Bem-Estar

Cachorro pode beber água gelada?

Publicado em 11 de dezembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Não há dúvidas de que, independentemente do clima, a água deve ser oferecida ao cão, sempre limpa e fresquinha. Já quando o assunto é temperatura, muita gente se pergunta se cachorro pode beber água gelada ou se pode por pedrinhas de gelo no bebedouro para refrescá-lo.

como cachorro bebe agua meio

Isso porque se nem nós aguentamos o calor quando o dia está ensolarado, imagina nossos amiguinhos peludos, não é mesmo? O mínimo que podemos oferecer é uma água gelada para cachorro, mas será que é recomendado?

Não se preocupe, porque você não é a única pessoa com essas dúvidas! A seguir, descubra a resposta para essas perguntas e os cuidados necessários na hora de hidratar seu cachorro.

Faz mal dar água gelada para o cachorro?

Se você está se questionando se dar água gelada para cachorro faz mal, saiba que isso não passa de um mito. Isso porque ela não provoca indigestão nem causa outros problemas de saúde ao cachorro.

Na verdade, assim como acontece conosco, o cachorro pode beber água gelada. Inclusive, ela ajuda a aumentar a sensação de frescor em dias muito quentes e tem o mesmo potencial de hidratação que a água em temperatura ambiente.

Mais importante que dar água gelada para cachorro em qualquer época do ano é garantir que ela esteja sempre limpa. Uma água parada há muito tempo é mais propícia à proliferação de micro-organismos causadores de doenças, além de muitas sujeiras assentarem na superfície.

Ao sair de casa com o cachorro, evite que ele ingira água de bebedouros comunitários. Em vez disso, invista em bebedouros de viagem, como os disponíveis na Petz, ou solicite ao estabelecimento um recipiente com água fresca para hidratar o cão.

Confira os cuidados necessários ao dar gelo para cachorro

Sendo assim, o cachorro pode beber água gelada à vontade! Porém, não é nada fácil manter a temperatura da bebida abaixo dos 10°C por tempo prolongado. Para driblar o problema, muita gente recorre ao gelo, colocando algumas pedrinhas na água do bebedouro. Para isso, são necessários alguns cuidados.

Primeiro, é importante certificar-se de que a água utilizada no gelo é própria para o consumo. Além disso, atente-se à maneira como o pet “interage” com as pedras de gelo. Afinal, engolir as pedras sem mastigá-las pode causar desconfortos gastrointestinais, e mastigar as mais resistentes pode provocar fraturas dentárias.

barriga dagua em cachorro3

Quanto a oferecer pedras de gelo diretamente, procure passá-las nas mãos ou em água em temperatura ambiente. Isso porque, dependendo da temperatura do gelo, a umidade da língua pode aderir às moléculas da pedra de gelo e congelar, como nas famosas cenas de filmes de comédia. É difícil, mas pode acontecer!

Por fim, alguns cães gostam e se divertem tanto com as pedras de gelo na água que podem passar um tempão brincando com elas, o que é ótimo para espalhar a água e ajudar o pet a se refrescar. Mais um dos benefícios da água gelada, não é mesmo?

Já para os tutores, isso pode representar uma baita bagunça dentro de casa. Na dúvida, prefira colocar o bebedouro em locais menos arriscados, como a área externa. Assim, o cachorro pode tomar água gelada tranquilamente, sem deixar nenhum ambiente molhado!

Outras maneiras de refrescar o cachorro

Uma boa hidratação é fundamental para o bem-estar canino, uma vez que a água participa de uma série de funções no organismo do cachorro. Já para refrescar o pet em dias quentes, além de oferecer água para cachorro gelada ou não, é possível adotar diversas outras medidas:

  • prefira passear com o cachorro em horários de temperatura mais amena, logo pela manhã (antes das 10h) ou no fim da tarde (após às 17h);
  • durante os passeios, faça pausas em locais com sombra;
  • mantenha o ambiente em que o cachorro fica fresco e arejado;
  • nunca deixe o cachorro confinado em locais quentes e não ventilados, como o carro;
  • para quem não conta com piso frio em casa, já existem os chamados tapetes gelados para cachorro, que permitem ao cão refrescar-se, mantendo a barriga em superfície fria.

Ao perceber que o cachorro está muito ofegante, procure refrescá-lo imediatamente, levando-o para um local mais fresco e incentivando-o a beber água. Em caso de sintomas mais graves, como fraqueza, desmaios e outros, procure atendimento veterinário com urgência.

Mais importante: não deixe de oferecer o potinho com água! O cachorro gosta de água gelada, mas precisa dela principalmente para se manter saudável e animado para as brincadeiras do dia a dia.

Agora que você já sabe se o cachorro pode beber água gelada, chegou a hora de conferir outros conteúdos do blog da Petz! Aproveite sua visita aqui no site e fique por dentro de tudo relacionado aos cuidados e às curiosidades dos animais de estimação.

como limpar bebedouro caes

Porém, se estiver procurando um espaço com vários produtos para seu pet, não deixe de visitar o site da Petz. Lá, você encontra tudo e muito mais que o seu amiguinho do reino animal pode precisar, venha conferir!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog