Bem-Estar

Cachorro com corrimento amarelo: o que pode ser?

Assim como acontece conosco, o organismo dos cães também produz e libera uma série de secreções com diferentes funções benéficas e necessárias ao corpo. Algo como cachorro com corrimento amarelo, ao menos para um leigo, pode ser difícil de saber se é normal e quando pode representar algum problema. 

Afinal, basta uma mudança na coloração ou no odor da secreção para que ela deixe de ser algo esperado, indicando algum problema de saúde. Para tutores que convivem com pets machos, uma dúvida frequente é se o corrimento amarelo em cachorro é normal ou é preciso procurar um médico-veterinário. 

Vale lembrar que, em casos de mudanças no aspecto de secreções ou se elas vierem acompanhadas de outros sintomas, é sempre importante buscar ajuda profissional para avaliar o cachorro com corrimento amarelo.

O que pode ser corrimento amarelo em cachorro macho?

De acordo com a Dra. Jullia Ferreira Cabidelli Galletti, médica-veterinária da Petz, nem todo corrimento em cachorro indica problemas de saúde. Dependendo da quantidade, da coloração e da frequência com que ocorre a secreção, ela é esperada em cães que já atingiram a maturidade sexual e não são castrados.

Cachorro com corrimento amarelo pode tratar-se de esmegma, uma secreção cuja função é promover uma lubrificação natural ao pênis do pet. 

Esmegma é uma secreção amarelada ou esverdeada presente no pênis do cão que ocorre de forma natural no organismo do cachorro, podendo aumentar de quantidade ou sofrer mudanças em sua coloração e odor devido à presença de infecções em prepúcio”, explica a veterinária. 

Ou seja, desde que você não tenha notado alterações no aspecto da secreção, em geral, não é preciso se preocupar muito com ela. 

Como saber se a secreção indica algum problema de saúde?

Uma dica importante é: em caso de mudanças no comportamento ou na aparência (da secreção e do pet no geral), agende uma consulta para seu cachorro com corrimento amarelo quanto antes.

Considerando a dificuldade natural para um leigo identificar mudanças leves no odor, na textura e na coloração da secreção, a especialista diz que uma das melhores maneiras de identificar possíveis problemas é ficar atento a outros sinais dados pelo cão. 

“Quando o pet passa a apresentar comportamento que indique incômodo no pênis, passando a lamber mais a região, assim como vermelhidão na pele, desconforto ao urinar, secreção excessiva e odor forte ou urina com presença de secreção, é hora de procurar ajuda”, orienta a Dra. Jullia. 

Entre os problemas que podem aumentar a produção de secreção ou provocar mudanças em seu aspecto, um dos mais comuns é a balanopostite, relacionada à inflamação ou infecção do prepúcio em cães

Conforme explica a veterinária, existem micro-organismos que habitam normalmente o prepúcio dos cães. “Quando esse equilíbrio se desfaz, ocorre a proliferação desordenada desses organismos, sendo que esse aumento leva às infecções e inflamações ligadas à balanopostite”, diz. 

Diagnóstico e tratamento da balanopostite

Em caso de suspeita de inflamação no prepúcio do cachorro, consulte um médico-veterinário. Durante a consulta, ele poderá avaliar clinicamente o paciente, identificando a causa de base e como tratar o corrimento em cachorro.

“O tratamento depende da gravidade do caso, mas, no geral, consiste na higienização com soluções antissépticas”, diz a veterinária. A castração também é recomendada não apenas para reduzir as secreções, mas também para diminuir o risco de doenças ligadas aos hormônios sexuais e impedir reproduções indesejadas. 

Gostou de descobrir o que pode estar acontecendo com um cachorro com corrimento amarelo? Para ter mais dicas de saúde do seu amigo de quatro patas, não deixe de acompanhar nossas outras publicações aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Cores e raças de chinchila: escolha uma para chamar de sua!

Os roedores são animais de estimação de uma fofura incalculável! A pelagem é supermacia, e…

15 horas ago

Cachorro pode comer bacalhau

Cachorro pode comer bacalhau? Esse peixe é rico em proteínas e ômega 3, nutrientes que…

2 dias ago

Cachorro pode comer coco

O coco é um fruto tropical que conquista paladares humanos, e caninos também! Mas será…

2 dias ago

Coelho pode comer tomate?

Você já se perguntou se coelho pode comer tomate? Essa dúvida é frequente entre os…

2 dias ago

Como cuidar de margarida

As margaridas são flores queridas por muitos. Símbolos de pureza, inocência e alegria, elas iluminam…

2 dias ago

Como evitar pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos são parasitas indesejáveis que podem trazer diversos problemas para nossos pets, como…

2 dias ago