Bem-Estar

Conheça os segredos da adaptação dos animais

Publicado em 08 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Muito mais que oferecer amor, carinho, lar e amigos, o tutor deve ter paciência com a adaptação dos animais a um novo lar ou à chegada de um novo membro na família.

cachorro no carro

Mudanças podem ser bem-vindas, mas demandam planejamento, principalmente para a adaptação dos animais. Eles são apegados à rotina, então mudá-la pode ser a causa de muito estresse e ansiedade.

É preciso entender que cada animalzinho tem um jeito único de lidar com as mudanças. Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar nesse momento tão delicado para o pet.

Como adaptar o pet à mudança de lar

A mudança para um novo lar pode ser cansativa e caótica até que tudo fique no devido lugar. Então, se for possível, só leve o pet para a casa nova quando tudo estiver arrumado. Animais adaptados ao ambiente são mais felizes, e isso é tudo que um tutor quer!

Se o animal já estiver acostumado a ir para creches e hotéis ou ficar com um parente de vez em quando, o processo de adaptação será mais fácil, e ele vai sentir menos a mudança de ambiente.

Proteções para o novo lar

As mudanças são significativas quando o espaço fica maior ou menor, pois isso pode confundir o bichinho. Então, para evitar futuros contratempos, separamos algumas sugestões de cuidados para casas e apartamentos que podem ajudar na adaptação de gato e cachorro ao novo ambiente.

Cuidados em apartamentos

Quem vai mudar de uma casa para um apartamento com o bichinho deve ficar atento às janelas. Instalar telas é o jeito mais fácil e seguro de evitar acidentes que o pet não estava sujeito a ter antes.

Criar atividades recreativas para familiarizá-lo com um espaço útil menor é outro jeito de ajudar na mudança. Coloque nichos que deixem o gato em níveis mais altos para ele entender o novo lar. Já os cachorros devem ter os brinquedos preferidos à vista, remetendo à rotina anterior.

Cuidados em casas

Tente sempre verificar todas as entradas e saídas da casa para evitar fugas. Elas são extremamente comuns em situações de mudanças, então todo cuidado é pouco! Nesse caso, também é importante colocar uma coleira de identificação no animalzinho, pois isso ajuda na localização.

Caso você adquira um imóvel com quintal espaçoso, evite deixar o pet lá por muito tempo. Isso atrapalha a adaptação dos animais e causa uma sensação de abandono neles.

Experimente levar o bichinho para brincar nesse espaço por algumas horas, mas sempre acompanhado, com brinquedos e cama por perto, até ele se sentir confortável o bastante para ficar sozinho.

gato na cesta

A importância dos cheiros em uma mudança

Os animaizinhos associam ambientes e pessoas aos cheiros. O odor familiar do tutor presente na nova casa faz o bichinho se sentir seguro e acolhido. Uma alternativa que funciona bem durante a adaptação é utilizar feromônios sintéticos caninos e felinos.

A importância dos cheiros também se estende para os objetos dos pets. Aquele brinquedinho que eles amam dormir perto ou um cobertor preferido com o odor deles dão a sensação de familiaridade. Portanto, nada de lavar os objetos durante o processo de adaptação dos animais!

Adaptação do pet a um novo ente na família

A chegada de um novo animal ou bebê na família é um momento de grande expectativa para todos, inclusive para o pet, que sente toda essa emoção, mas sem entender muito bem o que está acontecendo.

É sabido que os animais sentem a ansiedade dos humanos e respondem a ela. No geral, eles também ficam ansiosos. Para ajudar o peludo, tente mostrar para ele que está tudo bem.

Introdução de um bebê à família

Antes do bebê nascer, deixe o pet se envolver com as coisas dele. Você pode deixar algo que ele gosta muito no quartinho do bebê. Tanto a adaptação de cachorro quanto de gato ao bebê deve ser recheada de carinhos e petiscos.

Depois do nascimento, envolva o animal em todas as atividades possíveis junto do bebê. Deixe alguns panos com o cheiro dele nas caminhas e nos brinquedos favoritos dos pets. Lembre-se: animais que se adaptam mais facilmente se estressam menos.

Introdução de um novo animal à família

Se for possível, traga brinquedos e cobertores com o cheiro do novo animal para casa. Assim, seus pets já sentirão esse odor e vão se familiarizar com ele. Nesse momento, é importante usar os feromônios que falamos acima. Eles acalmam os pets.

Quando chegar o dia da introdução do novo pet ao ambiente, escolha um lugar neutro para apresentá-lo ao seu peludo, como um parque, no caso de cães. Já no caso dos gatos, o trabalho é um pouco maior.

O gato novo deve ficar em um cômodo separado com tudo que é seu até que a adaptação seja completa. Coloque o alimento preferido do já residente do lado de fora desse cômodo, com a porta fechada. No cômodo, coloque o novo pet, também com um petisco.

Enquanto ambos se servem do alimento, vão sentir o cheiro um do outro e associar a algo bom. Passados alguns dias, com o novo pet relaxado, e o antigo mais curioso, é possível soltar o mais novo e ver como eles se saem. De início, é comum se estranharem, mas vão dormir juntos depois!

dois gatos no sofá

Gostou das nossas dicas de adaptação dos animais? Então, que tal fazer uma grande surpresa para seu pet com petiscos preferidos e brinquedos novos? Na Petz, você sempre encontra os produtos que precisa. Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Conheça os segredos da adaptação dos animais"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog