Bem-Estar

Cachorro com remela verde nos olhos é grave?

Publicado em 11 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

A remela ou a ramela é uma substância naturalmente produzida pelos olhos, principalmente durante o sono. Nem sempre, ela indica um problema de saúde. Entretanto, é sempre importante ficar atento ao notar o cachorro com remela verde nos olhos.

cachorro olhando para cima.

Se o olho do cachorro ramelando abundantemente produz remela verde, por exemplo, pode ser um sinal de alerta! Por isso, se você percebeu que o peludo está com uma secreção esverdeada no olho, continue lendo. Saiba o que pode deixar o cachorro com remela verde nos olhos.

O que as remelas são?

Quem nunca acordou com aquela areinha no olho após uma boa noite de sono? As remelas são naturais e ocorrem em tipos de mamíferos, inclusive o cão! Os olhos são órgãos extremamente delicados, por isso, precisam sempre estar úmidos para funcionarem bem.

Por isso, há a produção constante de uma substância lubrificante. No período do sono, a produção desse lubrificante é alterada, o que o deixa mais mucoso. Com a própria evaporação natural dessa substância, surge a remela.

No entanto, se a remela no olho do cachorro aparecer em excesso, pode indicar um sintoma de um problema de saúde. Para saber identificar as doenças, fique atento aos sinais abaixo!

Remelas: quando são sintomas?

Alergias, irritações ou infecções podem provocar o excesso de remela no olho do cachorro. Convidamos a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, para informar quais características devem ser sinais de alerta para os tutores.

  • O excesso de remela em cachorro é um sinal. É normal ter que limpar os olhos do peludo de vez em quando. De acordo com a especialista, se você precisa higienizar a área dos olhos mais de uma vez por dia, é necessário buscar ajuda de um veterinário;
  • A secreção natural é transparente ou amarelo bem claro. Por isso, um cachorro com secreção nos olhos é um sinal de alerta. De acordo com a veterinária, não só a remela verde no olho do cachorro, mas marrom ou amarelo-escuro, deve ser analisada por um profissional da saúde;
  • Outro ponto de atenção é a textura da remela. Se o cachorro com remela verde nos olhos estiver com a secreção muito grossa e espessa, como um catarro, talvez, ele esteja com uma infecção. Nesse caso, é necessário levá-lo para uma consulta veterinária.

Remela verde: o que pode ser?

Como mencionamos, a coloração é um dos pontos de atenção quando o assunto é secreção ocular. No caso de cachorro com secreção verde nos olhos, especialistas alertam para o risco de enfermidades contagiosas.

De acordo com a Dra. Heloísa Souza, geralmente, os tons escuros e esverdeados estão relacionados à infecção bacteriana. Esse tipo de problema, relativamente comum, gera uma doença muito conhecida: a conjuntivite.

A veterinária explica que esse quadro ocorre quando há inflamação na conjuntiva, um tecido na parte interna da pálpebra. Nesse caso, um dos sintomas é o cachorro com remela verde nos olhos.

A ceratoconjuntivite seca, também chamada de olho seco, é uma doença ocular que pode cronificar e comprometer a visão do pet. Caracteriza-se pela deficiência na qualidade e na produção da lágrima. Causa grande desconforto pelo ressecamento e inflamação da córnea e da conjuntiva.

médico-veterinário verificando os olhos de cachorro.

Nesses casos, é comum o cachorro apresentar blefaroespasmo, a contração involuntária da pálpebra, protrusão da terceira pálpebra, secreção ocular purulenta e esverdeada e olho irritado e vermelho.

Cachorro com remela verde: como tratar

A remela verde é um sintoma comum das infecções. Por isso, fique atento e busque um veterinário o mais rápido possível. O especialista vai realizar o diagnóstico, analisando características como coloração e textura da secreção, entre outras. Ele também pode realizar exames complementares.

Geralmente, essa etapa envolve higienizar a região com frequência, além de aplicar colírios específicos para pets (prescritos pelo veterinário). É importante lembrar que, mesmo que não seja uma doença grave, merece toda a atenção.

Caso não seja tratada da forma correta, a doença ocular pode trazer graves consequências para o cãozinho, como a úlcera de córnea. Assim, o melhor remédio para o cachorro com remela verde nos olhos é a ajuda de um profissional.

Como limpar remela de cachorro

Mesmo que a remela não seja algum problema de saúde, provavelmente, você terá que limpar os olhos do seu peludo com certa frequência. Abaixo, há recomendações sobre como limpar remela de cachorro de forma segura e prática.

  • Utilize um algodão molhado em água limpa;
  • Higienize a região de forma delicada;
  • Tome cuidado para não encostar nada no olho do pet, já que esse contato pode gerar irritações;
  • Não pingue colírios nem outros produtos para humanos. Toda medicação deve ser indicada por um veterinário.

Seguindo as recomendações de como limpar a remela do olho do cachorro, é possível fazer o procedimento até no banho do peludo. Caso a remela esteja abundante ou tenha coloração diferente, leve-o o quanto antes ao veterinário.

close em olho de cachorro.

Na Petz, você encontra todos os produtos para fazer a limpeza e o tratamento do cachorro com remela verde nos olhos. Para continuar acompanhando artigos como este e informando-se sobre assuntos relacionados ao bem-estar do seu pet, conte com o nosso blog!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog