Aquário

Qual é a temperatura ideal para aquário? Entenda

Publicado em 19 de novembro de 2021

Tempo de leitura: 5min

Para quem não está acostumado, o aquarismo pode remeter a um laboratório de ciências. Afinal, para manter o ecossistema funcionando, é preciso lidar com fatores como pH, dureza da água, níveis de amônia, temperatura ideal para aquário, entre outros. 

aquário

A temperatura está longe de ser uma mera questão de conforto. Essencial para o bem-estar dos peixes, ela influencia o metabolismo e pode causar problemas graves em caso de variações bruscas. Então, você sabe qual é a temperatura ideal para aquário?

Por que a temperatura ideal para aquário é tão importante?

Para entender a importância da temperatura para os peixes, é preciso lembrar de dois termos de biologia: endotermia e ectotermia. Nós, seres humanos, assim como os demais animais mamíferos, somos endotérmicos, o que significa que nosso organismo é capaz de manter a temperatura constante, independentemente de fatores externos. 

Agora, no caso dos peixes, é diferente, pois eles são animais ectotérmicos. Isso significa que a temperatura corporal deles se ajusta de acordo com o nível de calor externo. Então, não pense que isso faz com que eles se adaptem bem em qualquer ambiente! 

Na verdade, cada espécie depende de condições específicas, segundo o local de origem, sendo que a temperatura influencia diretamente a taxa metabólica. Por isso, a temperatura ideal para aquário marinho é diferente do habitat de água doce.

Nesse sentido, temperaturas muito altas aceleram demais o metabolismo. Ao contrário, temperaturas muito baixas diminuem essa taxa, atrapalhando a alimentação, a imunidade e o crescimento. 

O peixe só consegue manter o organismo em condições para realizar todas as funções na faixa de clima adequado. Daí a importância de sempre manter a temperatura ideal para aquário de água doce com a ajuda de termômetro e termostato. 

Como descobrir a temperatura ideal para aquário?

É difícil dar uma resposta certeira a essa pergunta, já que a temperatura para aquário depende das espécies de peixe que habitam ali. Isso porque, como dito acima, cada raça adapta-se melhor à determinada faixa de temperatura, que deverá ser mantida no habitat. 

Parece um pouco complicado ter um aquário para peixe, não é mesmo? Mas isso não é nenhum tipo de “monstro de quatro cabeças”, já que existem algumas dicas que ajudam a determinar a temperatura ideal para o local.

Uma dessas dicas é estudar com cuidado as espécies que irão conviver no ecossistema. Elas devem obrigatoriamente se adaptar às mesmas condições de temperatura e pH. Por isso, não se deixe levar pela beleza do animal, considerando o bem-estar dele também.

Existe alguma fórmula?

Para descobrir qual é a temperatura ideal para o aquário de seus peixes, não há truque de mágica: pesquise ou converse com um especialista. Como regra geral, o clima no local deve imitar as condições do habitat de cada espécie. 

Por exemplo, um peixe de região tropical, como o Acará-Bandeira, precisa de temperaturas entre 19°C e 27°C. Por outro lado, algumas espécies típicas do Hemisfério Norte, como o Perca-Sol, dependem de temperaturas mais baixas.

peixe laranja em um aquário

A temperatura ideal para as principais espécies de aquário

Até para quem é mais resistente a ter um animal como companheiro, os peixes são uma opção considerada segura e simples, pois não exigem passeios, nem realizam as “estrepolias” que os cachorros e os gatos adoram.

Porém, como você pôde perceber, existem algumas regrinhas no cuidado do aquário. Para facilitar, abaixo, listamos a faixa de temperatura adequada para algumas espécies de peixe mais procuradas para locais ornamentais. Confira.

  • Betta: 24°C a 28°C;
  • Kinguio: entre 18ºC a 24ºC;
  • Guppy (Lebiste): 23°C a 26°C;
  • Acará-Disco: 26°C a 30°C;
  • Tetra: 26°C a 30°C;
  • Acará-Bandeira: 24°C a 28°C.

O que acontece se a temperatura estiver muito alta?

Preocupe-se quando a temperatura do aquário ultrapassar 32ºC. Isso porque haverá menos oxigênio em circulação do que os peixes realmente necessitam.

Quando a água está morna, os peixes ficam mais ativos. Pode até parecer estranho, já que ficamos mais lentos em dias de calor, mas isso faz com que exijam mais oxigênio.

Assim, se não houver oxigênio suficiente para poderem circular, a consequência é grave, já que eles passam a sufocar e acabam morrendo. Além disso, como não há “ar”, a amônia do aquário acumula, queimando as brânquias do peixinho.

Como manter a temperatura adequada para aquário constante?

Tão importante quanto conhecer a temperatura ideal para aquário de água doce ou salgada é mantê-la sempre constante. Quedas bruscas de temperatura são muito perigosas para os peixes. Quando ocorrem com frequência, há grandes chances de que o seu animalzinho morra. 

Você pode contar com a ajuda de dois principais equipamentos para manter a temperatura do aquário estável: o termômetro e o termostato. 

Enquanto o primeiro indica qual é a temperatura no momento da verificação, o segundo pode estar acoplado a um aquecedor ou chiller, aquecendo ou esfriando a água conforme a necessidade. 

peixe amarelo em um aquárioio

E aí, entendeu como deve ser a temperatura ideal para aquário? Confira as opções de termômetro, termostato e aquecedor na loja on-line da Petz ou na unidade mais próxima a você!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog