Bem-Estar

Cachorro filhote pode comer abacaxi? Acabe de vez com essa dúvida

Publicado em 24 de agosto de 2022

Tempo de leitura: 5min

Será que cachorro filhote pode comer abacaxi? Essa é uma dúvida que surge quando estamos nos deliciando com a fruta e nos deparamos com a cara de “pidão” do nosso peludo, não é mesmo? Existe uma lista de frutas liberadas aos cães, mas será que o abacaxi é uma delas?

cachorro olhando para cima

Hoje, você vai saber se cachorro filhote pode comer abacaxi assim como outras frutas que o cachorro pode comer e como inseri-las na dieta canina! Continue a leitura para saber todas as informações sobre o assunto.

Frutas cítricas que podem ser oferecidas aos cachorros

Afinal, o abacaxi faz mal para o cachorro? Algumas frutas cítricas podem ser oferecidas aos cães, inclusive o cachorro filhote pode comer abacaxi. Entretanto, assim como qualquer alimento, deve haver moderação e acompanhamento do veterinário do seu pet.

Principalmente para os cachorros filhotes em processo de crescimento, é importante uma alimentação balanceada. Nesse quesito, a ração ainda é a melhor opção, pois tem tudo que seu cachorro precisa para crescer forte e saudável.

Sendo assim, é muito comum os tutores se perguntarem se os cães podem comer abacaxi. Por isso, caso isso seja liberado pelo veterinário, veja quais frutas cítricas que o cachorro filhote pode comer com moderação a seguir.

Abacaxi

Essa fruta é liberada para os cachorros, possui vitaminas do complexo B e vitamina A. Contudo, o abacaxi para cachorro deve ser dado com moderação, pois pode causar problemas gastrointestinais se for consumido em excesso.

Laranja

Outra fruta ácida liberada para os cachorros é a laranja, rica em vitamina C, mas também deve ser oferecida com muita cautela. Do mesmo modo que o abacaxi, ela pode causar problemas gastrointestinais devido à acidez.

Amora

A amora também é uma fruta cítrica, mas muito mais agradável ao paladar dos cães e é excelente, porque é antioxidante. Ofereça-a ocasionalmente como prêmio aos peludos, eles vão adorar.

Morango

Essa fruta deliciosa costuma chamar a atenção dos pets, possui vitamina K, magnésio e potássio. Assim como a amora, ofereça-a de vez em quando aos cachorros.

Pêssego

Os cachorros filhotes também podem comer pêssego, fruta rica em vitamina C e fibra. Entretanto, ele possui alto teor de açúcar, então deve ser oferecido em pequenas quantidades.

Todas essas frutas cítricas, assim como o abacaxi, estão liberadas para os cachorros filhotes. Entretanto, é preciso observar se há reações alérgicas ou gastrointestinais, como vômito ou diarreia.

cachorro deitado com olhar triste

Como oferecer fruta para os cachorros?

Além de saber quais frutas cachorro filhote pode comer, é preciso se atentar ao modo de servir. As frutas precisam estar limpas, frescas e, de preferência, serem orgânicas, pois não possuem agrotóxicos.

Para servir, retire a casca das frutas e, no caso do abacaxi para filhotes ou cães adultos, nunca dê a coroa da fruta. Algumas frutas também possuem sementes que são tóxicas aos cachorros.

Duas frutas que eles costumam gostar, mas possuem sementes, são a maçã e a pera. Embora sejam excelentes opções liberadas aos cães, quando as sementes são mastigadas, elas produzem uma substância chamada cianeto, tóxica e prejudicial à saúde deles.

Agora que você já sabe que cachorro filhote pode comer abacaxi e outras frutas cítricas, veja quais cuidados precisa ter com seu peludo a seguir.

Cuidados necessários com os cachorros filhotes

Um filhote de cachorro é a coisa mais fofa do mundo, não é mesmo? Contudo, existem uma série de cuidados necessários para eles crescerem saudáveis. Confira!

Leve ao veterinário

Quando adotar um filhote, mesmo de um local com boa procedência, sua primeira atitude deve ser levá-lo ao veterinário. Essa é uma fase da vida em que ele precisa de vacinas, boa alimentação e check-ups.

Vacine seu filhote

A vacinação é o único meio de manter seu filhote livre de diversas doenças, portanto atente-se ao calendário. Além disso, vacine-o em um pet center de confiança. Confira as principais vacinas dos filhotes:

  • V8 e V10: a partir  da sexta semana de vida, com reforço anual;
  • Gripe canina: a partir da oitava semana de vida, com reforço anual;
  • Giárdia: após exames laboratoriais, a partir da oitava semana de vida, com reforço anual;
  • Antirrábica: a partir da 12ª semana de vida, com reforço anual;
  • Leishmaniose: após exames laboratoriais, a partir dos quatro meses, com reforço anual.

Sobre o banho dos filhotes

Os filhotes tendem a se sujar com mais frequência, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas se podem dar banho em filhotes de cachorro. A resposta é sim, mas alguns cuidados devem ser seguidos.

Um exemplo é não levá-lo ao banho e tosa até completar as vacinações. Contudo, o banho em casa é liberado com água morna, em local protegido do frio e com um shampoo específico para cachorro filhote.

Além disso, proteja os olhos e os ouvidos do seu pet. Quando terminar o banho, tire bem o excesso de água com uma toalha macia. Caso ele seja peludo, use o secador, mas com muito cuidado para não assustá-lo. Mantenha-o quentinho após o banho e evite mudanças bruscas de temperatura.

Alimentação

O cachorro filhote pode comer abacaxi, mas em pequenas quantidades e com a orientação do veterinário. A alimentação deve se basear em uma ração de qualidade, específica para a idade.

abacaxi cotado ao meio
Hoje, você tirou todas as suas dúvidas sobre a alimentação dos peludos e quais frutas cítricas ele pode comer. Além disso, entendeu os cuidados necessários para ele crescer forte e saudável. Quer saber mais? Acompanhe o blog da Petz para mais informações!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog