Bem-Estar

Cachorro dormindo: conheça o significado de cada posição

Publicado em 06 de junho de 2022

Tempo de leitura: 5min

Apesar da superexposição, como não fotografar um cachorro dormindo? Não à toa, fotos assim estão em todas as redes sociais. Enroladinhos no próprio corpo, de barriga para cima e em outras posições, pets em sono profundo são fofos, engraçados e trazem a sensação de conforto.

cachorro deitado dormindo

Além disso, quem observa como cachorro dorme tem a impressão de que o melhor amigo não se preocupa com nadinha. Felizmente, para quem gosta de observar o sono dos justos, um cão é muito dorminhoco em comparação ao tutor. 

Dependendo da idade e do estado de saúde, um cachorro pode dormir entre 12 e 14 horas por dia. O legal é que, assim como os humanos, a posição que o cachorro dorme é sempre diferente. Você sabe o que cada uma delas significa? Elas podem revelar alguma característica sobre o pet. É hora de descobrir!

1. Cachorro dormindo de lado

É muito comum encontrar cachorro dormindo assim, o que é um ótimo sinal. Geralmente adotada pelo pet durante sonos profundos, nessa posição, os músculos ficam completamente relaxados, e os órgãos vitais, como coração e vísceras, ficam expostos. Inclusive, é comum que os cães sonhem quando estão desse jeito. 

Sendo assim, se o seu amigo não tem problemas em dormir dessa maneira, é porque ele se sente muito seguro e confortável ao seu lado. Além disso, essa é uma forma do animalzinho demonstrar que se sente feliz e relaxado naquele ambiente. Algo muito bacana de saber, não é mesmo?

Bastante versátil, o cachorro dormindo de lado também deixa a barriga parcialmente ventilada. Isso ajuda a refrescar o pet na medida certa, sendo uma posição muito comum em qualquer época do ano. 

Tudo isso sem contar que, ao permitir o relaxamento dos músculos, a posição contribui para noites mais reparadoras de sono. Portanto, para mais comodidade, invista em uma caminha espaçosa.

2. Cachorro dormindo de barriga para baixo

Trata-se de uma posição muito adotada durante os cochilos rápidos. A partir dela, o pet consegue se reerguer rapidamente em caso de necessidade. Isso explica por que é uma das maneiras mais comuns durante o dia e/ou quando há movimento no ambiente. 

Dessa forma, um cachorro dormindo de barriga para baixo significa: “estou descansando um pouco, mas levanto em um segundo para brincar, passear ou me defender se houver ameaça”.

cachorro deitado com a língua de fora

Nessa posição, o cãozinho pode tanto estar com as patas esticadas, na famosa posição de “super-herói”, quanto com as patinhas aninhadas por baixo do corpo. Em ambos os casos, ele está pronto para levantar em qualquer sinal de alerta.

Outra razão que leva o cãozinho a dormir nessa posição é a necessidade de se refrescar. Uma vez que aumenta o contato da barriga — geralmente tosada — com o chão frio, ela facilita a troca de temperatura. 

Com o tempo, no entanto, o chão torna-se mais quente devido ao calor do próprio pet. Nos dias mais quentes, um tapete gelado, como os que você encontra em lojas especializadas, mantém-se fresquinho e ajuda a refrescar o cachorro.

3. Cachorro dormindo enrolado: a famosa posição bolinha

Uma das mais fofas posições do cachorro dormir, a bolinha é confortável e útil para regular a temperatura corporal, mantendo o amigo aquecido e aninhado.

Em geral, é uma posição muito querida por filhotes, já que eles são mais friorentos. Porém, é comum durante toda a vida do pet, em especial, nos dias frios ou em temperaturas amenas, caso seu amigo seja mais sensível. Se notar que o cãozinho está sentindo frio, cubra-o com uma manta quentinha. 

Ao encontrar um cachorro dormindo nessa posição, saiba que ele também se sente mais aconchegado e protegido. Sendo assim, cães que gostam dormir de “bolinha” podem preferir camas ovaladas e com bordas mais altas, que “abraçam”. 

4. Cachorro dormindo de barriga para cima

Talvez, esta seja a posição mais engraçada de um cachorro dormindo. Além disso, quando o cachorro dorme de barriga para cima, pode ser um sinal de que o pet se sente muito seguro e relaxado no ambiente. Afinal, de que outra maneira ele deixaria os órgãos vitais tão expostos, retardando a reação de defesa?

A posição de cachorro dormindo com a barriga para cima é boa e muito comum em dias quentes, assim como manter a barriga encostada em chão frio. Ela mantém a barriga ventilada e evita o superaquecimento da região devido ao contato prolongado com certas superfícies, como o tecido da própria cama. 

5. Cachorro “aninhado” no colo do tutor

Embora seja algo menos comum, muitos cães gostam de dormir “aninhados” no colo do tutor, em especial os filhotes. Isso faz com que se sintam mais seguros, um sinal de que confiam e gostam muito do tutor.Outro motivo para um cachorro querer dormir no colo do tutor é regular a temperatura corporal. Ao ficar encostadinho, o pet se aproveita do calor do corpo humano para se manter quentinho. Por isso, é mais comum um cão pedir colo nos dias frios.

cachorro dormindo

Agora, você já sabe tudo sobre as posições de cachorro dormindo. Para proporcionar ainda mais conforto ao amigo peludo durante o sono, conte com o apoio da loja on-line da Petz. Lá, você encontra opções de caminhas, almofadas e coberturas. Confira já o nosso catálogo completo!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog