Bem-Estar

Cachorro comendo terra? Entenda o que pode ser

Publicado em 16 de março de 2021

Tempo de leitura: 4min

Por serem muito curiosos, os cãezinhos acabam aprontando algumas travessuras, como comer alguns objetos que não deveriam ou até mesmo cavando buracos no jardim. Mas se você flagrar o seu cachorro comendo terra, saiba que esse pode ser um sinal de alerta, e não uma simples curiosidade do seu amiguinho. cachorro comendo terra

Esse comportamento pode estar diretamente ligado a alguma coisa errada com a saúde do peludo. Se você está se perguntando “por que o cachorro come terra”, continue a leitura desse conteúdo e confira três principais causas para isso. 

Três principais causas para o cachorro comer terra

Ainda mais curiosos quando novinhos, alguns cachorros filhotes podem acabar comendo terra por curiosidade, mas quando o comportamento se torna frequente ou o seu amiguinho não é mais um filhote, vale a pena ligar um sinal de alerta. 

Há algumas razões pelas quais o cachorro come terra, e algumas delas estão relacionadas à saúde do animalzinho. Três das razões mais comuns para esse comportamento são:  

1. Deficiência de vitaminas e minerais

Quando o cachorro come terra, uma das razões pode ser por deficiência de vitaminas e minerais. Assim como nós, os bichinhos também dependem de uma série de vitaminas e minerais para se manterem saudáveis. Geralmente obtidos a partir da alimentação, esses nutrientes auxiliam no bom funcionamento do organismo. 

Porém, se você flagrou o seu cachorro comendo terra por algumas vezes, vale a pena consultar o veterinário e se informar sobre a ração escolhida para o peludo. Rações de qualidade, em especial aquelas do tipo super premium, já oferecem a quantidade adequada de vitaminas e de minerais de acordo com a idade e porte do pet. 

2. Parasitas intestinais

Outra razão que pode justificar o cachorro comendo terra são parasitas intestinais que, assim como a dieta inadequada, influenciam na quantidade de nutrientes do animalzinho.

Por isso, além de cuidar da alimentação, é importante sempre garantir que o seu amigo de quatro patas tome vermífugos regularmente, de acordo com a indicação do médico-veterinário. Assim, além de se manter saudável, o cachorro que come terra pode parar com esse comportamento.  cachorro comendo terra

3. Problemas psicológicos

Cachorro comendo terra pode significar que o animalzinho está entediado ou até mesmo deprimido. Assim como nós, os bichinhos também passam por situações de estresse e tristeza, o que acaba afetando o psicológico deles. 

Alguns casos muito comuns são os de petz que passam muito tempo sozinho, ou em locais pequenos e fechados, como apartamentos. Com isso, eles podem acabar desenvolvendo alguns comportamentos inusitados, como laber as patas em excesso ou comer o que não devia, como terra. 

O que fazer quando o cachorro come terra?

Meu cachorro está comendo terra. O que fazer para mudar esse comportamento?” 

Se o cachorro está comendo terra, é importante buscar por alternativas que interrompa, imediatamente, esse comportamento. A terra contém substâncias nocivas para os bichinhos, que podem causar graves doenças a eles. Para isso, recorra a um veterinário. Ele investigará a rotina e alimentação do cãozinho. 

Em caso de deficiência nutricional, se ela for resultado de uma alimentação pobre em nutrientes, a solução é uma mudança na dieta, orientada pelo veterinário. Ou se o problema for a absorção, ele poderá recomendar o uso de vermífugos ou outros medicamentos que ajudem a tratar a doença que está causando a condição.

Por último, se todas as causas físicas forem descartadas e o veterinário identificar que se trata de um comportamento de cachorro de origem psicológica, é indicado fazer mudanças na rotina do pet. cachorro comendo terra

Agora que você conhece algumas razões que justificam o seu cachorro estar comendo terra,  certifique-se de levar seu animal ao veterinário para um diagnóstico completo. Quer mais dicas sobre o pet? Confira o blog da Petz e fique por dentro de notícias e curiosidades sobre o mundo animal! 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog