Bem-Estar

Bem-estar animal: conheça 6 produtos para melhorar a vida do seu pet

Entrar em uma pet shop hoje em dia é uma experiência bem diferente do que era anos atrás. Cada vez mais os fabricantes se empenham para trazer novidades que despertem o interesse de tutores e, principalmente, dos pets.

Mas não se trata apenas de uma estratégia de venda. Graças aos estudos recentes que buscam desvendar as necessidades físicas e psicológicas dos pets, muitos dentre os novos produtos proporcionam, sim, o bem-estar animal.

Quer conhecer um pouco mais sobre esses objetos e descobrir tudo sobre o bem-estar animal? Confira com a gente seis produtos que estão revolucionando o mundo pet.

1. Suporte para comedouro e bebedouro

Considerando que cachorros não veem problema algum em comer alimentos caídos no chão, pode parecer frescura querer deixar a água e a ração deles em altura elevada.

Mas, neste caso, a higiene não é a única preocupação. De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, o suporte melhora a postura e facilita a digestão dos alimentos.

“Ele é indicado para cães com refluxo, que vomitam após as refeições ou que engasgam e também para cães com problemas de articulações, dando alívio na hora da alimentação, já que não precisam se abaixar tanto”, conclui o especialista.

A altura ideal do suporte deve estar de acordo com a distância entre as patas dianteiras e o tórax do cachorro. Assim, ele entra na classe de produtos para bem-estar de cães.

2. Tapete gelado contribui para o bem-estar animal

Cães também sofrem com o excesso de calor. Além de estresse e cansaço, as altas temperaturas também podem levar o pet a um quadro de hipertermia. Isso, por sua vez, pode levar a vômitos, falta de ar, tontura e até mesmo convulsões.

Por isso, usar acessórios para cachorro como o tapete gelado é uma ótima alternativa para manter o bem-estar animal do seu melhor amigo.

Ao resfriar a barriga do pet, os tapetes ajudam a manter uma temperatura corporal mais agradável. Para isso, os tapetes de nylon são feitos com espuma de conforto e gel atóxico.

“O gel interno é ativado com o peso do cachorro, podendo chegar a uma temperatura desejável de refrescância”, explica o Dr. Teófilo.

Para o tutor, o tapete gelado ainda tem como vantagem o fato de ser muito econômico: não é preciso colocá-lo na geladeira, ele não usa eletricidade e não tem bateria.

3. Bem-estar animal: bebedouro do tipo fonte

Limpar o bebedouro todos os dias para remover a camada de bactérias, formada pelo acúmulo de saliva, é fundamental. Ainda assim, alguns pets têm dificuldade em beber água parada, como acontece com grande parte dos bichanos.

Se isso for verdade para o seu amigo, bebedouros do tipo fonte podem ser a solução para mantê-lo hidratado. “O movimento da água é atraente aos olhos do gato”, diz o veterinário.

Lembre-se de que estimular o consumo de água é muito importante para evitar doenças renais, principalmente para os bichanos.

4. Comedouro lento e funcional

Entre seres humanos, a velocidade com que ingerimos a comida muitas vezes é vista como uma questão de educação. Assim como acontece conosco, engolir os alimentos sem mastigá-los pode causar muitos problemas gastrointestinais no pet.

Entre eles, podemos citar: gastrite, torção gástrica, regurgitação, dificuldade de digestão, menor absorção de nutrientes, além de probabilidade aumentada de engasgos.

Pensando nisso, os comedouros lentos desenvolvidos para cães e gatos contribuem para que eles comam até cinco vezes mais devagar.

5. Comedouro automático

Visando a praticidade, as rações comerciais são muito resistentes. No entanto, quando os tutores passam a maior parte do dia fora, é grande o risco de o comedouro ser atacado por insetos, além de ficar exposto a sujeiras.

Com os comedouros automáticos, é possível programá-los para que liberem o alimento na quantidade adequada e em horários específicos. Assim, você mantém o alimento sempre fresquinho e estabelece uma rotina de alimentação.

A rotina de alimentação, pode ser tudo para o seu cachorro ter uma qualidade de vida melhor. Afinal, ela contribui para a diminuição da ansiedade e, também evita problemas como o “pulo” de refeições, melhorando muito o bem-estar animal.

6. Escadas ou rampas para subir e descer de móveis

De tão fofinhas, as escadas para cachorros lembram objetos de decoração. Na verdade, elas são artefatos essenciais para a saúde animal dos pets de pequeno porte.

Nesse sentido, o Dr. Samuel Teófilo explica que a subida e descida brusca e contínua de móveis muito altos pode sobrecarregar a coluna e as articulações. Sem contar o risco de fraturas ou lesões.

Voltadas para a acessibilidade, as escadas também são indicadas para pets com problemas de locomoção. Como aqueles que apresentam obesidade, luxações de ligamento, artrite, etc.

Para conferir mais produtos exclusivos da Petz, assista vídeo da Petz TV no qual a nossa equipe tenta adivinhar o item de olhos fechados:

Nas lojas da Petz, você encontra uma ampla oferta de produtos de qualidade desenvolvidos especificamente para melhorar o bem-estar animal. Entre, agora mesmo, na página da nossa loja ou visite a unidade mais próxima de você!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Como socializar cachorros? Confira dicas e informações

Você quer adotar outro pet, mas não sabe como socializar cachorros? Algumas vezes, os cães…

1 dia ago

Como preparar o pet para receber visitas em casa?

Por Alexandre Rossi - Dr Pet  As festas de fim de ano deixam a casa…

2 dias ago

Como fazer um terrário​: guia completo sobre o assunto

Um terrário é um ecossistema compacto que pode ser criado em casa. É ideal para…

3 dias ago

Qual o melhor hidratante para patas de cachorro: cuidando do bem-estar do seu cão

Qual o melhor hidratante para patas de cachorro? Essa é uma pergunta frequente. As patas…

4 dias ago

Gato castrado foge de casa? Entenda o comportamento dos pets

A castração é um dos procedimentos recomendados por veterinários para felinos que costumam fugir. Geralmente,…

5 dias ago

O que é cinomose? Conheça essa doença grave que atinge os cães

Na hora de cuidar dos pets, os tutores devem estar atentos a diversos sinais de…

5 dias ago