Bem-Estar

Descubra se cachorro pode tomar suco de maçã!

Publicado em 24 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Desde que as sementes sejam removidas, é sabido que a maçã é uma das melhores opções de fruta para cachorro. Cheirosa, adocicada e com uma textura quase crocante, ela costuma ser muito atrativa para o cão, além de um ótimo substituto para petiscos tradicionais, como bifinhos e biscoitinhos. Contudo, será que cachorro pode tomar suco de maçã?

maça partida ao meio

Em geral, os sucos não têm o mesmo perfil nutricional que as frutas. Isso leva à pergunta: então, cachorro pode tomar suco de maçã ou é melhor oferecer sempre a fruta inteira? Confira se a bebida tem vitaminas para cachorro.

Afinal, pode dar suco de maçã para cachorro?

O suco de maçã integral, feito apenas com maçãs, sem a adição de conservantes e outros ingredientes, não é tóxico ou imediatamente prejudicial para a saúde do cachorro. Entretanto, não é recomendado que ele seja oferecido como petisco. 

Assim como o suco de laranja e outras frutas, o suco de maçã puro, isto é, sem diluição em água, possui uma concentração maior de açúcares e calorias.

Com isso, é mais fácil perder o controle da quantidade diária de calorias que o pet pode comer, o que favorece o ganho de peso e, consequentemente, problemas decorrentes disso, como a sobrecarga das articulações. 

Lembre-se de que, como regra, a quantidade de petiscos ingerida não deve ultrapassar 10% da porção diária recomendada de calorias para cada cachorro

Por que a fruta inteira é melhor que o suco?

Para obter uma porção de suco de maçã integral não diluído em água, é necessário utilizar mais de uma maçã. Isso significa que, ao optar pelo suco, em vez de oferecer a quantidade de calorias presente em uma única fruta, você adiciona o equivalente às calorias de duas ou mais frutas. 

Assim, enquanto uma maçã de 100 g tem em torno de 55 kcal, 200 ml do suco, o que corresponde a um copo americano, tem 120 kcal, em média. Porém, o excesso de calorias não é o único motivo para dar preferência à fruta em vez do suco sempre que for possível. 

De acordo com a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrologia animal da rede Seres, outra vantagem da fruta em relação ao suco é que ela possui fibras. Por sua vez, elas melhoram o trânsito intestinal, retardam a absorção dos carboidratos e aumentam a sensação de saciedade, o que é uma boa notícia para pets comilões.

Ao oferecer a fruta inteira, além de ficar atento à quantidade, é importante lavá-la bem e remover todas as sementes. Embora a maçã seja uma fruta permitida, as sementes possuem uma pequena concentração de cianeto, uma substância tóxica para os cães. Portanto, você já está ciente se cachorro pode tomar suco de maçã. 

cachorro se alimentando em uma tigela de inox

Água saborizada, picolé e outras maneiras de oferecer maçã

Se o seu amigo de quatro patas gosta de maçã, vale a pena usá-la como petisco de vez em quando. Isso porque, conforme explica a Dra. Ana Paula Sanches Barcellos, médica-veterinária especialista em pequenos animais, uma das vantagens do cachorro que pode comer maçã a outros petiscos, como bifinhos, é que ela possui um teor menor de gorduras e calorias. 

Além disso, ela ainda é rica em água, em oposição a alimentos mais secos, como os biscoitinhos, o que é bom para reforçar a ingestão hídrica. 

Caso a ideia seja ajudar a manter o pet hidratado ou apenas variar as maneiras de servir o alimento, as receitas abaixo são opções com menos concentração de açúcares que o suco de maçã natural.

  • Água saborizada de maçã: em vez de bater um suco de polpa de maçã, que tal utilizar a fruta apenas para dar um gostinho a mais na água? De acordo com um estudo sobre o paladar canino, os cães preferem beber água com um gostinho levemente adocicado em vez da água pura.  Assim, saborizar a água com maçã pode ser uma maneira de estimular a ingestão hídrica de vez em quando. Para isso, basta colocar uma pequena porção de pedacinhos de maçã na água do cachorro. Lembrando que é preciso remover a fruta e lavar o bebedouro caso o alimento não seja consumido em pouco tempo.

 

  • Picolé de maçã: como vimos, o suco de maçã feito apenas com a água da própria fruta possui uma alta concentração de açúcares. Para contornar o problema, uma estratégia é diluir essa concentração batendo a maçã com água no liquidificador. Feito isso, para deixar o alimento ainda mais interessante, despeje o conteúdo batido em forminhas de gelo, leve-as ao congelador, espere congelar e sirva o suco diluído como um picolé. Por ter uma temperatura e uma textura diferenciada, além de ser saborosa, a receita é uma maneira de proporcionar mais enriquecimento alimentar.

cachorro se alimentando em uma tigela verde

Gostou de saber se cachorro pode tomar suco de maçã? Então, também não deixe de conferir outras dicas de alimentos que cachorros podem ou não podem comer aqui, no blog Petz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog