Bem-Estar

Cachorro com barriga inchada: o que pode ser?

Publicado em 23 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Um cachorro com barriga inchada nunca é um bom sinal. Esse sintoma pode indicar diferentes doenças, desde alguns problemas simples até casos mais complexos, que necessitam de intervenção imediata. 

cachorro pug deitado

Como o amigo de pelos não sabe se comunicar, pelo menos não do jeito humano, é preciso estar atento a todos os sinais. Assim, quanto antes perceber que algo está errado, melhor, já que poderá pedir a ajuda de um médico-veterinário para indicar a melhor solução para barriga inchada de cachorro.

Se você está em dúvida se o cachorro com barriga inchada é um problema sério e que vale uma visita ao veterinário, não deixe de ler este conteúdo! Aqui, você entende melhor o que pode causar o inchaço no seu companheiro, além de algumas dicas para diminuir o desconforto. Dê uma olhada!

Quais são as causas de cachorro com barriga inchada? 

Todo tutor se preocupa com a saúde do filho de quatro patas. Por isso, se você encontrou seu cachorro com barriga inchada, é normal que esteja preocupado. A Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, explica que esse é um sintoma comum em diferentes doenças

“Problemas cardíacos, verminoses e hipoproteinemia são apenas algumas das causas para a barriga inchada”, afirma. Assim, é necessário estar atento ao histórico do pet e buscar um profissional o mais rápido possível! Veja a lista sobre o que pode ser cachorro com barriga inchada:

cachorro preto deitado na caminha

  • verminoses; 
  • tumores;
  • obstrução por corpo estranho, quando o pet come algum objeto indevido;
  • problemas hepáticos;
  • torção gástrica (estômago torcido); 
  • infecção intestinal;
  • cardiopatias;
  • erliquiose (infecção que provoca a queda de plaquetas e a inflamação dos vasos sanguíneos. Como consequência, há o acúmulo de líquidos na barriga). 

É importante lembrar que somente um especialista pode chegar ao diagnóstico preciso, por meio de exames e testes clínicos. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional se perceber cachorro com barriga inchada e dura

Além da barriga inchada, quais são os outros sintomas?

Há outros sintomas além de cachorro com barriga inchada e que não defeca, indicando quando o peludo está doente e precisa de ajuda. De acordo com a Dra. Heloísa, alguns sintomas normalmente associados são: 

  • emagrecimento;
  • vômitos;
  • cansaço;
  • perda de apetite;
  • tosse;
  • dificuldade para respirar;
  • anemia;
  • mucosas amareladas. 

Geralmente, os sintomas acima podem estar associados à cachorro com barriga dura. A Dra. Heloísa reforça que, em alguns casos, a situação necessita de atendimento imediato. 

“A torção de estômago, por exemplo, é um quadro grave e que necessita atenção emergencial”, comenta. Assim, se você perceber alguns dos sintomas acima, procure um veterinário o mais rápido possível! 

O que fazer quando o cachorro está com a barriga inchada? 

Como esse quadro é comum em diversas situações, para saber o que fazer com cachorro com barriga inchada, o melhor é não arriscar. A condição pode ser o sintoma de alguns graves problemas de saúde, por isso, o ideal é buscar ajuda de um veterinário. 

Fique atento às supostas “receitas milagrosas”, que prometem resolver o problema, como o uso de antigases para cachorro. Lembre-se que todo e qualquer tratamento deve ser aplicado somente sob a recomendação de um profissional! 

Diagnóstico e tratamento

Quando o veterinário recebe um cachorro com barriga inchada e dura, o primeiro passo é descobrir a origem do problema. Para isso, o profissional pode realizar alguns testes clínicos. 

De acordo com a Dra. Heloísa, o mais comum é realizar um exame de imagem, como ultrassom, ecocardiograma, radiografia e exames de sangue. Como o quadro pode ter muitas origens diferentes, o tratamento também pode ser variado. 

Em caso de vermes, infecção ou inflamação, alguns medicamentos devem resolver o problema. Porém, em caso de obstrução por corpo estranho ou torção gástrica, pode ser necessário realizar uma cirurgia de emergência. Assim, não perca tempo e busque um veterinário imediatamente! 

Como evitar o problema

Assim como outras doenças, a melhor forma de lidar com cachorro com barriga inchada é prevenindo o problema. A Dra. Heloísa passou algumas recomendações que irão ajudar você a cuidar melhor do sistema digestivo do seu amigo:

  • mantenha a carteira de vacinação e vermífugo sempre em dia;
  • ofereça sempre água abundante, fresca e limpa;
  • se seu pet comer rápido demais, busque um comedouro especial, que torne essa atividade mais demorada; 
  • evite exercícios após as refeições, pois eles podem causar a torção gástrica;
  • ofereça apenas rações de qualidade;
  • agende check-ups com exames anuais.

Com os cuidados acima, seu pet estará com o bem-estar garantido! Lembre-se que, muitas vezes, o amigo não consegue avisar que algo está errado com a saúde dele. Por isso, cabe a você ficar atento aos sinais de possíveis doenças! 

É claro que, na maioria das vezes, não tem como evitar o mal-estar do peludinho, mas é impossível não o mimar, não é mesmo? Assim, se estiver procurando por acessórios para fazer isso, conte com a nossa equipe.

cachorro pug preto

No site da Petz, você encontra um catálogo completo com caminhas, brinquedos, bebedouros, tapetes higiênicos, rações, roupas e muito mais para deixar o seu animalzinho feliz e confortável.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog