O cachorro cresce até que idade? Descubra aqui

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 4, 2021

Bem-Estar
O cachorro cresce até que idade? Descubra aqui
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma dúvida que todo tutor tem em relação ao amigo de quatro patas é: “O cachorro cresce até que idade?”. Isso porque o tamanho do seu companheiro é importante para entender se ele terá espaço suficiente para brincar.

filhote de cachorro na cama

O cão de porte grande, por exemplo, em um apartamento, pode não ser uma ideia interessante. Afinal, você terá que sair todos os dias para dar longos passeios para que ele possa gastar suas energias. O mesmo acontece com os animais de pequeno e médio porte, que são ideais para casas menores.

Ficou interessado e quer saber até que idade um cachorro cresce? Nos tópicos abaixo, listamos algumas informações importantes que irão te ajudar a identificar algumas características importantes. Veja!

O tamanho do seu animal influencia

Quando o cachorro é filhote, na maioria das vezes, seu tamanho não importa, assim como o tempo que leva até ele atingir a altura máxima. Assim, se você não quiser se surpreender, saiba que a primeira coisa à qual você pode se atentar é o porte do seu cão. Isso porque:

  • raças pequenas: aos três meses, o cachorro atinge metade do seu tamanho. Depois de sete meses, ele se multiplica em quase 20 vezes;
  • raças médias: mesmo que seja difícil definir uma média, em geral, esse porte de cachorro para de crescer com dez meses e ainda possui o peso 50 vezes maior do que quando nasce;
  • raças grandes: esses cachorros tendem a demorar mais para atingir seu tamanho máximo se compararmos com os portes de cima, já que eles continuam a se desenvolver até os 15 meses;
  • raças gigantes: são cães que também levam mais tempo para se desenvolverem, cerca de 18 a 24 meses.

Porém, vale lembrar que quando você se pergunta “o cachorro cresce até que idade?”, a genética também é um fator importante para levar em consideração. Por isso, uma dica é conhecer os pais do seu mais novo companheiro.

A raça também influencia

Outra curiosidade sobre cachorro é que a raça também é um grande fator no tempo que o animal para de se desenvolver. Quer alguns exemplos? Confira nos tópicos abaixo.

  • Pequinês macho cresce até 12 meses e a fêmea 9 meses;
  • Rottweiler cresce até 12 meses;
  • Yorkshire terrier cresce até os 8 meses;
  • Pastor Alemão cresce até os 12 meses;
  • Chihuahua cresce até 8 meses.

cachorro marrom na cama

Fases de crescimento do seu filhote

“O cachorro cresce até que idade?”. Encontrar a resposta para essa pergunta é mais que uma questão de preparar o espaço para a sua chegada, mas também para organizar o orçamento.

Isso porque, assim como um bebê, os filhotes precisam de atenção 24 horas do dia. Afinal, os tutores são responsáveis por dar mamadeira, estimular as suas necessidades, além de garantir que eles se mantenham quentes, principalmente quando a mãe não está por perto. A seguir, explicamos quais são as fases de crescimento.

Primeiras semanas

As primeiras semanas do filhote são as mais cruciais, já que é nesse momento que o sistema imunológico do animal passa a ser estimulado, principalmente pela amamentação. Por isso, é muito importante mantê-lo quente e bem alimentado, evitando qualquer tipo de doença.

Um mês

É no primeiro mês do cachorro que o seu peso se multiplica por quatro. Isso se deve ao nascimento dos dentes, que torna mais fácil a degustação de outros alimentos além do leite materno.

Agora, se você estiver criando o filhote sem a mãe, lembre-se que é ainda mais essencial o acompanhamento de um veterinário. O especialista irá indicar os cuidados, assim como acompanhar o desenvolvimento do seu amigo de quatro patas.

Três a cinco meses

A partir dos três meses, os cães costumam evoluir rapidamente, independentemente do porte. Por isso, é importante ficar atento à sua dieta, já que os nutrientes necessários para o seu corpo irão dobrar.

Inclusive, entre os três e os cinco meses, você já pode parar de hidratar a comida para que ela fique pastosa. Afinal, ele já estará pronto para começar rações para filhotes.

Oito a dez meses

Assim que os cães de porte pequeno e médio atingem os oito e dez meses, seu crescimento diminui, porém, as raças maiores continuam a crescer de maneira constante.

Se o seu cão é gigante, lembre-se de que o seu limite só é atingido aos 24 meses, ou seja, dois anos depois do seu nascimento. Por isso, não tenha pressa e espere que o cachorro cresça em seu tempo.

Os SRD seguem o mesmo tipo de crescimento?

Caso não tenha espaço suficiente para um cachorro grande e tenha medo de adotar um SRD (Sem Raça Definida), saiba que você pode pedir um teste de DNA ao seu veterinário.

Agora, se você conhece os pais do seu animal, é mais fácil “prever” seu desenvolvimento, já que os vira-latas tendem a ficar do mesmo tamanho. Ou seja, é o mesmo raciocínio que outros animais.

cachorro preto

Viu como é simples encontrar a resposta para “cachorro cresce até que idade”? Depois de entender mais sobre isso e ter o seu animalzinho em casa, não deixe de conferir o site da Petz para manter o seu pet saudável com produtos de qualidade. Confira.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *