Cachorro lambendo a pata: o que o hábito pode indicar?

Postado por PETZ, em 19/04/2017

Bem-Estar
Cachorro lambendo a pata: o que o hábito pode indicar?

Seu cãozinho está lambendo a pata em excesso. Isso pode ser sinal de algum machucado, que pode causar algumas complicações ainda maiores

Todo animalzinho de estimação adora passear com seu tutor. Seja em parques, em praças ou na praia, esse é um momento em que ele se distrai, fortalece suas patinhas e ainda gasta um pouquinho das suas unhas. Após esses passeios, você já notou o seu cachorro lambendo a pata? Se em alguma ocasião você já reparou essa atitude, algo de errado pode estar acontecendo.

Na maioria das vezes, os cãezinhos mordem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse. Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde deles e, por esse motivo, é muito importante saber a causa dessa prática e evitá-la ao máximo.

Por que vejo meu cachorro mordendo a pata?

Quem tem um animal de estimação em casa sabe que é muito comum vê-los passando a língua por diversas partes do corpo. Porém, se isso ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de que algo não está indo bem.

Se depois de um passeio você perceber seu cachorro mordendo a pata pode ser que esse momento não tenha sido tão agradável. Na maioria dos casos, ele faz isso porque pode ter queimado a patinha devido à temperatura do chão — e, por isso, está sentindo um pouquinho de incômodo.

Os cães possuem “almofadas digitais” nas patinhas, conhecidas também como coxins. Quando o chão está muito quente, são elas que sentem o impacto e, consequentemente, causam incômodo.

Outra causa da coceira em cachorro na região das patas pode ser devido a algum machucadinho. Ocasionalmente, alguma pedrinha ou caco de vidro pode ter causado alguma lesão e, por isso, ele está sentindo um pouquinho de dor e desconforto.

Às vezes, o pet possui esse hábito por alguma alteração emocional ou psicológica. Cãezinhos muito estressados ou ansiosos, por exemplo, podem desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse a ansiedade.

Outro fator que ocasiona o excesso de lambedura cães são os probleminhas na pele. Alguns cãezinhos podem ter a pele um pouco mais sensível a uma série de substâncias e desenvolvem um irritabilidade muito maior.

Além disso, outra causa muito comum são as pulgas, carrapatos e fungos nas patas dos cachorros. Eles sempre causam muito incômodo — e por vezes transmitem doenças — aos bichinhos e, por esse motivo, devemos dar uma atenção especial quando percebemos esse hábito.

Como cuidar da pata de cachorro?

Por mais comum que seja um cachorro lambendo a pata, devemos nos atentar se isso está acontecendo com uma frequência maior que o normal. Isso porque, quando o pet passa passa a língua por muitas vezes em suas patinhas, ela ficam mais úmidas, podendo assim  acumular mais fungos.

Escolher horários mais frescos (início do dia e finais de tarde) para passear com o seu pet é um dos primeiros passos de como cuidar da pata de cachorro. Antes da atividade, verifique a temperatura do chão e, se estiver muito quente, melhor deixar a caminhada para outra hora.

Se perceber que o seu cãozinho tem esse hábito por estresse ou ansiedade, o ideal é sempre planejar brincadeiras e atividades para que ele gaste toda a sua energia e se divirta ao seu lado — e caso esteja interferindo em sua saúde, levá-lo ao veterinário para uma consulta.

Quando essa prática for devido à infestação de algum parasita, o mais recomendado é sempre procurar um veterinário. Ele recomendará os melhores medicamentos para essas ocasiões e logo seu pet estará bem novamente.

Dicas para evitar a coceira em cachorro

Com certeza você não quer ver seu pet incomodado com a coceira na patinha, não é? Para isso, devemos aplicar alguns cuidados ao nosso dia a dia. Alguns deles são:

  • Utilizar calçados específicos para animais de estimação. Atualmente, existem meias especiais para o seu amiguinho. Com elas, ele estará muito mais protegido — mas lembre-se: só as utilize durante os passeios, pois o uso excessivo pode incomodar o animal;
  • Mantê-lo sempre em um local limpo e higienizado,
  • Utilizar os cosméticos específicos para animais de estimação, assim deixando-o sempre limpinho e cheiroso.

Se você notar seu cachorro lambendo a pata mesmo após essas dicas, o ideal é levá-lo ao veterinário. Dessa forma, estará sempre protegido e pronto para os melhores passeios ao seu lado.

Lembre-se: cuidar da saúde do seu animal de estimação é uma das melhores formas de demonstrar tudo o que mais precisa — carinho, e é claro, muito amor!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *