Banho e Tosa

Tosa Trimming: saiba mais sobre esse corte!

Os tutores estão sempre preocupados em deixar a pelagem dos cãezinhos superestilosa, não é verdade? Afinal, quanto mais peludo o pet, mais opções de penteados. Sendo assim, vários tipos de técnicas foram criadas para aparar os pelos dos cachorros. Uma delas é a tosa Trimming

Porém, fique sabendo que tosar cachorro não é uma prática simplesmente estética. Trata-se de um hábito higiênico que ajuda a manter o pet livre de doenças. Portanto, além de falar sobre a tosa Trimming neste texto, vamos explicar a importância de cortar os pelos dos cães periodicamente. Então siga com a gente!

O que é a tosa Trimming?

Em inglês, “trimming” significa “tosar” ou “aparar”. Entretanto, aqui no Brasil, o termo deu origem a um corte específico. Sendo assim, para nós, a tosa Trimming diz respeito à técnica de aparar a pelagem do pet com a tesoura. 

Com esse estilo de tosa de cachorro, a pelagem do animal fica harmônica e padronizada. Além disso, a estrutura dos pelos não é danificada. Esse corte é muito comum em cachorros de pelo médio e longo, feito com frequência em cães da raça Golden Retriever. 

Outro benefício trazido pelo corte com tesoura é o fato de ele ser silencioso. Alguns pets ficam assustados com o barulho de máquinas na hora da tosa. Para resolver isso, a tosa Trimming pode ser uma boa saída. 

Vale ressaltar que para cada raça existe um estilo próprio de trimming. Afinal, essa técnica envolve um trabalho cuidadoso para destacar as características físicas dos pets. Por isso, se estiver pensando em aplicar esse corte no peludo, certifique-se de encontrar um profissional qualificado para a missão. 

Por que devo aparar os pelos do meu pet?

Agora que você já sabe o que é trimming, chegou a hora de explicar a importância de tosar o seu peludo. Além do propósito estético, aparar os pelos dos cães ajuda a deixar a higiene do bichinho em dia, evitando problemas de saúde. 

A tosa higiênica também auxilia na remoção da pelagem envelhecida do cachorro. Dessa forma, o surgimento de dermatites e outras enfermidades é evitado. Assim, seu amigo fica limpo e elegante, mas também se mantém saudável. 

Cães com muito pelos também se beneficiam bastante da tosa. Isso porque, em dias quentes, o acúmulo de pelos pode ser um estorvo. Com a pelagem bem aparada e sem nós, seu pet poderá aproveitar o melhor que o verão tem a oferecer. 

De quanto em quanto tempo preciso tosar meu cachorro?

Como já explicamos, existem vários tipos de tosa em cachorro. Cada raça tem suas particularidades que exigem cuidados específicos. Sendo assim, a periodicidade da tosa também pode variar bastante de acordo com o estilo do corte e a pelagem do animal. 

Entretanto, no geral, é recomendado realizar a tosa higiênica ao menos uma vez por mês. Tanto cachorros de pelo longo quanto cachorros de pelo curto devem ser submetidos a esse procedimento. Entretanto, o ideal é que animais com pelagem longa e espessa tenham seus pelos aparados entre intervalos menores. 

Qual a melhor forma de tosar meu pet?

Mas, afinal, como tosar cachorro? Aparentemente, aparar os pelos do bichinho não é tarefa muito complicada. Por isso, muitos tutores podem acabar decidindo realizar esse procedimento em casa com as ferramentas que têm disponíveis. 

Entretanto, saiba que esse não é o caminho mais indicado. Alguém que não tem experiência no assunto pode acabar fazendo a tosa de maneira errada, prejudicando o crescimento dos pelos ou até machucando o animal. 

Por isso, o indicado é procurar um profissional qualificado. Além de poder indicar qual o tipo de tosa ideal para as características do pet, ele poderá aparar os pelos com as ferramentas adequadas. Isso tudo, é claro, sem oferecer riscos ao animal. Então, para tosar seu bichinho, leve-o a um pet shop de confiança. 

Prontinho! Agora você já sabe tudo sobre a Tosa Trimming e a importância de aparar os pelos do seu amigo de quatro patas. Se gostou desse texto, não deixe de dar uma olhadinha nos outros conteúdos que estão aqui, no blog da Petz. Temos muitas dicas bacanas para os cuidados com seu bichinho de estimação.

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

18 horas ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

18 horas ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

18 horas ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

18 horas ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

18 horas ago

Como plantar alface americana

A alface americana é uma das hortaliças mais populares do mundo, apreciada por suas folhas…

18 horas ago