Cachorro dormindo: conheça o significado de cada posição

Postado por PETZ, em Atualizado em Aug 3, 2020

Bem-Estar
Cachorro dormindo: conheça o significado de cada posição
Tempo de leitura: 4 minutos

Os cães que nos perdoem a superexposição, mas como não observar — e não querer fotografar! — cachorro dormindo? Não à toa, fotos desse tipo pululam em redes sociais, como o Instagram. Enroladinhos no próprio corpo, de barriga para cima e em diversas outras posições, pets em sono profundo são fofos, engraçados e até nos dão certo conforto. 

cachorro deitado dormindo

Além disso, quem observa como cachorro dorme logo tem a impressão de que o melhor amigo não tem nadinha com que se preocupar. Felizmente, para quem gosta de observar o sono dos justos, os cães são muito dorminhocos em comparação a nós. 

Dependendo da idade e do estado de saúde, cachorros podem dormir entre 12 e 14 horas por dia. E o legal é que, assim como a gente, a posição que cachorro dorme é sempre diferente. Mas você sabe o que cada posição significa? É hora de descobrir!

1. Cachorro dormindo de lado

É uma das posições de cachorro dormindo mais comuns, o que é um ótimo sinal. Geralmente adotada pelo pet durante sonos profundos, nessa posição os músculos ficam completamente relaxados, e os órgãos vitais, como coração e vísceras, ficam expostos. 

Sendo assim, se o seu amigo não tem problemas em dormir dessa maneira é porque se sente muito seguro e confortável ao seu lado. Algo muito bacana de saber, não é mesmo?

Bastante versátil, o cachorro dormindo de lado também deixa a barriga parcialmente ventilada. Isso ajuda a refrescar o pet na medida certa, sendo uma posição muito comum em qualquer época do ano. 

Tudo isso sem contar que, ao permitir o relaxamento dos músculos, a posição contribui para noites de sono mais reparadoras. Portanto, para mais comodidade, invista em uma caminha espaçosa.

2. Cachorro dormindo de barriga para baixo

Trata-se de uma posição muito adotada pelos cães durante os cochilos rápidos. A partir dela, o pet consegue se reerguer rapidamente em caso de necessidade. Isso explica por que é uma das posições mais comuns durante o dia e/ou quando há movimento no ambiente. 

Dessa forma, um cachorro dormindo de barriga para baixo significa: “Estou descansando um pouco, mas levanto num segundo para brincar, passear ou se me sentir ameaçado”. 

cachorro deitado com a língua de fora

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura. 

Com o tempo, no entanto, o chão se torna mais quente devido ao calor do próprio pet. Nos dias mais quentes, um tapete gelado, como os que você encontra em lojas especializadas, se mantém fresquinho e ajuda a refrescar o cachorro.

3. Cachorro dormindo enrolado: a famosa posição bolinha

Uma das posições mais fofas posições de cachorro dormir, a posição bolinha é confortável e útil para regular a temperatura corporal do seu amigo, mantendo-o aquecido. 

Em geral, é uma posição muito querida por filhotes, já que eles são mais friorentos nessa fase. Porém, é comum durante toda a vida do pet, em especial nos dias frios, ou mesmo em temperaturas amenas, caso seu amigo seja friorento. 

Nessa posição, muitos cães também se sentem mais aconchegados e protegidos. Nesse sentido, cães que preferem dormir de “bolinha” podem preferir camas ovaladas e com bordas mais altas, que “abraçam”. 

4. Cachorro dormindo de barriga para cima

Talvez essa seja a posição mais engraçada de cachorro dormindo. Além disso, quando o cachorro dorme de barriga para cima indica que o pet se sente muito seguro no ambiente. Afinal, de que outra maneira ele deixaria seus órgãos vitais tão completamente expostos?

Assim como manter a barriga encostada em chão frio, a posição de cachorro que dorme de barriga para cima também é boa e muito comum em dias quentes. Ela mantém a barriga ventilada e evita o superaquecimento da região devido ao contato prolongado com certas superfícies, como o tecido da própria cama. 

5. Cachorro “aninhado” no colo do tutor

Embora seja algo menos comum, muitos cães gostam de dormir “aninhados” no colo do tutor. Em especial os filhotes, pois isso faz com que se sintam mais seguros. É sinal de que confiam e de que gostam muito de você.

 Outro motivo para um cachorro querer dormir no colo do tutor é regular sua temperatura corporal. Ao ficar encostadinho em você, o pet se aproveita do calor do seu corpo para se manter quentinho. Por isso, é mais comum um cão pedir colo nos dias frios. 

cachorro dormindo

Quanto a seu filho de quatro patas, qual é a posição preferida dele para dormir? Conte para nós aqui nos comentários! E depois de conferir este conteúdo sobre cachorro dormindo, confira o blog da Petz para ter acesso a outras informações sobre bem-estar animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *