Limpeza de aquário: 4 passos para fazer a higienização correta

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 12, 2019

Aquário
Limpeza de aquário: 4 passos para fazer a higienização correta
Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um aquário tornar o ambiente mais bonito, a companhia de peixinhos é muito agradável. Porém, o aquarismo exige responsabilidades. E, além de cuidados como alimentação e filtragem, zelar pela saúde da água é um dos principais pontos. Para isso a limpeza de aquário é essencial!

Apesar de ser um cuidado tão importante, poucos aquaristas sabem como higienizar da forma correta. Pensando nisso, preparamos um guia explicando em quatro passos como obter a limpeza de aquário perfeita!

Limpeza de aquário: quando é necessária?

Os aquários são ecossistemas completos. Isso significa que todos os elementos ali dentro estão em harmonia e interagem entre si. Temperatura, pH, oxigenação, entre outras propriedades precisam estar na regulagem correta para uma água saudável.

Restos de alimentos, fezes dos peixes e a ação natural da água, acabam sujando o aquário. Estas impurezas prejudicam a qualidade do ecossistema. Assim, a limpeza de aquário é necessária de tempos em tempos.

Porém, especialistas em aquarismo recomendam que só se mexa na água quando for necessário.

As bactérias presentes ali são essenciais para a manutenção do ecossistema, e limpar o aquário demais pode ser prejudicial. Por isso, é só realizar uma bela limpeza que tudo volta ao normal!

Afinal, como limpar o aquário?

Antes de passar para o passo a passo de uma boa limpeza de aquário, é importante ressaltar alguns pontos. Conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, limpeza de aquário é um assunto delicado.

Se não você não souber como limpar aquário de forma correta, pode prejudicar o ecossistema delicado dos peixes. Siga com cuidados as indicações abaixo na hora da faxina para garantir um aquário com ambiente saudável!

1. Limpeza de aquário: como limpar o fundo

Na hora da limpeza de aquário, o primeiro passo é limpar o fundo. Para isso, entre os acessórios para aquário um item não pode faltar: um bom sifão!

Ele é utilizado em diferentes etapas da faxina, principalmente na hora de higienizar o substrato. É um tubo de plástico que funciona com sucção, e é facilmente encontrado em lojas especializadas, como a Petz.

Com o sifão em mãos, siga os seguintes passos:

  • Desligue o filtro, luzes e controladores de temperatura;
  • Separe o sifão e um recipiente, como um balde;
  • Coloque a ponta da mangueira no recipiente. Por ali, sairá a água com as sujeiras indesejáveis;
  • Submerja a parte mais grossa do sifão,
  • Com a ação da gravidade, haverá uma sucção que irá limpar remover as impurezas.

2. Não esqueça dos acessórios para limpar aquário

Higienizar a água, o substrato e os vidros é muito importante. Porém, muita gente esquece dos acessórios na hora da limpeza do aquário.

Itens como pedras, troncos e enfeites tendem a acumular algas e outras impurezas. Inclua a decoração também na hora da faxina!

  • Retire todos estes itens com cuidado;
  • Esfregue com uma escova de cerdas duras, sem nenhum produto,
  • Utilize água morna e sem cloro para auxiliar na hora de remover impurezas.

3. Renove a água sempre que necessário

Uma parte importante da limpeza do aquário é a renovação da água. Esse passo estimula a oxigenação e remove impurezas muitas vezes invisíveis a olho nu.

Porém, este processo deve ser feito com cuidado, já que trocar toda a água é um verdadeiro desastre ambiental. Aqui, o sifão entra mais uma vez em atividade.

  • Mergulhe o sifão e prepare um recipiente para recolher a água;
  • Com o sifão, retire apenas 30% da água velha;
  • Prepare a água de reposição. Não se esqueça que ela deve estar limpa, sem cloro, e em condições de temperatura e pH recomendadas para seu aquário,
  • Reponha a água aos poucos e sem incomodar os peixes.

4. Utilize apenas produtos indicados para aquarismo

Conforme explica a Dra. Mariana Pastelli, quando falamos de aquário devemos usar apenas produtos especializados. Por mais que você seja adepto de uma boa faxina, itens como detergente, sabão e desinfetantes são tóxicos para peixes.

Para o aquário estar saudável um pouquinho de sujeira é essencial. Afinal, estamos recriando ambientes como o fundo do mar ou de rios, onde musgo e algas são comuns!

Em lojas especializadas você encontra condicionadores e produtos especiais, como um bom filtro de aquário. Eles ajudam a limpar a água na medida certa, mantendo seus peixes seguros e saudáveis.

Frequência ideal da limpeza de aquário

Apesar da limpeza de aquário ser necessária, a Dra. Mariana explica que não há uma frequência correta para isso. Tudo vai depender de seu ecossistema, os peixes que ali vivem, o substrato, filtro… O ideal é realizar testes e só mexer na água quando for necessário.

Exames como hidrológicos devem acontecer uma vez por semana. Se notar que a quantidade de amônia, nitratos ou o pH do aquário de água doce está desregulado, é hora de uma boa faxina, sempre seguindo as recomendações acima.

Se você está precisando de produtos destinados à aquarismo e limpeza de aquários, na Petz você encontra todo o necessário! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *