Tosa de cachorro: 6 perguntas e respostas sobre o assunto

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 5, 2020

Banho e Tosa
Tosa de cachorro: 6 perguntas e respostas sobre o assunto
Tempo de leitura: 3 minutos

A tosa de cachorro é um cuidado muito importante para cães de pelo longo. Além de dar deixar o pet bonitinho, dependendo da raça, também ajuda a aliviar o calor nos dias de temperatura elevada.

No entanto, tutores de cães de pelo curto também devem se atentar a esse cuidado!

cao-maquininha

Também conhecida como tosa higiênica, o cuidado com os pelos contribui para a limpeza e diminui o risco de doenças. A seguir, respondemos a algumas das principais dúvidas sobre o banho e a tosa de cachorro:

1. Qual é a importância da tosa de cachorro?

Assim como ocorre com os nossos cabelos, os pelos dos cachorros também crescem e envelhecem. Para cães de pelo longo, fazer tosas regulares, mesmo com o corte apenas das pontas, ajuda a manter a pelagem bonita e viçosa.

Também para os cães peludos, recorrer à tosa no verão pode ser muito útil para ajudar a refrescá-los. Lembrando que, como veremos em breve, não são todas as raças que podem ser tosadas.

Já a tosa higiênica é recomendada para todos os cachorros e ajuda a manter o pet mais limpinho, diminuindo o risco de doenças.

2. Quais são os principais tipos de tosa?

Existem diversos tipos de tosa. As nomenclaturas variam de acordo com as tendências e os estabelecimentos que fazem a tosa. Mas, de maneira geral, as tosas podem ser classificadas de acordo com o instrumento utilizado para realizá-las.

Nesse sentido, há duas formas de tosar cachorro: na máquina e na tesoura.

cao-tesoura

O primeiro tipo é mais barato e muito usado nas tosas bebê e higiênica. Já o segundo, também conhecido como trimming, é recomendado para as tosas de raça. Outra indicação de uso da tesoura para tosar cachorro é quando o pet fica assustado com o barulho da maquininha.

3. Todos os cachorros precisam ser tosados?

No caso da tosa higiênica, sim, ela é recomendada para todos os cachorros. No entanto, é imprescindível para cães de pelo longo, como maltês, shih-tzu, lhasa apso, golden retriever, etc. Já a tosa tradicional dos pelos como um todo não é indicada para todos os cachorros.

Algumas raças possuem pelagem dupla, que ajuda a manter a temperatura corporal do pet estável. Para elas, é recomendado fazer a tosa nas pontas e com a tesoura para cortar pelo de cachorro apropriada (trimming). Entre as raças que não podem ser tosadas na máquina estão samoieda, husky siberiano e chow-chow.

4. Qual é a frequência ideal para as tosas?

De maneira geral, recomenda-se fazer a tosa em cachorro higiênica ao menos uma vez por mês. Já a frequência das tosas do restante dos pelos varia de acordo com as características de cada pet e com seu estilo de vida.

Quanto maior é o pelo do cachorro, menor deve ser o intervalo entre uma tosa e outra. Vale lembrar que cães de pelo longo devem ser escovados ao menos duas vezes por semana para evitar a formação de nós.

5. Quais são os cuidados ao escolher um local para banho e tosa?

Embora pareça um procedimento relativamente simples, o banho e o corte de pelo de cachorro podem ser muito estressantes, além de oferecerem também alguns riscos.

Portanto, na hora de escolher um local, verifique se durante o banho os cães são colocados sobre superfície antiderrapante — isso evita sobrecarga das articulações.

Certifique-se de que os profissionais protegem a orelha do cachorro com algodão especial que repele a água. Além disso, veja se as toalhas usadas na secagem vêm embaladas e lavadas antes de cada uso, isso evita a contaminação por doenças transmissíveis.

cao-peludo

Por fim, você sabia que todos esses cuidados são tomados nos centros de estética da Petz? Verifique a disponibilidade do serviço na unidade mais próxima. Depois, é só agendar um horário para o banho e tosa do seu amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *