a caminhada e a visão dos animais. O Shih-tzu e o Maltês são exemplos clássicos de cães de pelo longo

Pelagem encaracolada

Apesar de não parecer, o pelo encaracolado é longo. Ele tende a cair muito pouco e aceita tipos de tosas mais ousadas. O único cuidado na hora de inovar no corte é testar a lâmina em uma parte menor do corpo para certificar-se de que o animal não tem alergia. 

gato branco de pelo longo

Pelagem dupla

Esse tipo de pelagem apresenta aparência de pelo áspero, porém macio por dentro. Essa característica é própria de animais vindos de regiões mais frias porque protege contra temperaturas extremas. O Husky siberiano citado acima é um exemplo, assim como o Pastor alemão.

Pelagem longa e curta

Pode parecer contraditório, mas é possível. Existem cães com pelos curtos na região da cabeça e longos no resto do corpo, como o belíssimo Golden Retriever. Nesse casos, é importante escovar sempre, como todo animal de pelo longo, porém ter mais leveza ao escovar a região da cabeça. 

Tipos de pelagem de gato

Nossos amigos felinos dão um show quando o assunto é coloração e desenhos na pelagem. Para deixar os pelos dos gatos sedosos, opte sempre por shampoos específicos para os felinos. Somente eles vão manter o óleo natural que protege a pele do bichano.

A escovação regular dos pelos é outro cuidado importante. Com isso, você diminui as chances de o gato ingerir pelos mortos ao se lamber e, por consequência, impede a formação de bolas de pelo no estômago. Veja a seguir alguns tipos e características específicas da pelagem dos gatos.

Escamas

Os gatinhos com essa pelagem são os pretos e alaranjados. O incrível é que as cores aparecem todas misturadas pelo corpo do animal, e uma curiosidade é que as fêmeas são as que mais apresentam esse tipo de pelagem. 

Sólida

Estes são os gatinhos de uma cor só: pretos, cinzas, amarelos, etc. Essa categoria só não se aplica aos brancos, já que, em gatos, não é considerada uma cor. Quando os gatos são brancos é porque nasceram com manchas que se perderam com o tempo. 

Tabby

Os famosos gatos tigrados ou rajados se enquadram nesse tipo de pelagem. Geralmente existe um padrão para as listras, mas não é regra. O curioso é que, se você observar bem, quase todos têm um “M” desenhado na testa.

Branco

Como foi dito, o branco na pelagem dos gatos significa ausência de melanina. Nesse caso, é sempre bom evitar que o gato branco fique muito tempo exposto ao sol, para não haver queimadura na pele. 

Golden

Gatos desse tipo apresentam pelos dourados com nuances de branco. O nariz de contorno preto e os olhos verdes ou cobre são características próprias que deixam o gato Golden ainda mais lindo!

Frajola

Sim, o nome é devido ao personagem do desenho animado! Esses gatos são pretos e brancos com o rosto manchado. De acordo com pesquisas, a pelagem interfere diretamente no comportamento dos gatos e, no caso do Frajola, o jeito brincalhão é predominante. 

E aí? Tinha ideia de que os tipos de pelagem dos cachorros e gatos poderiam variar tanto? É por isso que os tutores ficam tão encantados com a beleza dos felinos e dos cãezinhos. É muita cor e fofura!

huskiessiberianos

Na Petz, você encontra produtos como shampoos, rasqueadeiras e até rações que deixam os pelos dos pets mais sedosos e saudáveis. Não perca tempo, procure a loja mais próxima de você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog