Aquário

Cuidados com peixes – A manutenção correta do aquário

Publicado em 10 de fevereiro de 2017

Tempo de leitura: 3min

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à melhor forma de limpar um aquário. Após quanto tempo ele deve passar por uma manutenção? Quais são os produtos adequados? Quais passos seguir para uma limpeza eficiente? Pensando nisso a Petz separou algumas dicas para ajudar os tutores dos peixes na hora de fazer a manutenção do aquário. Confira a seguir.

Filtragem biológica

O aquário é um ecossistema frágil e depende de uma boa filtragem biológica adequado para o seu bom funcionamento: o ciclo de nitrogênio.

Exemplificando, todas as necessidades (fezes e urina) dos peixes e também todas as plantas mortas entram em processo de decomposição, assim como os alimentos orgânicos despejados no aquário.

Esse processo de decomposição, consequentemente, gera algumas toxinas, entre elas amônia – que, entrando em contato com a água, produz hidróxido de amônia – uma substância altamente tóxica. A amônia, por sua vez, também é transformada em nitrito e nitrato, outros dois vilões dos aquários (quando presentes em excesso). A partir daí, fica explícita a importância da troca de água dos tanques – tanto para a higiene do aquário, quanto para a saúde desses pets.

Procedimentos fundamentais para criar um peixe saudável

Para quem está montando seu primeiro aquário e tem dúvidas de como criar peixe, é necessário um primeiro ciclo de quatro a seis semanas com cuidados específicos. Veja como realizar os procedimentos fundamentais para a saúde e a sobrevivência dos seus peixes:

1. É necessário montar o aquário um dia antes de adicionar qualquer peixe;
2. Nunca adicionar muitos peixes de uma só vez
3. Não sobrecarregar o aquário, isso pode gerar altos níveis de amônia, prejudiciais para os peixes;
4. Testar frequentemente os valores de pH, amônia, nitrito e nitrato do aquário;
5. Conferir se a temperatura da água é a ideal para o peixe que vive no aquário;
6. Não alimente em excesso; essa é uma das grandes causas de perdas dos peixinhos.

Agenda de manutenção da água

A manutenção da água é fundamental para a saúde dos peixes. Você pode realizar esse procedimento básico com cuidados mínimos. Veja:

Diariamente

• Checar a temperatura da água.

Semanalmente

• Remover cerca de 10% da água e substituí-la por água sem cloro;
• Testar os níveis de pH, amônia, nitrito e nitrato do aquário de acordo com as condições do seu peixe e do aquário. Os kits de teste de aquário são ferramentas ideais para esse tipo de tarefa;
• Se necessário, limpar as algas criadas ao longo da semana.

Mensalmente

• Remover cerca de 25% de água e substituí-la por água sem cloro;
Manutenção de bombas e filtros;
• Se necessário, limpar as algas, remover e limpar plantas e outras decorações de plástico;
• Aparar plantas vivas se estiverem muito grandes..

Entendendo a filtração do aquário

aquário

 

 

 

 

 

 

O procedimento adequado do filtro do aquário é fundamental para a saúde e a felicidade do seu bicho de estimação. O sistema completo de filtragem ajuda a neutralizar os níveis de amônia e nitritos, removendo detritos e clarificando a água. Os três métodos básicos de filtragem são mecânico, biológico e químico. Conheça os tipos de filtros que executam os três métodos:

Filtro externo (cascata)

: um filtro externo que fica atrás do seu aquário, com auxílio de uma bomba, a água do aquário passa pelas mídias de filtragem e volta limpa para o aquário

Canister

: mais utilizado em aquários maiores. O canister é muito eficiente pois comporta grande quantidade de mídia de filtragem, exemplo cerâmica.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Cuidados com peixes – A manutenção correta do aquário"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog