Aquário

Saiba o que fazer para ajudar peixe betta estressado

Publicado em 03 de agosto de 2020

Tempo de leitura: 4min

O estresse não é bom para ninguém, nem mesmo para os peixes. Um peixe betta estressado tem o funcionamento de seu organismo alterado, o que provoca queda na imunidade e outros problemas de saúde. 

peixe betta nadando

Por isso, se quiser manter um aquário saudável, é importante reconhecer o estresse em todos os tipos de betta e, principalmente, saber o que fazer a fim de minimizar os riscos. Continue lendo para saber mais.

Como reconhecer um peixe betta estressado?

O segredo a fim de reconhecer um peixe betta estressado é observar o pet no dia a dia. Isso porque qualquer mudança no comportamento é sinal de que algo não vai bem com ele. Entre os principais sintomas de estresse em peixes bettas, estão: 

  • Falta de apetite;
  • Peixe betta parado no fundo do aquário ou, ao contrário, nadando de um lado para outro;
  • Peixe se escondendo;
  • Mudança na coloração — de tons vibrantes para opacos,
  • Peixe doente com frequência.

Ao verificar qualquer uma das alterações acima no peixinho, observe os parâmetros da água no aquário e adote medidas quanto antes para melhorar a qualidade de vida do amigo.

Quais são as causas do estresse em peixe betta?

Diversos fatores contribuem para o estresse de um peixe betta, sendo que boa parte deles estão ligados às condições ambientais do animal. A seguir, listamos alguns dos principais:

1. Qualidade da água

Imprescindível para a qualidade de vida dos peixes de qualquer aquário, a manutenção de parâmetros adequados é o primeiro passo para deixar os habitantes do ecossistema livres de estresse. 

Fatores como temperatura inadequada, alterações de pH e presença de substâncias tóxicas deixam o peixe betta doente e podem, inclusive, levá-lo a óbito. Portanto, fique atento a isso. 

peixe betta azul

2. Falta de espaço

Por serem considerados resistentes, os peixes betta costumam ser recomendados para iniciantes e, muitas vezes, são colocados em aquários muito pequenos e sem equipamentos.

Além de dificultar a manutenção dos parâmetros da água — quanto menor é o aquário, mais rápido ele fica sujo —, um recipiente muito diminuto deixa peixe betta estressado. Para que isso não aconteça, a recomendação é manter seu peixinho em um recipiente de pelo menos 20 litros.

3. Ameaças e barulhos

A escolha de um lugar apropriado para o aquário também é muito importante a fim de afastar o estresse. O local ideal para deixar o recipiente é sobre uma superfície firme em ambiente tranquilo, de preferência afastado de equipamentos barulhentos, como rádio e televisão. 

O aquário também deve ser fechado e protegido contra possíveis predadores, como cães e gatos. Aliás, o ambiente fechado evita que poeira e outras sujeiras entrem e contamine a água.

4. Brigas e superpopulação

Peixes betta são agressivos e territorialistas. Portanto, dois bettas nunca devem ser colocados juntos. Mas existem algumas espécies que podem ser compatíveis com eles, como Mollys e Platys, desde que o aquário seja grande o suficiente para comportá-los confortavelmente. 

Do contrário, os peixes não apenas podem ficar estressados, como podem se ferir em disputas por espaço e alimentos. A superpopulação também pode levar à falta de oxigênio no aquário. 

5. Alimentação inadequada

Uma alimentação pobre em nutrientes reduz a imunidade e o bem-estar do peixe. Outro ponto de atenção em relação à dieta diz respeito ao tipo de alimento, uma vez que cada espécie come em determinada região do aquário. 

No caso dos peixes betta, eles se alimentam na superfície da água. Portanto, prefira as rações flutuantes próprias para a espécie. Assim, você garante que o animal cresça saudável e feliz dentro do aquário. 

peixe betta azul nadando

Agora que sabe como ajudar peixe betta estressado, confira o blog da Petz para outros conteúdos de bem-estar animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog