Bem-Estar

Cachorro com medo de chuva: saiba como ajudar o pet

Publicado em 16 de junho de 2019

Tempo de leitura: 4min

Enquanto alguns cachorros ficam super entediados em dias úmidos e chuvosos, é comum encontrar cachorro com medo de chuva, que vive momentos de puro terror durante tempestades. É comum encontrarmos relatos de tutores que precisam ajudar seus amigos a superar o pavor dos dias chuvosos.

Mas, se pararmos para pensar, a personalidade de um cachorro combina mais com um dia quente ensolarado do que com uma tarde chuvosa e úmida, não é mesmo? Os cachorros são, no geral, animados e enérgicos, e adoram passear ao ar livre!

Para quem tem um cachorro com medo de chuva em casa, preparamos um guia que irá ajudá-lo a lidar com a fobia do pet!

cachorro com medo de chuva

Medo é coisa séria!

Claro, é de cortar o coração ver o cachorro com medo de trovão, de vento… Mas, no fundo, você sabe que as tempestades não farão mal algum a ele, certo? Bom, segundo especialistas, não é bem assim.

A médica-veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, explica que o medo pode estressar o pet, gerando traumas e problemas comportamentais. As chuvas são um pouco mais complicadas por um motivo simples: são impossíveis de se evitar.

Passar por esses momentos de terror de forma recorrente é muito desgastante. Cachorros mais velhos precisam de um cuidado ainda maior, visto que podem sofrer paradas cardiorrespiratórias ou outras complicações.

Descubra do que ele tem medo

O primeiro cuidado a se tomar para ajudar o seu cachorro com medo de chuva é observar seu comportamento durante um dia de tempestade. Você pode não entender porquê o cachorro tem medo de chuva, mas isso ajudará a entender de onde vem o medo, e facilitará na hora de combatê-lo!

Os principais sinais que um cachorro com medo de chuva pode apresentar durante tempestades são:

  • respiração ofegante;
  • coração acelerado;
  • nariz quente;
  • pupilas dilatadas;
  • salivação excessiva;
  • rabo entre as pernas,
  • orelhas e cabeça baixas.

Além disso, cachorros com medo tentam fugir ou se esconder, principalmente em um local que consideram seguro, como a cama ou o quarto do tutor. Se notar esses sinais em seu amigo, ele provavelmente tem problemas com a chuva, e o melhor é tentar ajudá-lo a lidar com esse medo.

cachorro com medo da chuva

Como tranquilizar o cachorro com medo de chuva?

A maior preocupação, quando notamos o pavor do pet, é descobrir como ajudar o cachorro com medo de chuva a passar por isso. Não precisa se desesperar! Existem algumas algumas técnicas fáceis de serem implementadas. Confira os quatro passos para ajudar o pet a lidar com o medo.

Mantenha-se tranquilo

Cachorros são sociáveis, e absorvem muitos dos estímulos exteriores. Por isso, o melhor a fazer quando se tem um cachorro com medo de chuva é ficar bem calmo durante uma tempestade.

“O tutor precisa passar segurança ao cão, mostrando que está tudo bem”, comenta a veterinária. Quando ele perceber que os outros membros da família não estão com medo, isso lhe trará mais segurança.

Não reforce este comportamento

Se o pet estiver com muito medo, é recomendado afastá-lo do estímulo. Leve-o para uma área mais tranquila da casa, onde ele possa descansar. A Dra. Carolina explica que “não é recomendado reforçar esse estado mental”.

Também não é recomendado abraçar, acariciar ou colocar no colo. “O cachorro precisa entender que não há o que temer”, completa a especialista.

Desvie a atenção

Ao perceber que está se formando uma chuva que poderá assustar seu amigo, desvie a atenção dele com uma brincadeira. Corra com o cachorro pela casa, jogue uma bolinha, ou traga seu brinquedo favorito. A intenção é que ele se distraia, e só perceba a chuva depois de um tempo.

Utilize a dessensibilização sistemática

A técnica mais eficaz para superar medos é a dessensibilização sistemática. Ela consiste em apresentar o objeto de medo, pouco a pouco, até que o pet consiga superá-lo. Para isso, é necessário entender o que causa o pânico.

cachorro medo chuva

“Pode ser um som alto, por exemplo”, comenta a Dra. Carolina. “Pouco a pouco, colocamos este barulho para o pet escutar, cada vez mais alto, de forma gradativa”, explica. Dessa forma, o cão vai criando coragem, e, logo estará pronto para enfrentar uma tempestade!

Com estes quatro passos simples, você poderá ajudar seu cachorro a ficar ainda mais valente. Afinal, cachorros sempre nos trazem carinho e alegria em momentos difíceis. Nada mais natural que retribuir!

As lojas Petz oferecem uma série de objetos como floral para cachorro com medo de chuva, além de calmantes e brinquedos para distrair o seu amigo nos momentos de medo. Encontre a Petz mais perto de você e faça uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog