Bem-Estar

Cachorro pode comer limão? Tire essa dúvida agora!

Pouco calórico e extremamente rico em vitamina C, o limão favorece a manutenção de um sistema imunológico saudável. São muitas as vantagens oferecidas por essa fruta a nós, seres humanos. Mas e quanto aos pets? Será que eles também são beneficiados pelos verdinhos? Afinal de contas, cachorro pode comer limão

É normal acreditarmos que, por serem tão bons para a gente, certos alimentos também podem ser consumidos pelos peludos. Entretanto, o organismo dos cães é completamente diferente do nosso. Assim, é sempre bom pensar bem antes de dar limão para cachorro ou oferecer outros tipos de comidas comuns entre humanos. 

Por isso, é interessante que fique claro desde já: cães não devem comer limão! Para saber mais sobre o assunto, fique com a gente até o final desse. Vamos explicar porque o verdinho está entre os alimentos proibidos para cachorro

Entenda por que faz mal dar limão para cachorro

Mesmo diante da possibilidade de comer o alimento, é pouco provável que um cão se interesse por limão. Isso porque os peludos recorrem ao olfato e ao sabor para descobrir se uma comida tem potencial para lhes fazer mal. 

Nesse sentido, alimentos muito azedos costumam ser vistos pelos cães como sinal de alerta para algo que pode estar estragado. Portanto, saiba que, ao oferecer limão para o cachorro, o mais provável é que o pet ignore o alimento. 

Ok! Sabemos que a rejeição do animal pela fruta não responde se cachorro pode comer limão ou não. Na verdade, a concentração de ácidos é o principal problema das frutas cítricas para a saúde do bichinho. Ingerir esse tipo de substância pode significar alguns transtornos no organismo do animal. 

Mesmo em quantidades moderadas, esse tipo de comida pode causar irritações no sistema gastrintestinal dos cães, ocasionando vômitos, diarreia, entre outros sintomas. Portanto, nada de água com limão para seu cachorro. Em vez disso, procure outras frutas mais indicadas, como a maçã sem semente, por exemplo.

Cães não precisam de vitamina C

Como explicamos, limão faz mal para o cachorro. Além do mais, a vitamina C não traz benefício algum para a saúde canina. Por mais que faça muito bem para nós, esse principal nutriente contido nos verdinhos não precisa ser incluído na dieta dos peludos. 

“Diferentemente do que acontece conosco, o organismo de cachorros saudáveis é capaz de sintetizar o ácido ascórbico a partir da quebra da glicose pelo fígado”. Quem diz isso é o Dr. Eduardo Braghirolli, médico-veterinário especialista em nutrologia e metabologia animal. 

Ou seja, se o pet estiver com a saúde em dia, ele  não precisa obter essa substância por meio da ingestão de alimentos. Porém, se seu companheiro estiver com problemas de saúde, pode ser necessário algum tipo de suplementação. Nesses casos, consulte e siga as orientações de um veterinário. 

Meu cachorro comeu limão, e agora?

Agora que você sabe se cachorro pode comer limão, chegou a hora de entender como proceder se, por acaso, o peludo ingerir esta fruta. Sempre que seu pet comer algo que não deve, é preciso ficar de olho em qualquer alteração em seu comportamento. 

“Você deve se atentar para sinais de apatia, vômitos e diarreias após a ingestão. Afinal, podem ocorrer complicações como gastroenterite, pancreatite e até problemas nos rins”, diz a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária da Petz especialista em pequenos animais.

No caso do limão, a polpa da fruta pode ser suficiente para causar irritações em animais sensíveis. Porém, redobre a atenção caso o cachorro tenha ingerido as partes brancas, as sementes ou outras partes da planta, como as folhas. Esses componentes da fruta são os que mais concentram substâncias tóxicas para cães. 

Assim, se o tutor se descuidar, o cachorro pode comer limão e apresentar efeitos colaterais como os descritos acima. Nesse caso, procure pela ajuda de um profissional qualificado. O veterinário poderá indicar o melhor tratamento para reverter o quadro de intoxicação. 

Gostou de saber se cachorro pode comer limão? Esperamos que, com as informações desse texto, você possa conviver com seu peludo sem ter grandes problemas. Para mais conteúdos assim, fique à vontade para explorar o blog da Petz. Temos muitas dicas e curiosidades sobre bichos de estimação por aqui!

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Receita de bolo para cachorro: duas receitas para a comemoração desse dia especial

Que os cachorros são os melhores amigos do homem todo mundo já sabe, mas agora…

17 horas ago

Cera preta no ouvido do cachorro, o que pode ser?

Assim como qualquer animal, os cães também têm um pouco de cera de ouvido. Porém,…

2 dias ago

Por que seu cão come tanto e o que fazer para diminuir o problema

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Cachorro gordo e guloso. O que para muita gente…

2 dias ago

Manual do gato sociável

Por Alexandre Rossi - Dr Pet Eles podem parecer durões, distantes e com instinto de…

2 dias ago

Mundo felino: gato pode tomar chá?

Os gatos são animais cheios de personalidade e muitas vezes podem nos surpreender com seus…

3 dias ago

Entendendo a lisencefalia: o que os tutores precisam saber

A lisencefalia, ou lissencefalia, é uma doença neurológica que pode afetar os cães e, mais…

4 dias ago