Alimentação

Cachorro pode comer agrião? Descubra aqui!

Publicado em 03 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 4min

A ideia de criar opções mais saudáveis para a alimentação dos pets está se tornando uma tendência. Com indicação e acompanhamento veterinário, os bichinhos podem comer diversos alimentos. Porém, será que o seu cachorro pode comer agrião

cachorro com manchas marrons

Como essa verdura é controversa até para os humanos, muitos tutores ficam com essa dúvida ao tentar variar a dieta do cachorro. A seguir, você descobre se cachorro pode comer agrião e quais são os demais cuidados com o pet!

Cachorro pode comer agrião?

Já pode preparar um espaço na sua sacola de compras porque seu cachorro pode comer agrião, sim! Claro, nem todos os pets gostam da verdura, mas, caso o seu goste, ele pode comer o alimento sem preocupação!

Os especialistas dizem que é importante trazer novidades para a alimentação do cachorro com o objetivo de que o animal tenha contato com novos elementos. 

Isso remete ao passado. Há milhões de anos, quando eram selvagens, cachorros, gatos e até ratos iam em busca da própria comida. Nos primórdios, eles se alimentavam de outros tipos de bichos. 

O tempo passou, eles evoluíram, e alguns foram domesticados. Com isso, caninos e felinos adaptaram-se à alimentação dada pelos seres humanos. Por isso, perderam o instinto de buscar o próprio alimento.

Os cachorros têm quais benefícios ao comer agrião?

Agora que você já sabe que seu cachorro pode comer agrião, vale entender quais benefícios o alimento traz para o pet. Com nome científico de Nasturtium officinale, o agrião é uma verdura comumente utilizada para saladas frescas. Ou seja, as folhas são ingeridas na forma natural e crua.

As plantações de agrião são encontradas em regiões úmidas, como margens de rios. Com origem na Europa e na Ásia Central, a planta foi tropicalizada no Brasil e nasce abundantemente durante todo ano.  

Já que essa verdura nasce com frequência, inseri-la na alimentação do animal é fácil, além de fazer bem à saúde do cachorro. Assim como para os humanos, ela é uma hortaliça que traz grande riqueza em vitamina C, sais minerais e ferro.

Além de fortalecer a imunidade do pet, o agrião favorece a parte cerebral e mantém o coração saudável. O consumo dessa verdura pode ser feito apenas pelas folhas e pelo cabo. 

cachorro com flor na boca

Quais outras verduras é possível dar para o pet?

Entre as verduras que cachorro pode comer, estão a alface e a couve. O primeiro é rico em ferro e auxilia no trato intestinal. Já o segundo pode ser oferecido em pouca quantidade para não causar flatulência. A couve ajuda no combate à anemia, é fonte de cálcio e outros minerais que auxiliam, principalmente, cães idosos. 

Outros alimentos permitidos são: espinafre, que dá mais força física, auxilia na visão e previne a produção de células cancerígenas; manjericão, que ajuda na saúde do fígado e previne infecções respiratórias leves; quiabo, uma fonte de vitaminas dos tipos A, B1, C e cálcio, se for consumido in natura.

Mesmo que esses ingredientes sejam dotados de muitos elementos positivos, é necessário controlar a dieta via veterinário. Assim, você evita o excesso do consumo que causa intoxicação ou obesidade. 

O que não oferecer para o pet

A essa altura, você pode pensar “meu cachorro pode comer agrião e todos os outros legumes”, mas existem alimentos da classe de leguminosas e verduras que entram na lista de o que o cachorro não pode comer.

Uma delas é a cebola. Os grãos, como milho e feijão, também não são indicados para os animais domésticos, que costumam ter alergia a esse tipo de alimento.

agrião

Agora, você já sabe que cachorro pode comer agrião e ter uma dieta variada. Lembre-se apenas que nenhuma dessas sugestões entra no lugar das rações. Assim, seu pet tem mais saúde e opções para comer, que podem ser conferidas na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog