Aquarismo para iniciantes: com quais peixes eu devo começar?

Postado por PETZ, em 26/01/2019

Aquário
Aquarismo para iniciantes: com quais peixes eu devo começar?

Com a popularização do hobby, muita gente já se deu conta de que a decisão de ter um aquário não deve ser feita de maneira leviana. Ainda que sua manutenção tenha mais a ver com disciplina que com dificuldade, um aquário depende de uma série de conhecimentos. Isso sem mencionar os gastos com equipamentos e acessórios! Por isso separamos dicas de aquarismo para iniciantes!

Por tudo isso, é normal que novatos busquem opções mais adequadas para esse primeiro momento. A seguir, descubra se existem mesmo espécies mais recomendadas para começar no hobby e outras dicas de aquarismo para iniciantes.

Peixes para iniciantes: uma questão de gosto e de orçamento

De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz, não existe uma resposta fácil para a pergunta “quais peixes são melhores para começar”.

Segundo a especialista, em geral, o aquarismo de água doce é mais simples que o de água salgada, e existem grupos de peixes que são mais resistentes. É o caso, por exemplo, dos labirintídeos, dos coridoras e dos ciprinídeos.

No entanto, só esses fatores não são capazes de garantir o sucesso de um aquário. “É comum recomendar o kinguio para iniciantes, por ser um peixe de água doce muito resistente. Mas aí a pessoa adquire um aquário muito pequeno, e ele não vinga”, exemplifica a Dra. Mariana, lembrando que, por fazerem muita sujeira, kinguios dependem de um aquário grande e com um bom equipamento de filtragem.

Sendo assim, a dica da veterinária para quem está iniciando no mundo do aquarismo é determinar um orçamento e apresentá-lo para um especialista, como os que você encontra na Petz. “Com base nisso, ele poderá ensinar como montar um aquário e indicar quais são as espécies adequadas para ele”, completa.

Sobre isso, no entanto, a Dra. Mariana diz que também é importante considerar o gosto pessoal do aquarista. Isso porque, se você não gostar dos peixinhos ou do tipo de aquário sugeridos, pode acabar perdendo o interesse no meio do caminho. Isso, por sua vez, pode levar a descuidos na alimentação dos peixes e na manutenção, colocando em risco a saúde do aquário.

Explicamos em vídeo também como montar o aquário perfeito, assista:

Posso começar com mais de um peixe no aquário?

Desde que seu orçamento permita isso, e que você busque informações, não tem problema ser um iniciante e, mesmo assim, ter mais de um peixe no aquário.

Na verdade, alguns peixes de aquário para iniciantes são frequentemente recomendados, como os tetras, precisam viver em cardumes. Nesses casos, é preciso ter em mente que quanto maior for a quantidade de peixes, maior deverá ser o tamanho do aquário. A superpopulação é muito perigosa à medida em que pode ocasionar falta de oxigênio, e muitas mudanças nos parâmetros da água, incluindo o excesso de amônia.

Já se a ideia é adquirir peixes de espécies diferentes também é fundamental se informar sobre a compatibilidade. “É possível misturar espécies diferentes contanto que elas vivam num mesmo tipo de água, com pH e temperatura semelhantes”, adianta a Dra. Mariana.

Na Petz, os peixes são separados por baterias de acordo com essas características. Mas é interessante conversar com um especialista para saber se as suas espécies favoritas são sociáveis ou se são mais territorialistas, carnívoras, etc.

Como você deve ter notado, quando o assunto é a escolha dos habitantes do seu aquário, não existe um manual para iniciantes. Tudo vai depender da sua preferência, do seu orçamento e da sua disposição para buscar informações.

Caso tenha alguma dúvida, conte com a ajuda de nossos especialista na unidade Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *