Unhas de cachorro: os principais cuidados necessários

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 12, 2017

Banho e Tosa
Unhas de cachorro: os principais cuidados necessários
Tempo de leitura: 3 minutos

Manter as unhas do seu cachorro bem cuidadas é muito mais do que uma questão estética. Lixar e cortar unhas de cachorro é, principalmente, uma questão de saúde e bem-estar do seu pet, uma vez que unhas de cães muito compridas ou mal lixadas podem gerar muita dor e desconforto.

Quando o assunto é higiene e cuidados com os pets, é comum que se pense, por exemplo, em limpar as orelhas ou tosar os pelos, mas a verdade é que o cuidado com as patas e as unhas de cachorro é benéfico tanto a ele quanto a você e o seu lar.

Tutora cortando as unha de cachorro

 

Unhas muito longas, além de causarem muito incômodo ao cão, também podem riscar o seu piso e a sua mobília, enquanto unhas caninas não lixadas também podem enroscar nos estofados, rasgando-os e causando ainda mais dor ao bichinho.

 

Quando cortar unhas de cachorro?

Existem alguns sinais bastante evidentes de que as patinhas de seu cachorro precisam de cuidados, e prestar atenção com seus olhos e ouvidos podem ajudar a perceber a hora certa.

Se você começar a escutar um barulho de clique constante enquanto seu pet caminha, é interessante se aproximar e perceber se as unhas dele não estão raspando no chão. Se elas estiverem, é hora de observar se estão muito longas ou parecendo frágeis, que são dois indicativos importantes de que é hora de cortar as unhas do cachorro.

 

Além disso, caso seu cão esteja lambendo muito a pata ou, até mesmo, mancando, também é interessante observar se as unhas não são a fonte do desconforto.

Mão humana cortando as unhas de cão

 

Como cortar unha de cachorro – Dicas e passo-a-passo

A primeira coisa a ser feita depois de decidir cortar as unhas do seu pet em casa é adquirir um bom cortador de unhas de cachorro, que possui o tamanho e a anatomia específicos para uma boa “patacure canina”. Esteja também munido de uma lixa de unhas e um kit de primeiros socorros, caso aconteça de cortar, acidentalmente, o pequeno vaso sanguíneo que passa pela unha do cachorro – o que causa bastante sangramento e dor.

Procure cortar unhas de cachorro em um ângulo de 45 graus em relação à pata, evitando que você acerte o vaso e machuque o bichinho. Acompanhe o formato da unha.

Corte pedaços muito pequenos das unhas e pare assim que visualizar um pequeno ponto preto no centro da unha, que aparecerá seja a unha do seu cachorro preta ou rosada, e indicará que você está próximo ao vaso sanguíneo. Lembre-se de cortar, também, as unhas do “dedão” do cachorro, que não raspam no chão, mas cujo cuidado é igualmente importante.

Para garantir que a experiência não seja estressante e que seu pet não te impeça de cortar as unhas dele, faça com que ele se sinta confortável, sentando-se no chão com ele e brincando gentilmente com as suas patas antes de tentar começar o corte de unhas.

Close em pata e unhas de cachorro

 

Você pode, inclusive, acostuma-lo com este tipo de manuseio brincando e mexendo carinhosamente nas patas diariamente. Uma vez que você o sinta tranquilo, faça o corte das unhas e, ao final do trabalho, recompense o seu cão com um petisco, brinquedo ou carinho, trazendo a ele a sensação de que cortar as unhas é uma atividade positiva.

Caso você perceba seu pet inquieto ou estressado, interrompa o processo e tente novamente mais tarde. Em casos de filhotes, especialmente, é recomendado que se corte as unhas de uma pata por dia, acostumando-o gradualmente ao processo.

Quer garantir o melhor cuidado possível com as patas do seu cãozinho? Procure a unidade Petz mais próxima de você e agende um horário no Petz Estética!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *