Acessórios para cachorro: você sabe como cuidar deles?

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 5, 2020

Bem-Estar
Acessórios para cachorro: você sabe como cuidar deles?
Tempo de leitura: 4 minutos

Imprescindíveis e com diferentes funções, os acessórios para cachorro são feitos para garantir mais segurança e bem-estar ao pet. Afinal, possuem atributos como proporção, funcionalidade e materiais de fabricação adequados ao uso dos cães.

cachorro-deitado-caminha

Mas atenção! Para continuarem seguros, é preciso que estejam sempre limpos e em boas condições. Do contrário, podem contribuir para o surgimento de doenças e outros problemas.

Pensando nisso, montamos uma lista com os principais acessórios para cachorro e os cuidados de manutenção e de higiene que você deve ter com eles. Confira!

Para aquele cochilo: caminha!

Pode ser de diferentes tipos e formatos, de acordo com a preferência do animal. Agora, uma dica especial para pets que gostam de cavar: vale a pena contar com uma capa de tecido resistente e, de preferência, removível para ser mais fácil de lavar.

As lavagens são recomendadas uma vez por semana ou sempre que a caminha para cachorro ficar suja por algum motivo.

Já as trocas são indicadas sempre que o tamanho não estiver mais de acordo com o porte do peludo ou quando a cama estiver avariada — rasgada, com espuma menos resistente, entre outros problemas.

Acessórios para cachorros ficarem quentinhos: cobertores

Prefira uma opção fabricada especialmente para a caminha de cachorro, que possui tamanho proporcional e garante aquecimento na medida. De acordo com a Dra. Juliana Bondino, médica-veterinária da Petz, o ideal é lavá-los ao menos uma vez por semana.

Isso evita o acúmulo excessivo de sujeira, poeira e de ácaros, diminuindo o risco de alergias. Troque os cobertores sempre que eles estiverem rasgados ou quando já tiverem perdido suas características originais, como maciez e espessura.

Comedouro e bebedouro para cães

Pela facilidade de limpeza, os mais indicados são os de aço inoxidável, cerâmica ou plástico especial de alta resistência.

Alguns modelos de comedouro ainda têm outras funcionalidades, como design anatômico. Isso facilita a comilança, já que não haverá obstáculos, proporcionando, assim, uma alimentação mais lenta e interativa.

Para a segurança dos cachorros, tanto comedouro quanto bebedouro devem ser lavados diariamente, de preferência após cada refeição. O objetivo é evitar a formação do biofilme, camada de saliva com bactérias que pode contribuir para o surgimento de doenças.

Em geral, eles duram bastante e não precisam ser trocados muitas vezes. A exceção apenas em caso de avaria ou quando estão desproporcionais para o tamanho do pet.

Acessórios para cachorros de passeio: coleira e guia

Existem diversos tipos de coleira para cachorro. Seja como for, é imprescindível que tenha o tamanho adequado para não apertar, tampouco permitir a fuga do pet.

Também para evitar fugas, deve ser inutilizada e trocada sempre que estiver gasta e com risco de ruptura. Sobretudo no caso da coleira do tipo colete, é importante lavá-la a cada 15 dias ou antes — quando perceber que ela está muito suja.

cachorro-bolinha

Caixa de transporte para cachorro

Disponível em diferentes tipos, a caixa de transporte para cachorro costuma ser feita de material muito resistente e durável.

Em geral, a troca só precisa ser feita quando o pet cresce e já não consegue mais dar uma volta completa e ficar em pé dentro da caixa ou quando apresenta risco de quebra.

A limpeza sempre deve ser feita antes e depois de cada uso.

Para uma pelagem mais bonita: escova de pentear!

O modelo mais indicado para desembolar nós é a rasqueadeira. A peça pode ser usada inclusive em cães de pelo curto, para a remoção de poeira e de pelos mortos. 

Para evitar problemas de pele, a Dra. Juliana recomenda limpá-la antes e depois de cada uso. As trocas podem ser feitas sempre que a escova perder suas características originais, apresentando perda, entortamento ou frouxidão das cerdas, por exemplo.

Escova de dentes para cães

Juntamente à pasta de dente canina, a escova de dente para cachorro é essencial para evitar a formação de tártaro e manter a saúde bucal.

Para garantir sua eficácia, ela deve ser trocada uma vez por mês. Já para a higienização, a Dra. Juliana orienta borrifar clorexidina 0,12%.

Brinquedos para entreter o seu cãozinho

A frequência de troca e de limpeza vai depender do uso feito pelo cachorro. 

Dependendo do material, o brinquedo de cachorro pode ser lavado diariamente ou sempre que estiver sujo. As trocas são indicadas em caso de avarias ou quando um brinquedo se torna muito pequeno para o pet. Afinal, o animal pode acabar engolindo partes do item.

Roupinhas para o seu melhor amigo

Toda roupa para cachorro deve estar sempre no tamanho adequado. Em geral, com sobra de um dedo, para não incomodar ou limitar a movimentação do pet. 

Nesse sentido, precisa ser trocada apenas quando estiver rasgada ou de tamanho inadequado. Como muitos pets não usam roupinha para cachorro todo dia, a lavagem é de acordo com a necessidade, sempre com sabão neutro para não irritar a pele do animal.

cachorro-coleira-roupinha

Está precisando renovar alguns acessórios para cachorro? Aproveite e confira o Pet Shop on-line da Petz. No site, você encontra todos os produtos que precisa para assegurar o bem-estar do seu bichinho!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *