Banho e Tosa

Tosa higiênica: descubra o que é e para o que serve

Publicado em 17 de abril de 2020

Tempo de leitura: 3min

Se você possui um animalzinho em casa, com certeza já ouviu falar da tosa higiênica, um serviço muito comum em pet shops. Ela contribui mantendo a higiene e a saúde do animal em dia, sendo realizada nas regiões da barriga, perianal e anal, e almofadas plantares.

yorkshire tosado

Caso a raça necessite ou o tutor solicite,  o banho e tosa higiênica pode envolver também limpeza e depilação de ouvidos, corte e lixamento das unhas do animalzinho, limpeza dos olhos e alguns outros cuidados.

Qual a importância desse processo?

A tosa higiênica se torna necessária de acordo com a raça do cão, por exemplo, a tosa higiênica em yorkshire. Esse tipo de procedimento não é um luxo, como muitos pensam, mas sim um cuidado indispensável para cortar o excesso de pelo dessa raça.

Cada região tosada possui uma necessidade de depilação óbvia, como a tosa das partes inferiores das patas, onde a remoção do pelo acontece para evitar que o cão ou gato escorregue na própria pelagem. Além disso, também pode ser feita uma tosa estética juntamente da tosa necessária.

Esse é o caso da famosa tosa higiênica de poodle, onde ocorre a remoção do excesso de pelos e um corte desenhado na pelagem do animal. Sendo assim, nenhum pet deve ficar de fora da tosa, pois mesmo alguns animaizinhos de pelo curto acabam se beneficiando desses cuidados.

Curiosamente, apesar das diversas opções dentro do pacote de tosa, nem todos os bichinhos requisitam o conjunto completo de cuidados. Alguns tutores acreditam que a remoção de muitos pelos pode causar problemas, deixando a pele do pet desprotegida.

Outros tipos de tosa

A tosa higiênica não é o único tipo de tosa que existe. Conheça agora outros tipos de tosa, comumente feitos em casa pelos tutores dos animaizinhos. São quatro tipos diferentes.

Tosa Bebê

Para você, que não tem muito tempo para escovar o pelo longo do seu filho de quatro patas, a tosa bebê é indicada. Ela deixará seu peludinho com os pelos mais baixos, aproximadamente dois dedos de comprimento, facilitando os cuidados e evitando que os pelos se embolem.

poodle preto tosado

Tosa com Máquina

É uma das tosasa caseiras preferidas dos tutores, deixando a pelagem do seu melhor amigo de quatro patas bem aparada e muito elegante. Sendo assim, evita também o problema dos pelos embaraçados.

Tosa com Tesoura

Esse tipo de tosa é indicado para cães que possuem alguma alergia à máquina ou à lâmina de tosagem, ou que se estressam facilmente com o barulho. Por ser mais demorada e exigir técnicas mais elaboradas, acaba não sendo o método preferido dos tutores.

Tosa higiênica em gatos

Embora a tosa higiênica seja mais comum para cachorros, os gatinhos também podem receber esses cuidados. Ela ajuda a deixar o felino mais limpinho e feliz. Gatos normalmente possuem o pelo mais longo, o que acaba acumulando sujeiras e fios soltos, além de embaraçar o pelo.

A tosa higiênica para gatos pode ser feita tanto com tesoura quanto com máquina, mas deve ser feita com atenção. Gatos tendem a se estressar mais durante esse processo. Por isso, é recomendado que a tosa seja feita por um especialista.

lulu da pomerania deitado

E para saber mais sobre tosa higiênica, cuidados de cães e gatos, dicas e curiosidades sobre outras espécies de animais, confira outros conteúdos do blog da Petz. Fique por dentro de todo o mundo dos bichinhos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog