Peixe betta gosta de luz? Aprenda a cuidar do seu amigo!

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 17, 2020

Aquário
Peixe betta gosta de luz? Aprenda a cuidar do seu amigo!
Tempo de leitura: 3 minutos

O peixe betta é um dos mais populares no mundo do aquarismo! Porém, apesar de ser uma espécie muito conhecida, ainda há dúvidas sobre seu comportamento. Muitos aquaristas se perguntam, por exemplo, se peixe betta gosta de luz

betta no canto do aquário

A iluminação é um ponto importante para diversas espécies, e sempre devemos pensar nesse ponto ao montar um aquário. Mas será que isso também é válido para esse pequeno nadador? Para descobrir se peixes betta gostam de luz, continue lendo. Elaboramos um guia que irá ensinar como cuidar do seu amigo.

Peixe betta gosta de luz? 

Quando montamos um aquário com luz em casa, estamos criando um complexo ambiente aquático, com muitas particularidades. Para isso, há diversos acessórios que podem nos ajudar, como o filtro de o termostato e a iluminação. 

O aquário para betta com luz é muito importante, já que os pets aquáticos, em sua maioria, não fecham os olhos para dormir. Assim, precisam ter um relógio biológico bem regulado, compreendendo perfeitamente quando é dia e quando é noite. 

É aí que entra a iluminação do aquário. Esse item permite que o peixe possa se regular, descansando sempre na hora necessária. Por isso, de uma forma geral, podemos dizer, sim, que peixe betta gosta da luz.

Peixe betta gosta de escuro? 

Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. Por isso, é fundamental que seu pet esteja em um local tranquilo e sem incidência de luz durante à noite. 

Afinal, todos nós precisamos de uma boa noite de sono! Assim, lembre-se de desligar a iluminação do aquário após algumas horas. Assim como nós, o peixe betta gosta de escuro para descansar! 

Regulando a iluminação

Como o peixe betta precisa tanto de luz como de momentos de escuridão, é fundamental ter uma lâmpada para aquário. Esses acessórios oferecem uma iluminação adequada, na intensidade ideal para a saúde do seu peixinho. 

E o melhor é que eles são facilmente encontrados em lojas especializadas, como a Petz. Abaixo, separamos algumas dicas para escolher a iluminação ideal para seu peixe betta.

betta nadando

Peixes betta precisam de iluminação entre 6 e 8 horas por dia

Evite trocas muito repentinas de iluminação. Para isso, programe-se para ativar e desativar a luz ainda durante o dia. Escolha uma lâmpada led. Além de potentes e resistentes, esses modelos são frios e não esquentam a água do seu pet.  

Se possível, escolha um modelo com timer para ativação e desativação. Dessa maneira, você terá um item a menos na sua lista de tarefas diárias. Fornecendo a quantidade ideal de luz para seu amigo, ele poderá se desenvolver de forma mais saudável, fazendo companhia por muito tempo.

Outros cuidados com seu peixe

A iluminação é muito importante para oferecer qualidade de vida para seu pet aquático. Porém, se você está se perguntando como deixar o peixe betta feliz, saiba que há outros passos necessários para sua qualidade de vida. Além da luz, seu amigo precisa dos seguintes cuidados:

  • Filtro: como o peixe betta pode respirar o ar atmosférico, muitos tutores acreditam que o aquário não precisa de filtro. Porém, isso não é verdade. O filtro trabalha na eliminação de substâncias tóxicas da água, sendo essencial para todos os peixes; 
  • Termostato: as mudanças de temperatura também podem comprometer a qualidade de vida do seu pequeno nadador. Para evitar problemas, conte com um termostato regulado entre 25°C e 30°C,
  • Testes de aquário: os famosos testes de aquário irão auxiliar a monitorar a qualidade da água. Aplicá-los regularmente é muito importante para manter a saúde do seu peixe.

Além dos cuidados acima, lembre-se que seu pet precisa de alimentação de peixe, atenção e carinho. Mesmo que os peixinhos vivam em um ambiente diferente, é importante dedicar alguns momentos do seu dia para interagir com seus amigos. 

peixe

E se precisar de uma ajuda nas tarefas de aquarista, conte com a Petz. Em nossas lojas você encontra tudo que seu peixe precisa, como filtros, iluminação, ração e muito mais! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *