Cachorro com remela verde nos olhos: o que pode ser?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 21, 2021

Bem-Estar
Cachorro com remela verde nos olhos: o que pode ser?
Tempo de leitura: 4 minutos

A remela é resultado de um processo de umidificação dos olhos e nem sempre indica um problema de saúde. Entretanto, é sempre importante ficar atento ao notar o cachorro com remela verde nos olhos.

cachorro triste

Cachorro com remela verde nos olhos, por exemplo, pode ser um sinal de alerta! Por isso, se você percebeu que o amigo está com uma secreção esverdeada, continue lendo. Saiba, aqui, o que pode deixar o cachorro com remela verde nos olhos.

O que são as remelas? 

Quem nunca acordou com aquela areinha no olho após uma boa noite de sono? As remelas são naturais a diversos tipos de mamíferos, inclusive os cães! Nossos olhos são órgãos extremamente delicados e, por isso, precisam estar úmidos para funcionarem bem. 

Para isso, contamos com uma secreção que ocorre durante todo o tempo, mesmo quando estamos dormindo. A remela nada mais é do que o excesso dessa secreção, que acaba se acumulando e secando em algumas regiões dos olhos. 

Porém, quando a reclamação é “meu cachorro está com remela verde nos olhos”, isso pode indicar um sintoma de um problema de saúde. Para saber identificar as doenças, fique atento aos sinais abaixo! 

Remelas: quando elas são um sintoma? 

Apesar de completamente naturais, as remelas também podem ser o sintoma de algumas doenças. Alergias, irritações ou infecções podem influenciar a secreção ocular em cães. Convidamos a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz, que informou quais características devem ser um sinal de alerta para os tutores. 

Excesso de secreção ocular em cães: é normal ter que limpar os olhos do seu peludo de vez em quando. Mas o excesso de remelas também é sintoma de doenças. De acordo com especialistas, se você precisa higienizar a área dos olhos mais de uma vez por dia, é necessário buscar ajuda de um veterinário. 

  • Coloração: a secreção natural é transparente ou de um amarelo-claro. Por isso, um cachorro com secreção nos olhos é um sinal de alerta. De acordo com a veterinária, remelas verdes, marrons ou amarelo-escuras devem ser analisadas por um profissional da saúde; 
  • Textura: outro ponto de atenção é a textura da remela. Se ela estiver muito grossa e espessa, talvez seu pet esteja com uma infecção. Nesse caso, é necessário levá-lo pet para uma consulta veterinária. 

cachorro na piscina de bolinha

Remela verde: o que pode ser? 

Como vimos, a coloração é um dos pontos de atenção quando o assunto é secreção ocular. No caso de remela verde em cachorro, especialistas alertam para o risco de enfermidades contagiosas. 

De acordo com a Dra. Heloísa Souza, os tons escuros e esverdeados geralmente estão relacionados à infecção bacteriana. Esse tipo de problema, que é relativamente comum, gera uma doença muito conhecida por nós: a conjuntivite. 

A veterinária explica que esse quadro ocorre quando há inflamação na conjuntiva, um tecido na parte interna da pálpebra. Nesse caso, um dos sintomas é a remela verde no olho do cachorro

Cachorro com remela verde: como tratar

A remela verde é um sintoma comum às infecções. Por isso, fique atento e busque um veterinário o mais rápido possível. O especialista irá realizar o diagnóstico, analisando características como coloração e textura da secreção. Caso desconfie de conjuntivite, um tratamento especial será necessário. 

Essa etapa geralmente envolve higienizar a região com frequência, além da aplicação de colírios específicos para pets (prescritos pelo veterinário). É importante lembrar que mesmo que não seja uma doença grave, a conjuntivite merece toda a atenção dos tutores.

Caso não seja tratada da forma correta, ela pode trazer graves consequências para o cãozinho, como por exemplo uma úlcera de córnea. Assim, o melhor remédio para a remela de cachorro é buscar a ajuda de um profissional.

Como limpar remela de cachorro

Não é sempre que a remela indica um problema de saúde. Se você tem um peludo em casa, provavelmente terá que limpar seus olhos com certa frequência. Abaixo, há recomendações sobre como limpar remela de cachorro de forma segura e prática: 

  • Utilize um algodão molhado em água limpa;
  • Higienize a região de forma delicada,
  • Tome cuidado para não encostar no olho. Esse contato pode gerar irritações, 
  • Não pingue colírios para humanos ou outros produtos. Toda medicação deverá ser indicada por um veterinário. 

Seguindo as recomendações de como limpar remela de cachorro acima, você pode fazer o procedimento inclusive durante o banho do cachorro. Lembre-se que quando o assunto é saúde, quanto antes iniciarmos o tratamento, melhor. 

cachorro deitado

Por isso, leve seu pet regularmente ao veterinário e, caso desconfie de alguma doença, não hesite em marcar uma consulta extra. E para continuar acompanhando artigos como esse e se informando sobre assuntos relacionados ao bem-estar do seu pet, conte com o blog da Petz!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *