Aquário para Betta: saiba como construir um espaço confortável

Postado por PETZ, em 03/01/2021

Aquário
Aquário para Betta: saiba como construir um espaço confortável

Pensar em um aquário para betta é fundamental para quem deseja ter esse pet aquático em casa. Afinal, ele será o lar do seu companheiro nadador e precisa conter tudo o que ele precisa para seu bem-estar. 

betta de perfil

Hoje, encontramos diversas opções, cada uma com suas características e particularidades. Se você está querendo aprender como escolher o aquário para peixe betta, continue lendo. Preparamos um guia com tudo sobre o assunto! 

Peixes betta também precisam de conforto

É fácil compreender por que os peixes betta estão entre os mais populares no mundo do aquarismo: eles são belos, versáteis e muito resistentes! Entretanto, apesar de ser uma espécie de fácil trato, é importante lembrar que o peixe betta também precisa de conforto. 

Muitas vezes, encontramos esses fofos nadadores em aquário pequeno para Betta, sendo eles sem sistema de filtragem, termostato ou qualquer outro item essencial para a saúde dos peixes. 

Mesmo sendo uma espécie robusta, o peixe betta também necessita de certos acessórios para viver com tranquilidade. Por isso, ao montar seu aquário para betta, pense no bem-estar do seu amiguinho! 

As beteiras

As beteiras estão entre os acessórios mais comuns para essa espécie. Esse tipo de aquário para betta pode ter diferentes formatos, tamanhos e características. Geralmente, é pensado para um único peixinho, não sendo recomendado colocar mais de um pet nesses espaços. 

Quando levamos um novo amigo para casa, é importante oferecer conforto e qualidade de vida!  Por isso, ao escolher uma beteira, leve em consideração alguns pontos: 

  • Tamanho: todo mundo gosta de um lar espaçoso, inclusive os peixinhos! Mesmo que os bettas consigam viver em aquários pequenos, esse não é o ambiente ideal para seu amigo. Procure um espaço mais confortável para garantir mais qualidade de vida;
  • Decoração: a decoração é um assunto delicado quando falamos sobre aquário para betta. Claro, um espaço elegante e bem decorado é sempre bem-vindo. Entretanto, os acessórios não podem afetar o conforto do pet. Evite colocar muitos itens, para que seu peixe possa nadar de forma mais livre, 
  • Filtros: é comum ouvirmos o mito de que aquário para esse peixinho não precisa de filtragem. Porém, especialistas explicam que a história não é bem essa. A espécie realmente consegue respirar ar atmosférico e, por isso, nem sempre o uso das bombinhas de ar é necessário. Entretanto, o filtro realiza a limpeza e higiene da água, sendo essencial para todos os ambientes aquáticos! 

As beteiras, entretanto, não são a única opção para quem busca um aquário para betta por preço especial. Há também a possibilidade de construir um espaço maior e, quem sabe, até colocar mais de um peixe nesse ambiente! 

Apesar da fama de brigão, o betta vive bem em aquários comunitários quando levamos em consideração alguns pontos. Não sabe quais? Continue lendo para aprender! 

betta nadando

5 pontos para se pensar ao escolher aquário para betta 

1. Aquário sozinho ou comunitário?

Quando planejamos montar um aquário, o primeiro passo é pensar quais espécies e quantos peixes você deseja ter. Frequentemente, ouvimos que os peixes betta são brigões e, por isso, não podem conviver com outras espécies. 

Entretanto, especialistas explicam que a agressividade desse peixe só aparece quando há dois machos no mesmo espaço. Por isso, se você for apaixonado por betta e desejar um ambiente mais diverso, invista em um aquário comunitário! Lembre-se apenas de buscar espécies compatíveis entre si e de colocar apenas um peixe betta macho por aquário. 

2. Tamanho é documento

Ter um pet em casa sempre é motivos para grandes alegrias! Mas, precisamos lembrar que as espécies domesticadas precisam de cuidados especiais, que simulem de alguma forma seu habitat natural. 

No caso dos peixes, oferecer aquário grande e confortável é essencial. Ele será o lar dos pequenos nadadores e, por isso, é importante que haja espaço para que os peixinhos possam nadar e se divertir. 

Nesse caso, se estiver na dúvida sobre aquário para Betta redondo ou quadrado, a resposta é simples: escolha o maior. 

3. Prefira aquários não muito altos

Os peixes betta podem respirar o ar atmosférico. Isso explica porque eles preferem ficar próximos à superfície, já que assim podem subir e puxar um pouquinho de ar sempre que necessário. Pensando nisso, um aquário muito alto pode ser cansativo para seu Betta, que terá que fazer esse trajeto algumas vezes ao dia. 

Uma boa alternativa é pensar em adereços ou plantas intermediárias, que ocupem a metade do comprimento do aquário. Dessa forma, o betta poderá ficar descansando nessa área, onde é possível acessar a superfície de forma mais fácil! 

4. Tenha todos os acessórios necessários

Apesar de serem muito resistentes, os bettas possuem necessidades específicas, assim como qualquer outro peixinho. Por isso, mesmo se escolher uma popular beteira para seu amigo nadador, não deixe de oferecer todos os acessórios necessários

Itens como filtro de água, termostato e termômetro ajudam a regular a qualidade do ambiente, garantindo maior qualidade de vida para seu pet. Os testes de água também são importantes, pois irão monitorar as condições da água e, consequentemente, a saúde do seu peixe. 

5. Crie uma decoração agradável

Não se deixe enganar: decoração de aquário não é apenas uma questão de gosto. Para garantir a qualidade de vida dos nossos nadadores, é importante criar um espaço que se pareça com seu ambiente natural. Dessa forma, eles se sentirão à vontade e menos estressados. 

Os peixes Betta se originaram no Tibet, vivendo em pequenos córregos e arrozais. O aquário para Betta ideal precisa simular essas condições. Para isso, basta colocar um substrato de pequenas pedras de cascalho ou areia fina.  Além disso, a presença de plantas é fundamental, mesmo que artificiais. 

peixe betta azul
Saber como fazer um aquário para Betta que respeite suas necessidades e sua qualidade de vida é importante para que seu pet aquático esteja sempre saudável. E agora que você já sabe como montar o espaço perfeito, veja outras dicas incríveis no blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *