Qual a quantidade indicada de água para cachorro? Veja a resposta e refresque seu pet!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 6, 2020

Bem-Estar
Qual a quantidade indicada de água para cachorro? Veja a resposta e refresque seu pet!
Tempo de leitura: 4 minutos

Essencial para o bem-estar, a água para cachorro ajuda a manter o bom funcionamento do organismo canino. Sua baixa ingestão pode levar a problemas renais e digestivos, por isso, é importante saber quanto de água o pet deve beber por dia e como garantir esse consumo. A seguir, confira as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o tema.

cachorro bebendo água na garraga

Quantas vezes por dia o cachorro deve beber água?

Não existe uma maneira de controlar ou prever quantas vezes por dia um cachorro vai beber água. Em geral, cães costumam beber água ao acordar, após as refeições, depois de atividades físicas e quando estão com calor. Seja como for, o ideal é que o tutor deixe água disponível o dia todo, sempre limpa e fresquinha, para estimular o consumo e evitar contaminações.

Qual é a quantidade de água que um cachorro deve ingerir diariamente?

Conforme explica a Dra. Mayara de Souza, médica-veterinária da Petz, a quantidade varia de um pet para outro. Em cães saudáveis, o fator que mais influencia na quantidade de água recomendada é o peso: “Um cão de 10 kg deve ingerir cerca de 480 ml de água por dia”, exemplifica.

Outros fatores que influenciam na quantidade de água a ser ingerida diariamente são: idade, frequência de atividades físicas, tipo de alimento consumido pelo pet e uso de medicamentos. Um sinal de que há algo errado, por exemplo, está ligado diretamente a isso. Se seu cachorro idoso bebe muita água, leve-o ao veterinário.

Alguns remédios, como os anti-inflamatórios, afetam a função renal, exigindo um maior consumo de água. Da mesma maneira, um cachorro bebe muita água quando se alimenta de ração seca, consumindo mais do que um que come ração úmida ou comida caseira, por exemplo.

Para quem quer oferecer sucos, a orientação é servir o líquido em pequena quantidade e apenas de frutas específicas. Confira no link os detalhes sobre o que pode e o que não pode quando se trata de colocar o suco à disposição do seu amigo de quatro patas.

Qual é a melhor água para cachorro: mineral, filtrada ou da torneira?

Para a Dra. Mayara, o melhor é evitar dar água da torneira para o cachorro. “Isso impede contaminações, ingestão de cloro e de outros minerais utilizados no tratamento da água encanada”, alerta. Em vez disso, prefira oferecer água mineral ou filtrada. Além do melhor custo-benefício, ela ainda tem a vantagem de ser mais pura.

Com que frequência devo trocar a água para cachorro?

Tão importante quanto a qualidade da água é manter o bebedouro livre de contaminações. Para isso, a veterinária recomenda trocar a água pelo menos duas vezes ao dia. 

cachorro brincando com mangueira

Ao fazer isso, aproveite para lavar o bebedouro com detergente ao menos uma vez por dia. A falta de limpeza do recipiente com água favorece o surgimento do biofilme, uma película de saliva e bactérias que pode ser prejudicial para a saúde do pet. 

Ao sair de casa com o cachorro, procure levar uma garrafa de água portátil exclusiva para ele. Evite o uso de bebedouros comunitários para cachorros, pois eles favorecem contaminações.

Qual é o melhor lugar da casa para deixar o bebedouro?

Para quem é tutor de cachorro, uma dica é deixar mais de um bebedouro disponível em casa. Na hora de escolher o local onde colocá-los, prefira ambientes limpos, tranquilos, convidativos e ao abrigo do sol. Assim, você garante água fresca por mais tempo.

Ao contrário do que muitos pensam, a Dra. Mayara diz que não é recomendado deixar comedouro e bebedouro tão próximos um do outro. “Manter alguma distância é melhor para não haver contaminação”, orienta. 

Como estimular o cachorro a beber água?

Se o cachorro não quer beber água ou costuma beber pouco em relação ao habitual, pode ser sintoma de uma série de doenças, incluindo gastrites, problemas renais, entre outros. Ao perceber que seu filho de quatro patas não apresenta sede, procure o quanto antes um veterinário para um check-up.

Outros motivos que levam cães a não ingerir água em quantidade suficiente são: qualidade da água, altura do bebedouro, material do recipiente e local inadequado. Antes mesmo de levar o seu amigo para uma consulta, fique atento a esses elementos!

No caso dos filhotes, a dúvida sobre com quantos dias o cachorro pode tomar água é simples. Assim que ele parar de se alimentar do leite materno, o pequeno está pronto para comer ração e, consequentemente, beber água. Lembrando que o líquido deve ficar em lugar de fácil acesso.

Quais são os riscos da desidratação para a saúde do pet?

Hidratação é coisa séria! “A desidratação pode ocasionar uma série de consequências graves ao cão, como perda de eletrólitos, que são muito importantes para a regulação do organismo”, explica a Dra. Mayara de Souza. “Um cão desidratado sem o tratamento adequado pode desenvolver insuficiência renal e também de outros órgãos”, conclui.

cachorro bebendo água no bebedouro

Atualmente, existem no mercado diversas opções de bebedouro que mantêm a água para cachorro mais limpa e fresquinha. Confira as opções na loja on-line da Petz ou visite a unidade mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *