Aquário

Aquário para peixe-palhaço: qual é o melhor modelo?

Publicado em 13 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

O famoso Nemo é o queridinho de todos os novatos tutores de animais, afinal de contas, quem não gostaria de cuidar de um peixinho tão fofinho como aquele do filme, não é mesmo? Pensando nisso, um dos primeiros passos para começar a criá-lo é encontrar o modelo ideal de aquário para peixe-palhaço.

Carismático e fofo, o peixe-palhaço é uma das primeiras espécies que vêm à mente quando falamos em criar um peixe. Isso porque, assim como o betta, esse é um peixinho que ganhou o coração dos amantes de animais, principalmente por causa da animação Procurando o Nemo.

peixe palhaço em uma anêmona

Mas não é só isso! O peixe-palhaço não é um peixe muito exigente quando falamos em necessidades do dia a dia e tende a se dar muito bem com outras espécies. Porém, quando falamos sobre o aquário para peixe-palhaço, é preciso ter um cuidado extra.

Se você está certo de que esse é o seu companheiro ideal, continue lendo o artigo a seguir. Nos tópicos abaixo, trouxemos algumas dicas para te ajudar a fazer a escolha certa para a nova casa do seu animalzinho. Confira abaixo.

Qual aquário devo escolher?

O modelo ideal de aquário para peixe-palhaço é aquele que tenha pelo menos 75 litros! Isso porque esse é um animal que precisa de espaço para nadar de um lado para outro, mesmo que não seja muito grande (7 a 15 cm de comprimento).

Leve em consideração também que essa é uma espécie muito ativa, por isso, a extensão do aquário é muito importante. Assim, se você estiver pensando em ser o tutor de mais de um peixinho, talvez seja melhor investir e comprar um aquário de peixe-palhaço um pouquinho maior.

Além do tamanho, também é preciso ter um cuidado extra com a temperatura da água. Afinal de contas, o peixe-palhaço é um peixe tropical e precisa se manter quente, assim, a temperatura sempre deve ser mantida entre 24 e 27 ºC.

Uma dica para você conseguir monitorar esse número é ter um termômetro e um aquecedor no aquário de água salgada. Dessa forma, é só “bater os olhos” e não deixar que esse valor caia ou aumente muito e o seu peixinho ficará bem.

Cuidado com o pH da água!

Outro cuidado muito importante quando falamos sobre o bem-estar do peixe-palhaço é com o pH da água. A recomendação é que ele sempre se mantenha entre 8,1 e 8,4, evitando que queime ou cause outro tipo de dano à pele do seu animal, já que esse controle é para gerenciar a acidez da água.

Assim como o pH, a salinidade também precisa ser monitorada. No caso do peixe-palhaço, ela deve ser mantida em 30%, mas lembre-se de evitar usar sal de cozinha ou outras receitas caseiras. Em lojas especializadas, você encontra produtos específicos para tornar a água mais salgada. 

O sistema de filtragem é essencial para o peixe-palhaço

Os cuidados com o peixe-palhaço ainda não acabaram! Quando falamos sobre o aquário para esse animal, não podemos deixar de mencionar sobre o sistema de filtragem que é essencial para a sua saúde.

Uma boa bombinha para oxigenar todo o aquário é o que irá garantir uma vida saudável. Afinal de contas é o sistema de filtragem que ajuda a trazer o oxigênio para água, ajudando na sua respiração.

Vale lembrar que a água do aquário para peixe-palhaço precisa ser trocada, pelo menos, a cada duas semanas. A boa notícia é que não precisa ser renovada completamente, mas somente ¼ dela, já que se toda a água for retirada, pode desequilibrar o sistema, assim como a saúde do peixe.

Não se esqueça dos acessórios do seu aquário

Na natureza, o peixe-palhaço vive em anêmonas e outras plantas, como uma forma de se proteger de predadores, um hábito que continua quando criado em casa. Por isso, invista em adereços ocos, para que ele consiga se esconder, além de cascalhos.

Anêmonas e corais também são boas ideias para ajudá-lo a ter a sensação da natureza. No entanto, eles conseguem ter uma vida feliz e saudável sem esses seres. O importante é que eles tenham onde se esconder e brincar.

peixe palhaço em uma anêmona

Companhia sempre é uma boa ideia

Se você está pensando em ser o tutor de mais de um peixe-palhaço, como dissemos anteriormente, será necessário investir em um aquário para peixe de água salgada maior. Mas essa é a única preocupação! Isso porque essa é uma espécie que adora estar em companhia de outros dos seus.

Por isso, uma dica é adotar um casal sempre que possível, garantindo uma qualidade melhor. Porém, se você estiver pensando em colocá-los em convivência com outros animais marinhos, saiba que é possível.

Porém, antes de colocar todos juntos, é importante fazer uma pesquisa e escolher animais que não são agressivos. Além disso, faça uma integração aos poucos, em um intervalo de um animal por mês. Lembre-se: não misture espécies de peixes de aquário de água salgada com os de água doce.

vários peixes palhaço nadando

Agora que você já sabe qual é o aquário para peixe-palhaço ideal e os cuidados para o seu bem-estar, acesse o site da Petz! Em nosso catálogo, há diversos artigos para o seu peixinho. Venha conhecer.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog