Banho e Tosa

Entenda todos os tipos de tosa e seus benefícios para o pet

Publicado em 26 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Não há nada melhor para a saúde dos bichinhos do que uma boa tosa. Ela deixa os pets com uma aparência mais charmosa e ajuda em climas mais quentes, pois elimina o excesso de pelagem. O que nem todos os tutores têm conhecimento é que existem vários tipos de tosa.tipos de tosa cachorro

Pensando nisso, preparamos um conteúdo com algumas informações sobre quais são os tipos de tosa para diferentes raças e situações. O tutor pode combinar um estilo estético baseado no gosto pessoal com um corte que traga muitos benefícios para a saúde do bichinho. 

 

Benefícios da tosa para a saúde do pet

O principal benefício trazido pela regularidade do banho e tosa é o bem-estar do bichinho, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Um pelo tosado evita o mau cheiro causado pelo acúmulo de sujeira, principalmente em áreas como patas e orelhas.

Além disso, ajuda muito a combater doenças de pele que podem causar coceiras constantes e, eventualmente, machucados no pet. Esse cuidado deve ser cotidiano, para demonstrar ao animalzinho que você se importa com a felicidade, o conforto e a segurança dele.

Materiais especializados para a tosa

Para que o corte seja feito de forma correta e sem machucar, os profissionais utilizam materiais específicos. Um dos mais comuns é a máquina de tosa, que é feita para uso em pets, aparando e igualando o pelo. É mais indicada para pelagem média e baixa, ou cortes mais radicais, que exigem a remoção de nós difíceis. 

Outro tipo são as tosas na tesoura. Com esse material, você pode evitar que o bichinho tenha contato com o  barulho da máquina, que pode assustar. Esse corte não muda a estrutura dos fios, dando um acabamento delicado e possibilitando ao profissional que domina a técnica criar estilos diferentes. É indicado para pelos longos e médios. 

tipos de tosa caes

Tipos de tosa

Agora que você já entende como um bom cuidado com a higiene pode ajudar o bichinho e quais são os materiais necessários para isso, está na hora de conhecer tudo sobre os tipos de tosa. 

Tosa Bebê

Essa tosa tem esse nome pois remete à aparência dos filhotes, dando um ar fofo ao pet. Ela é mais indicada para cães de porte pequeno com pelagens mais longas, como o Poodle e o Lhasa Apso.

Normalmente, a tosa bebê na máquina possibilita uma pelagem bem rala, com dois ou três dedos de comprimento. Isso refresca o pet e não deixa que os pelos se enrosquem, facilitando a escovação e evitando o acúmulo de sujeiras. 

 

Tosa Higiênica

Esse é um dos tipos de tosa mais democrático, pois é indicado para todos os pets. A característica principal é limpar os pontos onde crescem mais pelos e acumulam mais sujeira, como partes íntimas e patas. Normalmente, além do banho e da tosa, é feito o corte das unhas. 

O segredo dessa tosa é a regularidade, pois é a frequência que impede doenças e ajuda a garantir que a rotina de higiene do pet esteja sempre em dia. É legal que o cuidado seja realizado pelo menos uma vez por mês.

Tosa da Raça

Se o objetivo do tutor é manter o estilo original do pet, essa é a escolha ideal. Ela consegue capturar as principais características que tornam aquela raça conhecida. Por ser um estilo bem único, tem a capacidade proteger as áreas mais sensíveis de cada raça.

Para fazer esse tipo de tosa, é necessário procurar uma profissional que tenha total entendimento das especificações de cada raça e que esteja capacitado a realizar esse corte. 

Tosa Leão

Essa tosa é muito sofisticada e elegante, e é extremamente popular em algumas raças, como o Poodle. É uma técnica onde alguns pontos do corpo ainda mantêm a pelagem de forma mais estilizada.

Essa tosa remove os pelos do corpo e do focinho, e o detalhe de charme são os que são deixados na parte do torso e da cauda, além dos “pompons” na pata. É ótima para refrescar o pet e deixá-lo super estiloso. 

Cães de pelagem dupla: um caso especial

Algumas raças possuem o que é chamado de “pelagem dupla”. Isso consiste na presença de duas camadas de pelo, uma mais aparente, com visual mais fofinho, e outra próxima à pele. 

Essa pelagem demora muito para crescer, então é necessário que a tosa seja feita de forma mais sutil, pois a ausência dos pelos faz com que o cãozinho fique bem mais exposto a temperaturas frias e quentes.

Uma técnica indicada é apenas aparar os pelos com a tesoura e realizar a higiênica no coxim e região do anus, e sempre preservar a região da barriga, e jamais aparar os pelos do saco escrotal, se tratando dos machos.

Sempre leve o pet a profissionais capacitados para a tosa!

A tosa é um processo delicado e que deve ser feito apenas por quem conhece bem o jeito certo para não machucar e nem assustar o bichinho. É importante que o tutor sempre leve o pet a profissionais experientes.

Uma pessoa especializada vai conseguir explicar quais os tipos de tosa e a mais indicada para o pet, com conhecimento profundo sobre as raças e suas áreas sensíveis na hora do corte. 

tipos de tosa

Sabendo tudo sobre a tosa, você mal pode esperar para dar um novo estilo para o pelo do bichinho, certo? Na Petz, o tutor encontra os melhores produtos para cuidado dos companheiros, além de uma equipe de tosa profissional para ajudar a encontrar o corte perfeito. Aproveite e confira tudo no nosso pet shop online ou em uma loja física próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog