Alimentação

Cachorro pode tomar leite em pó ou faz mal?

Publicado em 23 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Assim como acontece com outros mamíferos, a nutrição dos cães após o nascimento depende do aleitamento materno. Em razão disso, por a mãe dos filhotes não estar presente, não estar em condições de amamentar ou outros motivos, uma dúvida muito comum entre os tutores é se cachorro pode tomar leite em pó como substituto ao leite materno ou parte da nutrição em outras fases da vida. 

cachorro comento em uma tigela de inox

Conversamos com a Dra. Ana Rita Carvalho, médica-veterinária especialista em gastroenterologia da rede Seres, que nos ajudou a esclarecer mais sobre o assunto. Confira se cachorro pode tomar leite em pó a seguir. 

Afinal, cachorro pode tomar leite em pó?

Para respondermos se cachorro pode tomar leite em pó, antes de mais nada, precisamos explicar o que é e como é feito esse alimento: o leite que compramos no mercado para diluir em água é a bebida láctea desidratada, de modo a manter apenas cerca de 5% da substância. 

Para isso, a bebida passa por um processo que envolve a elevação acentuada da temperatura. Como resultado, o material sólido que sobra possui uma concentração muito maior de nutrientes em comparação com o leite comum.

No caso da bebida láctea, já explicamos aqui, no blog, que não pode dar leite para cachorro. Isso porque, assim como acontece conosco, embora se alimente de leite materno no início da vida, o cão vai perdendo a capacidade de digerir a lactose, carboidrato presente no leite, com o passar do tempo. Assim, a ingestão pode desencadear reações gastrointestinais como vômitos, diarreia, gases e dor abdominal. 

Uma vez que o leite em pó é a bebida láctea desidratada, ele possui uma concentração de lactose ainda maior que o leite tradicional. Por isso, ele não deve ser oferecido puro ao amigo de quatro patas. 

Já a versão diluída em água possui praticamente as mesmas propriedades da versão não desidratada, que também não agrega benefícios à dieta de cães cuja nutrição é feita à base de ração.

filhote de cachorro lambendo os beiços

Entenda porque não vale a pena dar leite para o cachorro

É bastante provável que, em algum momento, você já tenha oferecido algum alimento à base de leite para cachorro sem ele ter apresentado qualquer reação adversa. 

Isso ocorre, pois, de fato, por mais que a produção da enzima responsável pela digestão da lactose, a lactase, diminua com o passar dos anos, assim como a gente, muitos cachorros também têm certa tolerância à ingestão do leite.

Desse modo, frequentemente, não há problemas em usar um pedacinho de queijo para facilitar a ingestão de algum medicamento, por exemplo. Porém, vale ficar atento à reação individual de cada pet.

“Muitos animais têm diarreia e vômito após ingerir leite, mas isso não significa que eles sejam alérgicos ou intolerantes à lactose, só estão desacostumados com o alimento, o que pode causar gastrite aguda”, explica a Dra. Ana Rita. É o que costuma acontecer com pets habituados apenas à ração, por exemplo. 

Porém, a especialista diz que, mesmo para cães que não apresentam reações adversas após a ingestão de leite, ainda assim, a bebida e os derivados não são recomendados.

“Porque além dos cães não possuírem as enzimas necessárias para a digestão, o leite não é um alimento necessário na dieta deles”, explica. Assim, ele agrega nutrientes desnecessários e em excesso na alimentação dos pets, como gorduras e calorias que podem favorecer o sobrepeso. 

Note que isso vale para outros alimentos à base de leite que, muitas vezes, são usados como petiscos, como queijos. Para evitar problemas para a saúde do cachorro, além de maneirar na quantidade, vale dar preferência a queijos menos gordurosos, como queijos brancos em vez de amarelos. 

Filhote de cachorro: pode dar leite em pó como substituto ao leite materno?

Devido à queda na produção da lactase pelo organismo, o leite não é indicado para cães adultos ou idosos. Porém, nos primeiros dias de vida, os cães dependem do leite materno para a nutrição. Então, é verdade que filhote de cachorro pode tomar leite em pó?

Não é bem assim. Da mesma maneira que o leite em pó tradicional não é equivalente ao leite materno humano, ele também tem uma composição bastante diferente do leite materno produzido pelo organismo das cadelas — até porque provém de uma espécie diferente. 

Assim, quando a cadela não pode amamentar os filhotes por qualquer motivo, é fundamental que o leite seja substituído. Entretanto, isso não pode ser feito com o leite tradicional encontrado nos mercados, na versão líquida ou em pó. Em vez disso, é necessário utilizar suplementos próprios para esse fim, como os que você encontra em lojas como a Petz. 

filhote de cachorro comendo em um bowl de metal na grama

Gostou de saber se cachorro pode tomar leite em pó? Então, não deixe de conferir nossos outros conteúdos incríveis sobre a alimentação do peludo aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog