Cuidar de aquário: 5 cuidados para manter o ecossistema saudável

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 8, 2019

Aquário
Cuidar de aquário: 5 cuidados para manter o ecossistema saudável
Tempo de leitura: 4 minutos

Bonito, dinâmico e, literalmente, cheio de vida, o aquarismo é um hobby que traz muitas alegrias. No entanto, em alguns momentos, ele também pode gerar preocupações, como: o que fazer para cuidar de aquário quando você estiver viajando?

Diferentemente de outros pets, os peixes não podem ser deixados na casa de amigos, muito menos em um hotelzinho. E então, o que fazer para cuidar de aquário e manter o ecossistema sempre saudável? Descubra a seguir!

Durante a viagem: deixe o aquário aos cuidados de conhecidos

Se você tem alguém em quem confia e com quem não se importa de compartilhar a chave da sua casa, essa pode ser uma excelente opção. Porém, é importante ter em mente que nem todo mundo é especialista em aquarismo.

Sendo assim, é possível que a pessoa tenha dificuldade em realizar certas tarefas ao cuidar de aquário. Como, por exemplo, dar a quantidade correta de alimentos ou verificar os parâmetros da água.

Para quem tem a possibilidade de deixar o aquário aos cuidados de alguém, uma dica é já deixar as porções de comida fracionadas.

Assim, você diminui o risco da pessoa administrar comida em excesso, acumulando matéria orgânica no aquário. Além disso, você também pode criar um checklist com fatores que a pessoa pode observar e acessório para aquário fundamentais.

5 passos para cuidar de aquário quando estiver viajando

Não encontrou ninguém que possa cuidar do seu aquário? A boa notícia é que é possível sim deixar o aquário sem supervisão.  Na verdade, muitos aquaristas até preferem esse método a deixar o ecossistema nas mãos de alguém sem experiência. Mas, para isso, é preciso muito planejamento e atenção.

Abaixo, separamos algumas dicas:

1. Antes de sair de casa, faça uma troca parcial da água

Não importa se, de acordo com o seu calendário, a próxima limpeza de aquário só deveria ser dali a cinco dias. Se você não estará presente para garantir os parâmetros da água, é importante fazer esse procedimento para assegurar a renovação do oxigênio e dos nutrientes da água.

Por isso, programe-se para fazer a troca parcial da água e manutenção de aquário entre um e dois dias antes da viagem. Para passeios mais longos, é possível trocar de 30 a 40% do volume do aquário.

2. Verifique as condições de todos os equipamentos

O equilíbrio de um aquário depende do bom funcionamento de equipamentos como filtro, bomba, iluminação e aquecedor com termostato.
Por isso, antes de viajar, não custa nada verificar se o filtro para aquário e demais acessórios estão em boas condições e ajustados corretamente.

No caso da iluminação, é importante ficar atento ao timer. Isto é, quando ela deve ligar e desligar.

3. Ao cuidar de aquário providencie um alimentador automático

Em geral, os peixes ornamentais podem ficar sem alimento por até 3 dias, sem que isso prejudique a saúde deles. Já para viagens mais extensas, é fundamental garantir um alimentador automático.

Escolha um com ajuste de horário e quantidade de ração para peixes. Em vez de deixar para ligá-lo somente no dia em que for viajar, o ideal é testá-lo com ao menos uma semana de antecedência. Assim, você consegue ver a quantidade de comida liberada, fazendo os ajustes necessários.

4. Quando cuidar de aquário, lembre-se de que menos é mais!

Na hora de ajustar o alimentador automático, tenha cuidado para que ele libere somente a quantidade de comida necessária. Do contrário, ela irá se acumular no fundo do aquário, transformando-se em amônia. O que pode matar os peixes!

5. Faça um teste de antecedência para cuidar de aquário

Mesmo seguindo todas as dicas, é normal bater um medo de que as coisas não funcionem como planejado. Para acabar com suas dúvidas, que tal fazer um teste de como cuidar de aquário na sua ausência?

Digamos que você saiba que, em breve, vai ficar fora por 15 dias. Em vez de deixar para tomar as medidas só antes de viajar, siga todas as dicas dadas acima!

Faça a TPA, regule os equipamentos e ligue o alimentador automático. Fique de olho no aquário, faça os testes de água e monitore para ver se ele se mantém estável.

Dessa forma, caso perceba alguma anormalidade, você poderá corrigi-la a tempo, antes de viajar.

Viu só como, tomando algumas medidas para cuidar de aquário, é possível viajar tranquilo? Entre no Pet Shop on-line da Petz, ou visite a unidade mais próxima de você!  Aproveite e confira nossa seleção de acessórios para aquários, incluindo alimentadores automáticos!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *