Cachorro com dor de barriga: principais causas

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 7, 2020

Alimentação
Cachorro com dor de barriga: principais causas
Tempo de leitura: 3 minutos

Cachorro com dor de barriga é um problema frequente. Considerada uma manifestação clínica inespecífica, ou seja, algo comum para diversas doenças, é muito importante investigar as possíveis causas, já que o quadro pode indicar, também, problemas graves.

cachorro incomodado

Portanto, continue com a gente e descubra as principais causas, como identificar e prevenir cachorro com dor de barriga e gases. Assim, você garante longevidade e saúde para o pet.

Principais causas da dor de barriga em cachorro

Embora cause muito desconforto, é importante destacar que a dor de barriga em cachorro não é uma doença em si, mas um sintoma. Na verdade, longe de indicar um único quadro de saúde, ela é um sinal genérico de que algo não vai bem.

De acordo com o médico-veterinário da Petz, Dr. Samuel Teófilo, entre os principais fatores que deixam o cachorro com dor de barriga estão: excesso de gases, parasitas intestinais, doenças inflamatórias ou infecciosas e ingestão de corpo estranho.

Doenças que têm a dor de barriga como sintoma

Entre as doenças parasitárias, Dr. Teófilo destaca giardíase, ascaridíase, toxocaríase e dipilidiose como as mais frequentes em cachorros domésticos. Quando o assunto são as doenças virais, o médico aponta para a parvovirose e a coronavirose, que são duas causas comuns para cachorro com dor de barriga.

Por fim, estresse, alimentação pouco saudável e/ou mudanças bruscas nos hábitos alimentares também são motivo de atenção, podendo levar a inflamações gastrintestinais.

Como identificar um cachorro com dor

Sem dúvidas, cachorro com diarreia é um dos primeiros sinais associados à dor e ao desconforto abdominal, mas saiba esta não é a única maneira de como saber se o cachorro está com dor de barriga, pois, como dito, é uma doença clínica inespecífica. 

Inchaço abdominal, ou seja, barriga inchada e dura; apatia e outros sintomas desagradáveis também indicam que há algo de errado e devem ser levados a sério. Abaixo, destacamos alguns deles:

  • Mudanças de comportamento;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos (em alguns casos a dor de barriga deixa o cachorro com diarreia e vômito);
  • Abdômen enrijecido, com dor à palpação;
  • Perda de peso,
  • Dificuldade em evacuar.

cachorro doente

Ao notar qualquer um desses sintomas, assim como outros que fujam do habitual, procure imediatamente um veterinário. Sempre que possível, lembre-se de reportar a ele todos os sinais verificados a fim de facilitar o diagnóstico.

Diagnóstico e tratamento da dor de barriga em cachorros

“Durante a consulta com o médico-veterinário, é sempre bom falar sobre toda a rotina da casa e do pet”, orienta o Dr. Teófilo. Além disso, o veterinário também pode perguntar sobre a alimentação e as carteirinhas de vacinação e vermifugação.

“Como o motivo da consulta é o desconforto abdominal, é preciso relatar há quanto tempo o pet está apresentando o sintoma, se tem vômitos, diarreias (destacando aspecto e coloração), se há a possibilidade de ingestão de corpo estranho, se houve mudança na alimentação, entre outros”, completa o veterinário da Petz.

A partir dessas informações, o profissional poderá solicitar exames complementares, como hemograma, exame parasitológico de fezes, ultrassom e/ou radiografia abdominal, para identificar possíveis corpos estranhos. Nesse caso, o especialista dirá o que dar para cachorro com dor de barriga de acordo com a sua causa.

Prevenção da dor em cães

Ainda que não exista uma única causa para dor de barriga em cachorro, algumas medidas preventivas simples, adotadas no dia a dia, ajudam a evitar o problema, entre elas:

  • Garantir a vermifugação periódica do pet;
  • Seguir o calendário de vacinação anual;
  • Levar o pet para check-ups regulares no veterinário;
  • Promover uma alimentação de boa qualidade e sem mudanças repentinas;
  • Estimular a atividade física por meio de brincadeiras e de passeios,
  • Manter a casa e o quintal devidamente higienizados com desinfetantes específicos, como a amônia quaternária.

cachorro branco no veterinário

Após saber as possíveis causas de cachorro com dor de barriga, acesse o blog da Petz para outros conteúdos que garantirão o bem-estar do amigo de quatro patas!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *