Formato de aquário: saiba como ele influencia no bem-estar dos peixes

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 10, 2019

Aquário
Formato de aquário: saiba como ele influencia no bem-estar dos peixes
Tempo de leitura: 3 minutos

Além de ser um hobby muito dinâmico e interessante, manter o formato de aquário ideal é algo que contribui para o bem-estar do ecossistema como um todo?

Sendo assim, na hora da montagem do aquário é comum levar em conta uma série de fatores estéticos. Como exemplo, muitos escolhem as espécies de peixes com base nas cores e nas formas de cada uma.

Outro elemento que influencia no formato de aquário, é o visual, que muitas vezes é selecionado de acordo com as preferências do aquarista.
Mas você sabe tudo sobre o formato de aquário? Confira a seguir!

3 fatores importantes na escolha do formato de aquário

É claro que todo tutor deseja o melhor para seu pet. No entanto, a escolha de acessórios para ele, também passa por outras razões de interesse prático do tutor.

No caso do formato de aquário, duas preocupações muito comuns são a disponibilidade de espaço (onde o aquário será colocado) e o orçamento.
Mas não é tão simples assim! Embora estes aspectos devam ser considerados, a verdade é que uma escolha inadequada nas medidas para montar um aquário pode dificultar a manutenção e colocá-lo em risco.

A seguir, veja alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de saber como calcular o tamanho ideal de aquário. E, saiba de que forma eles afetam o bem-estar do seu ecossistema!

1. Área de superfície

A entrada de oxigênio no aquário ocorre por meio de trocas gasosas realizadas entre a água e o ar. Portanto, quanto maior for a quantidade de água em contato com o oxigênio, mais peixes você poderá colocar dentro do aquário.

2. Profundidade do formato de aquário

Um aquário de 80 litros e largo, com uma grande área de superfície, pode ter mais peixes que um aquário de 80 litros e profundo.

Porém, antes de optar somente por aquários rasos, é importante ter em mente que algumas espécies se dão melhor com nados “em profundidade”. Sobre esse aspecto, é interessante destacar que a capacidade de suporte estará ligada à área de superfície de um aquário saudável.

Lembre-se que a temperatura também influencia. Peixes tropicais, por exemplo, consomem menos oxigênio que peixes de água fria.

3. Forma do aquário

Avaliadas as questões de profundidade e área de superfície, é hora de escolher o formato de aquário e medidas ideais. Em lojas especializadas como a Petz, é possível encontrar aquários de diversos formatos, com destaque para os retangulares, curvos e sextavados.

Por seu tamanho e simplicidade, os aquários sextavados e do tipo beteira são recomendados somente para a criação do solitário peixe betta.

Já os aquários retangulares são adequados para todas as espécies de peixes. Vai depender do tamanho e dos acessórios colocados dentro deles.

Aquários retangulares: mais facilidade no paisagismo e na manutenção

Os aquários de quatro lados podem ser retangulares ou contar com vidro curvo. Estes últimos criam um visual muito bonito e interessante. No entanto, essa curvatura pode causar distorções que dificultam na hora de colocar as plantas para aquário.

Por isso, a explicar sobre tamanho de aquário para iniciantes, ressaltamos que o mais recomendado é optar por um aquário retangular tradicional.

Para completar, em lojas como a Petz, também é possível encontrar aquários e equipamentos fundamentais. Como, por exemplo, sistemas de iluminação, ventilação e filtragem mecânica.

Confira as opções no nosso site ou na Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *