Cachorro no frio: saiba 5 exercícios para seu amigo fazer no inverno

Postado por PETZ, em 18/07/2019

Bem-Estar
Cachorro no frio: saiba 5 exercícios para seu amigo fazer no inverno

Enquanto no verão, as temperaturas elevadas nos convidam a fazer atividades ao ar livre, no friozinho do inverno, a vontade é ficar embaixo das cobertas! Sensível às mudanças de temperatura, o cachorro no frio também tende a ficar mais dorminhoco.

No entanto, mesmo para aqueles que mantém a energia, é preciso ter cuidado para não expor o pet ao frio intenso.

Caracterizada quando a temperatura corporal do cão fica abaixo dos 35 °C, a hipotermia pode levar a quadros de arritmia, hipotensão e batimento cardíaco lento. Além de falta de oxigênio e entre outras complicações graves.

Então, como garantir atividades físicas e diversão para o cachorro no frio? Separamos algumas ideias!

1. “Dificulte” o acesso à comida e aos petiscos

Em geral, quando o cachorro sente frio ele tem menos a disposição para atividades físicas e maior vontade de comer. Para contrabalançar esse efeito, uma dica é apostar no uso de brinquedos interativos, que liberam o alimento aos poucos, conforme o pet brinca e se movimenta.

Podendo ser usada tanto para a ração quanto para petiscos, a brincadeira simula o comportamento de caça na busca por alimento.

Ao estimular um comportamento natural, a atividade é muito benéfica para o bem-estar físico e psicológico do seu amigo. Vale apostar nela em qualquer época do ano, especialmente para cachorros que sentem frio!

2. Invista em jogos de tabuleiro para cachorro no frio

Assistir a filmes e jogar baralho ou jogos de tabuleiro são algumas das atividades preferidas dos humanos no inverno. Já para o cachorro que sente frio no inverno, ficar sentado na frente da TV não é lá muito interessante.

Mas você sabia que eles também podem se divertir com jogos de tabuleiro? Atualmente, estão disponíveis em lojas como a Petz versões de jogos tradicionais. Entre eles damas, xadrez, trilha e roleta desenvolvidos especificamente para cachorros.

Utilizando-se de petiscos para chamar a atenção do pet, tais jogos estimulam a cognição. Além disso, desde que seja respeitado o grau de dificuldade mais adequado, podem entreter o cão por muito tempo.

3. Faça sessões de adestramento com o cachorro no frio

Também para estimular a cognição do pet, aproveitar o friozinho para colocar uma estilosa roupa de frio para cachorro. Feito isso, depois é só ensiná-lo truques como sentar, deitar e dar a pata é uma ótima pedida.

Isso porque, além de ser uma atividade interessante e que evita que o cachorro com frio fique entediado, ao fazer isso, você ainda reforça o vínculo afetivo com o seu amigo.

Nesse sentido, a melhor técnica de adestramento é o chamado reforço positivo. Isto é, recompensar o pet com um petisco sempre que ele agir como esperado.

Se seu pet já sabe fazer os truques básicos, aproveite o inverno para reforçá-los e quem sabe ensinar alguns truques novos e mais avançados!

4. Brinque de esconde-esconde

A brincadeira que faz sucesso com as crianças também pode servir para alegrar o dia de cachorros e seus tutores. Para começar a brincar, o ideal é que o pet já esteja familiarizado com o truque “fica”.

Para começar, lembre-se de vestir o pet com uma roupinha de cachorro para frio. Agora é só colocá-lo em um cantinho mais isolado. Em seguida, mostre a ele que você tem alguns petiscos e peça para ele ficar ali.

Depois, esconda-se em um local fora do campo de visão do pet e diga “acha” ou o comando que achar conveniente. Se estiver equipado com petiscos seu amigo será capaz de usar seu super focinho de cachorro para farejá-lo em instantes!

Quando ele te encontrar, faça festa e ofereça a recompensa. Outra versão muito bacana dessa brincadeira é fazer uma espécie de caça-ao-tesouro e esconder petiscos pela casa.

5. Leve o pet a um daycare especial para cachorro no frio

Não faltam atividades capazes de gastar as energias e de estimular o comportamento natural dos cachorros dentro de casa. Por outro lado, ao reduzir os passeios e idas aos parques com o pet, a socialização dele tende a sair prejudicada.

Para que isso não aconteça, que tal deixar seu filho de quatro patas ao menos uma vez por semana em um daycare? O hotel e daycare da Petz proporciona ambiente climatizado, além de uma série de atividades em grupo com outros cachorros.

Além disso, todos os cães que se hospedam ou ficam o dia conosco, passam por uma avaliação física. Dessa forma, diminui a chance de seu filho de quatro patas contrair doenças típicas de inverno, como a gripe.

Continue acompanhando nosso blog e redes sociais para mais dicas de como garantir o bem-estar do seu amigo!

Na loja online da Petz, você também encontra diversas opções de produtos, como mantinhas, que têm tudo para aquecer e divertir os cachorros no frio.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *