Bem-Estar

Será que cachorro pode comer queijo branco? Confira

Publicado em 09 de junho de 2021

Tempo de leitura: 5min

Saborosos e com um aroma próprio, os queijos estão entre os alimentos que não costumam passar despercebidos pelos cães. Uma vez que os amarelos são mais ricos em gorduras, será que o cachorro pode comer queijo branco sem problemas, considerando que essa é uma opção mais saudável? 

cachorro ao lado do comedouro

Para que você garanta petiscos saborosos e saudáveis para o seu amiguinho de quatro patas, preparamos um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando se, afinal, faz mal dar queijo para cachorro ou não. 

Afinal, faz mal dar queijo branco para cachorro?

Ainda que não seja tóxico, o queijo branco pode, sim, acabar fazendo mal para o cachorro, além de não agregar muitos benefícios à saúde dele. Portanto, coloque-o na lista de alimentos que fazem mal para o cachorro

O ideal é dar preferência a outras opções mais indicadas, como algumas frutas liberadas para cães. Outros alimentos que fazem bem para o cachorro e que podem ser dados como petiscos são aqueles desenvolvidos especificamente para os pets, como bifinhos. 

O principal ponto que define se cachorro pode comer queijo branco e demais laticínios é a lactose. Pertencentes à classe dos mamíferos, os cães se alimentam exclusivamente de leite materno no início da vida. 

Porém, conforme eles vão crescendo, seu organismo passa a reduzir a produção de lactase (enzima responsável pela quebra da lactose), tornando cada vez mais difícil digerir o alimento. Por conta disso, a resposta para a pergunta “cachorro pode comer queijo branco” é não.

Como resultado, muitos cães jovens, adultos e idosos são intolerantes à lactose, podendo apresentar diversas reações gastrointestinais após a ingestão de alimentos com a substância, com destaque para vômitos, diarreias e dores abdominais. 

Caso seu cachorro apresente um ou mais desses sintomas, observe-o com atenção. Vômitos e diarreias persistentes, além de mudanças no comportamento, como apatia e falta de apetite, são sinal de que há algo de errado com o cão. Procure um veterinário. 

cachorro mordendo petisco

Ceder à tentação contribui para comportamentos indesejados

Nem todos os cães são intolerantes à lactose. Mesmo entre aqueles que têm dificuldade para digerir alimentos derivados do leite, é possível que consigam comer um pedacinho de queijo vez ou outra sem grandes consequências. Mas considerando que o queijo faz mal para os cachorros intolerantes, é melhor evitar dar esse petisco. 

De acordo com a Dra. Ana Paula Sanches Barcelos, médica-veterinária das clínicas Petz Iguatemi Esplanada e Petz Tauste, no interior de São Paulo, um dos problemas de oferecer certos alimentos de consumo humano para os pets é que isso estimula hábitos indesejados, como não sair do pé de tutores (ou mesmo de visitas) durante as refeições.

“A partir do momento em que o cachorro experimenta e gosta de algo novo, ele sempre vai pedir”, diz a veterinária. Ou seja, com o tempo, bastará ouvir o barulho da geladeira ou de uma embalagem de comida sendo aberta para que o pet apareça com um olhar pedinte. “Aí temos que ser firmes para não cair na tentação de dar tudo ao cachorro”, completa Ana Paula. 

Em outras palavras, uma vez que começamos a dar “só um pedacinho” desse ou daquele alimento, a tendência é que o cão se torne cada vez mais insistente. Como consequência, muitos tutores passam a oferecer essas comidas para o cachorro com uma frequência cada vez maior, o que a longo prazo é prejudicial para a qualidade de vida do pet.

Uma alimentação de qualidade é fundamental para uma vida mais saudável

Assim como a gente, os cães também precisam obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento de seu organismo a partir da alimentação. Daí a importância de uma dieta equilibrada, elaborada de acordo com as necessidades da espécie.

Agora que você sabe se cachorro pode comer queijo branco ou não, é o momento de montar uma listinha com tudo aquilo que o seu bichinho pode comer. Para manter uma dieta balanceada e saudável para o seu pet, vale contar com a ajuda de um veterinário.

Nesse sentido, a Dra. Ana Paula diz que as rações encontradas em lojas como a Petz são a maneira mais prática de garantir ao cachorro uma alimentação balanceada. “A recomendação é que se faça uso de uma ração do tipo super premium, que é completa e tem uma melhor digestibilidade”, indica a veterinária. 

Ainda segundo a especialista, esse tipo de ração leva em conta também outros cuidados específicos, de acordo com idade, porte e até mesmo o tipo de pelagem, o que contribui para a longevidade e qualidade de vida do pet.

cachorro ganhando petisco do tutor

Gostou de saber se cachorro pode comer queijo branco ou não? Então, confira mais conteúdos como este aqui, no nosso blog! E para garantir uma dieta saudável para seu peludo, veja as opções de ração na loja virtual da Petz! Lembrando que antes de qualquer mudança na alimentação do seu amigo, é recomendado levá-lo para um check-up no veterinário. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog