Bem-Estar

Cachorro com respiração ofegante: o que pode ser?

Publicado em 27 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Geralmente, os amigos de quatro patas adoram gastar energia. Logo, ficam com a língua para fora, tentando recuperar o fôlego! Por isso, não é incomum encontrar um cachorro com respiração ofegante.

cachorro com a boca aberta

Porém, em alguns casos, esse pode ser um sinal de alerta. Um cachorro com respiração ofegante todo o tempo pode estar com problemas de saúde, sendo necessário consultar um veterinário. 

Porém, não se preocupe! Não é porque o seu cachorro está ofegante que pode ser algo ruim. Para te ajudar a identificar isso, preparamos um guia com tudo sobre a respiração do cão e o que fazer para solucionar esse problema respiratório. Confira!

Entendendo a respiração do cão

Se você tem um peludo em casa, provavelmente, já reparou que é comum encontrar o cachorro ofegante. A Dra. Heloísa Souza, veterinária da Petz, explica que, no caso do peludo, a respiração possui uma segunda função: atuar como um regulador de temperatura. 

“A principal função do suor é a troca de calor com o ambiente. Contudo, um cão não soa como um humano. Assim, a troca de calor dele ocorre pela respiração”, comenta. Ou seja: a respiração ajuda nos dias mais quentes!  

Cachorro com respiração ofegante: causas naturais

Muitos tutores ficam preocupados quando observam o cachorro muito ofegante. Entretanto, a Dra. Heloísa reforça que esse nem sempre é um sinal de alerta. Em alguns casos, é comum que o amigo fique um pouco esbaforido:

  • dias de calor intenso; 
  • após exercícios;
  • durante brincadeiras; 
  • em situações de estresse;
  • em momentos de muita alegria. 

Isso não significa que você não deve fazer nada ao encontrar o cachorro com respiração ofegante. É aconselhado tranquilizar o pet e tentar descobrir a origem da afobação do peludo, trabalhando para resolver o problema. 

Cachorro com respiração ofegante: quando é um problema

Em alguns casos, um cachorro com respiração ofegante pode precisar de ajuda. A Dra. Heloísa listou alguns pontos aos quais os tutores devem ficar atentos em relação ao comportamento do peludo:

  • cachorro fica ofegante sem motivo aparente;
  • pet não consegue normalizar a respiração após algum tempo;
  • tosse;
  • língua arroxeada;
  • fraqueza;
  • apatia;
  • incapacidade de ficar em pé ou movimentar-se;
  • desmaios;
  • vômitos;
  • agitação. 

Se perceber o cachorro ofegante e inquieto ou com algum dos sintomas acima, considere que ele pode estar sofrendo com alguma condição de saúde. A Dra. Heloísa reforça que alguns sinais indicam emergência, e o veterinário deve ser procurado o mais rápido possível.

Cachorro ofegante: o que pode ser?

A respiração cansada é um sintoma genérico, que pode ser sinal de diversas condições. Por isso, é necessário observar outros indícios, como cachorro com barriga inchada e respiração ofegante, para identificar qual é o problema do peludo.

cachorro olha para cima

O mais indicado é buscar ajuda de um profissional, que poderá realizar um check-up, identificando a origem desse comportamento de cachorro ofegante e o que pode ser. A Dra. Heloísa relatou as principais doenças associadas a esse sintoma:

  • cachorro ofegante e tremendo: muitas vezes, indica uma alteração no sistema nervoso central. Uma das causas comuns é a intoxicação, sinal de que o pet ingeriu algo venenoso. Entretanto, qualquer condição neurológica pode gerar o sintoma;
  • cachorro ofegante e com a língua roxa: indica falta de oxigenação. Significa que a respiração do pet não é eficiente. Pode ser sintoma de um problema cardiovascular; 
  • cachorro ofegante e inquieto: pode ser tanto uma condição nervosa quanto estresse. Observe quanto tempo o comportamento dura, além de outros sinais, como tremores e dificuldade de locomoção; 
  • cachorro ofegante e tossindo: pode estar associado a um colapso na traqueia. Muito comum em pets pequenos, como a raça Yorkshire, essa condição causa dificuldades na respiração no pet, que tosse para liberar a garganta e conseguir respirar. 

Os quadros acima são os mais comuns em cachorro com respiração ofegante. Entretanto, é fundamental buscar ajuda de um médico-veterinário. Somente o profissional pode realizar exames e chegar a um diagnóstico preciso, receitando o tratamento mais indicado. 

Como ajudar seu amigo

Se você perceber que seu companheiro de quatro patas está um tanto esbaforido, o primeiro passo é analisar a situação e o ambiente. Caso não note nada que justifique o comportamento do cãozinho, observe se ele apresenta outros sintomas, como dificuldade de locomover, língua arroxeada ou apatia. 

Se notar algum problema, procure um veterinário o mais rápido possível. Em alguns casos, isso significa que o peludo não consegue respirar e precisa de ajuda imediata. 

A Dra. Heloísa ainda destaca os perigos dos remédios caseiros para cachorro ofegante: “não há controle em relação à dosagem ou aos efeitos colaterais. Além disso, muitas vezes, eles não apresentam os efeitos desejados, representando riscos de intoxicação”.

cachorro com a língua para fora

Lembre-se que seu melhor amigo merece sempre o melhor. Pensando nisso, o que acha de acessar o site da Petz e conferir o nosso catálogo completo, previamente selecionado para os nossos clientes? Venha ver!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog