Cachorro com olho inchado: conheça os riscos e a importância da atenção veterinária
Publicado em 25 de setembro de 2025Tempo de leitura: 5min

Os motivos para um cachorro com olho inchado são diversos. As causas variam das mais simples até as mais graves, demandando bastante atenção por parte dos responsáveis.
Confira o que pode ser o inchaço no olho do cachorro, quando buscar ajuda profissional, o que fazer para evitar problemas e como ficar atento à saúde do animal.
Cachorro com olho inchado: possíveis causas
Os olhos dos cães são bastante sensíveis e propensos a vários problemas de saúde, especialmente em raças braquicefálicas, que possuem globos oculares mais proeminentes. Afinal, o que pode causar um cachorro com olho inchado?
Se você já se questionou “meu cachorro está com o olho inchado, e agora?”, saiba que as causas mais comuns observadas na rotina veterinária incluem problemas congênitos, traumatismos, alergias, infecções e alterações na pálpebra ou na conjuntiva.
Um cachorro com olho inchado e remelando também pode apresentar lacrimejamento excessivo e dificuldade para abrir ou fechar as pálpebras. Esses sintomas variam de acordo com a causa do problema. A seguir, conheça algumas das principais causas.
Causas congênitas
Nesse caso, o cachorro nasce com o agente causador. Alguns casos são hereditários; por isso, certas raças são mais propensas a doenças congênitas oculares. Entre as possíveis condições, estão:
- cílios ectópicos ou distiquíase: ocorrem quando os cílios crescem no local ou na direção errada (para dentro do olho). Ao entrarem em contato com o globo ocular, podem causar irritações e lesões na córnea. Raças como Lhasa Apso, Shih Tzu, Buldogue Inglês e Pug são mais afetadas;
- entrópio: também conhecida como pálpebra invertida, acontece quando há uma inversão total ou parcial da pálpebra, aumentando o atrito dos cílios com o globo ocular. É mais comum em raças como Pug, Buldogue Inglês, Shar Pei, Chow Chow e Yorkshire;
- lagoftalmia: refere-se à dificuldade de fechar completamente as pálpebras. Pode ser congênita ou resultar de outros problemas de saúde, como lesão orbital ou paralisia do nervo facial. Além de expor mais a córnea, a condição prejudica a umidificação dos olhos, deixando-os secos.
Lesões ou traumatismos
Todos os cães estão sujeitos a acidentes que podem afetar a região dos olhos. No entanto, devido à anatomia com olhos mais proeminentes, os cães braquicefálicos, como Shih Tzu e Pug, são mais propensos a lesões e traumatismos.
Arranhões, mordidas, lacerações e até queimaduras são acidentes que podem danificar uma ou mais estruturas dos olhos, causando inchaço. Por isso, mantenha o ambiente do cachorro livre de objetos perigosos e passeie com o pet apenas usando a guia.
Corpos estranhos nos olhos
A presença de corpos estranhos nos olhos, como gramíneas, areia ou farpas, também pode causar fricção. Isso pode machucar a córnea, resultando em lesões e traumas.
Nesses casos, é possível observar o cachorro com olho inchado, lacrimejando e piscando mais do que o normal. Esse problema geralmente afeta apenas um olho.
Alergias
Reações a alérgenos no ambiente são outra causa possível. O cão apresenta inchaço e coceira no globo ocular, que também pode estar vermelho e lacrimejante, com secreção aquosa clara, dependendo da origem alérgica.
As alergias do cachorro com olho inchado podem ser alimentares, reações a picadas de insetos (abelhas, pulgas, formigas etc.) ou a alérgenos presentes no ambiente (pólen e produtos tóxicos, como alvejantes, por exemplo).
Infecções e inflamações
Outra resposta para o que pode deixar um cachorro com olho inchado e vermelho são as infecções. Elas podem inflamar as conjuntivas e outras estruturas oculares, causando a vermelhidão.
Essas condições podem ser originadas por diversos tipos de agentes: bacterianos (Staphylococcus e Streptococcus), virais, fúngicos e parasitários. As duas infecções mais comuns são conjuntivite e uveíte.
Conjuntivite
Como o nome indica, a conjuntivite é caracterizada pela inflamação das conjuntivas. Pode ser causada não apenas por agentes infecciosos, mas também por outros fatores, como traumas, ressecamento ocular ou presença de corpo estranho.
O animal fica com o olho inchado e com vermelhidão intensa, podendo apresentar lacrimejamento, sensibilidade à luz e coceira. A remela é outro fator comum, mas nem sempre ocorre na conjuntivite.
Uveíte
A uveíte é a inflamação da região uveal dos olhos, composta por íris, membrana coroide e corpo ciliar. Em outras palavras, é uma estrutura que envolve toda a região ocular. A evolução da condição causa dor intensa, coceira e sensibilidade à luz.
Em casos mais graves, pode formar coágulos de sangue que podem levar à perda de visão. Assim como a conjuntivite, a uveíte pode ter outras origens, surgindo frequentemente como sintoma secundário de doenças sistêmicas ou imunomediadas.
Diagnóstico e tratamento
Ao pensar “o olho do meu cachorro está inchado e não sei o que fazer”, o primeiro passo é manter a calma. Se notar qualquer sintoma desse tipo, procure atendimento veterinário para o pet o mais rápido possível. O diagnóstico é realizado por meio de uma análise clínica e de exames complementares.
Muitas vezes, é necessária a participação de um veterinário especializado em oftalmologia. O tratamento depende da causa. Ele pode ser feito apenas com medicamentos, mas alguns casos podem exigir cirurgia para a correção de defeitos congênitos, como o entrópio.
Após conhecer as possíveis causas de cachorro com olho inchado, conte com a Clínica Veterinária Seres para conseguir a ajuda que o seu animal precisa. Confira qual é a unidade mais próxima de você.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Deixe um comentário