Cachorro pode beber água gelada? Descubra!

Postado por PETZ, em Atualizado em Jun 21, 2021

Bem-Estar
Cachorro pode beber água gelada? Descubra!
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que, independentemente do clima, a água deve ser oferecida ao cão sempre limpa e fresquinha. Já quando o assunto é temperatura, muita gente se pergunta se cachorro pode beber água gelada ou se pode por pedrinhas de gelo no bebedouro para refrescá-lo.

cachorro brincando com mangueira

A seguir, descubra a resposta para essas perguntas e os cuidados que você deve ter na hora de hidratar o seu cachorro.

Afinal, faz mal dar água gelada para o cachorro?

Se você está se questionando se faz mal dar água gelada para cachorro, saiba que isso não passa de um mito. Ela não provoca indigestão e nem causa outros problemas de saúde ao cachorro.

Na verdade, assim como acontece conosco, a água gelada para cachorro pode ajudar a aumentar a sensação de frescor em dias muito quentes. Isso ainda que ela tenha o mesmo potencial de hidratação que a água em temperatura ambiente. 

Mais importante do que dar água gelada para cachorro em qualquer época do ano é garantir que ela esteja sempre limpa. Uma água parada há muito tempo é mais propícia à proliferação de micro-organismos causadores de doenças, além de muitas sujeiras assentarem na sua superfície. 

Ao sair de casa com o cachorro, evite deixar que ele ingira água de bebedouros comunitários. Em vez disso, invista em bebedouros de viagem, como os que você encontra na Petz, ou solicite ao estabelecimento um recipiente com água fresca para hidratar o cão.

Confira os cuidados ao dar gelo para cachorro

Sendo assim, pode dar água gelada para cachorro! Porém, não é nada fácil manter a temperatura da bebida abaixo dos 10°C por tempo prolongado. Para conseguir driblar o problema, muita gente recorre ao gelo, colocando algumas pedrinhas na água do bebedouro. Para isso, são necessários alguns cuidados.

Primeiramente, é importante certificar-se de que a água utilizada no gelo é própria para o consumo. Além disso, atente-se à maneira como o pet “interage” com as pedras de gelo. Afinal, engolir as pedras sem mastigá-las pode levar a desconfortos gastrointestinais, e a mastigação das mais resistentes pode provocar fraturas dentárias. 

cachorro bebendo água na garraga

Quanto a oferecer pedras de gelo diretamente, procure passá-las nas mãos ou em água em temperatura ambiente. Isso porque, dependendo da temperatura do gelo, a umidade da língua pode acabar aderindo às moléculas da pedra de gelo e congelando, como nas famosas cenas de filmes de comédia. É difícil, mas pode acontecer!

Por fim, alguns cães gostam e se divertem tanto com as pedras de gelo na água que podem passar um tempão brincando com elas, o que é ótimo para espalhar a água e ajudar o pet a se refrescar.

Já para os tutores, isso pode representar uma baita bagunça dentro de casa. Na dúvida, prefira colocar o bebedouro em locais menos arriscados, como na área externa. Assim, o cachorro pode tomar água gelada tranquilamente sem deixar nenhum ambiente sujo! 

Outras maneiras de refrescar o cachorro 

Uma boa hidratação é fundamental para o bem-estar canino, uma vez que a água participa de uma série de funções no organismo do cachorro. Já para refrescar o pet em dias quentes, além de oferecer água gelada, é possível adotar diversas outras medidas. Entre elas:

  • Prefira passear com o cachorro em horários de temperatura mais amena, logo pela manhã (antes das 10h), ou no fim da tarde (após às 17h);
  • Durante os passeios, faça pausas em locais com sombra;
  • Mantenha o ambiente em que o cachorro fica sempre fresco e arejado;
  • Nunca deixe o cachorro confinado em locais quentes e sem ventilação, como no carro;
  • Para quem não conta com piso frio em casa, já existem atualmente os chamados tapetes gelados para cachorro, que permitem ao cão refrescar-se, mantendo a barriga em superfície fria.

Ao perceber que o cachorro está muito ofegante, procure refrescá-lo imediatamente, levando-o para um local mais fresco e incentivando-o a beber água. Em caso de sintomas mais graves, como fraqueza, desmaios e outros, procure atendimento veterinário com urgência. 

cachorro bebendo água no bebedouro

Agora que você já sabe se o cachorro pode beber água gelada, chegou a hora de conferir outros conteúdos do blog da Petz! Aproveite sua visita aqui no site e fique por dentro de tudo relacionado aos cuidados e curiosidades dos animais de estimação!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *