O que pode ser cachorro com olho amarelo?

Postado por PETZ, em 15/11/2020

Bem-Estar
O que pode ser cachorro com olho amarelo?

Cachorro com olho amarelo, o que pode ser? Verdadeiras ferramentas de fofura, os olhinhos dos cachorros nos comunicam muitas coisas. É graças aos olhos pidões que muita gente não resiste e acaba oferecendo algum petisco. 

olhar cachorro amarelo

Entre outros aspectos, é também por meio da troca de olhares que fortalecemos o vínculo emocional com o cachorro, cujos benefícios, segundo estudos, podem ser vistos até na produção de ocitocina pelo organismo, o hormônio do amor.

De maneira mais preocupante, a estrutura ocular dos cães também pode sinalizar alguns problemas de saúde, por exemplo no caso de um cachorro com olho amarelados

Típico da icterícia, o olho de cachorro amarelado geralmente está associado a problemas hepáticos. Estes podem surgir como resultado de quadros que vão desde excesso de gordura no fígado até doenças infecciosas, com destaque para a temida leptospirose.

Por que os olhos dos cachorros podem ficar amarelados?

Diferentemente do que acontece conosco, nos olhos dos cachorros a esclera (parte branca dos olhos) não é visível para nós o tempo todo, mas é possível observá-la em algumas situações, como quando o cãozinho olha para o lado ou para cima. 

Quando isso acontece, notamos que, em condições normais, ela tem uma coloração bem clara, quase branca. Já no caso do cachorro com olhos e pele amarelada é sinal de icterícia, que, por sua vez, pode indicar problemas graves.

Cachorro com remela amarela no olho pode ser devido a uma substância chamada bilirrubina, que é resultado da degradação da hemoglobina presente nos glóbulos vermelhos. Tal degradação é normal e faz parte do processo natural de renovação das hemácias, sendo que, em condições normais, a bilirrubina é captada e metabolizada pelo fígado. 

Em seguida, ela é eliminada pelo trato digestivo por meio da urina e das fezes.  A icterícia ocorre quando há degradação anormal dos glóbulos vermelhos ou no caso de cachorro doente do fígado

Com isso, a bilirrubina fica acumulada no organismo, dando aos tecidos a coloração amarelada. Esta pode ser observada não apenas nos olhos como também em outras partes do corpo, como cachorro com olhos e gengivas amarelas, além da parte interna das orelhas.

cachorro bocejando

Conheça outros sintomas de cachorro com problema no fígado

Qualquer alteração repentina na aparência ou no comportamento dos cachorros deve servir de alerta para os tutores. No caso de problemas no fígado, eles representam riscos graves à saúde do cãozinho. 

Porém, como seus sintomas iniciais costumam ser discretos, muitos tutores acabam procurando ajuda apenas quando o problema já se agravou muito, o que dificulta o tratamento.

Além do amarelamento dos tecidos do corpo, com destaque para gengivas e esclera ocular, outros sinais de que seu amigo pode estar com alguma patologia no fígado são:

  • Apatia;
  • Cansaço
  • Falta de apetite;
  • Perda de peso;
  • Aumento da sede;
  • Febre,
  • Vômitos e diarreias.

Percebendo a persistência de um ou mais desses sintomas, leve o pet para uma consulta com o veterinário. Quanto antes for identificado o problema, melhor será o prognóstico.

Quais são as doenças que deixam os olhos amarelados?

Um dos motivos pelos quais é tão importante buscar ajuda profissional no caso do cachorro com secreção amarelada nos olhos  é o fato de a icterícia ser sintoma de uma série de problemas de saúde. 

Isso significa que, para reverter o quadro, é fundamental obter um diagnóstico preciso, o que só pode ser feito por um veterinário com a ajuda de exames. A seguir, listamos algumas doenças que têm os olhos amarelados como sintoma:

  • Leptospirose canina: causada por uma bactéria transmitida pela urina de animais infectados, costuma atingir o fígado e os rins, provocando insuficiência;
  • Babesiose: transmitida pela picada de carrapatos infectados, ataca os glóbulos vermelhos, levando à anemia. Também está associada à insuficiência renal;
  • Lipidose hepática: popularmente chamada de “fígado gordo”, a lipidose é caracterizada pelo acúmulo de gorduras nas células do fígado, atrapalhando as importantes funções desempenhadas pelo órgão,
  • Intoxicação: algumas substâncias presentes em certos alimentos podem acabar sobrecarregando e prejudicando o fígado. 

consulta veterinário

Suspeita que seu amigo pode estar com algum problema de saúde? Agende agora uma consulta para ele na clínica Petz ou Seres mais próxima a você.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *