Bem-Estar

Cachorro sente falta do dono: como suavizar o problema

Publicado em 17 de agosto de 2018

Tempo de leitura: 4min

Que nós sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar ou viajar, não há dúvidas! Mas e eles, será mesmo que cachorro sente falta do dono como muitos dizem?

A resposta é sim, embora o sentimento não necessariamente deva ser chamado de saudade. É que, apesar de os cachorros serem muito inteligentes, nossos amigos não são capazes de apresentar sentimentos sociais complexos.

No entanto, cada vez mais a ciência vem mostrando a relação dos cães com seus tutores, não apenas feita de interesses e sim de laços afetivos.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado no Japão e publicado na revista Science mostrou que os níveis de oxitocina sobem tanto no cão quanto no tutor quando trocam olhares — o que não acontece quando seu amigo olha para outras pessoas.

Também chamada de hormônio do amor, a oxitocina é liberada quando estamos próximos de alguém que amamos e é capaz de reduzir o estresse, além de aumentar a sensação de bem-estar.

Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta da nossa saudade, os cachorros possam sentir nossa falta quando não estamos com eles.

Quando a “saudade” é um problema

cachorro sente falta do dono 2

Se a ciência ainda não é capaz de determinar de que forma um cachorro sente a nossa falta em condições normais, uma coisa é certa: a demonstração de saudade por parte dos bichinhos pode ser, na verdade, um transtorno conhecido como ansiedade de separação.

De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o problema ocorre principalmente quando os cachorros não são acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

Por se tratar de um problema causado pela ausência do tutor, nem sempre é fácil identificá-lo. “Comentamos com os clientes que o ideal é monitorar a casa com câmeras e acompanhar algumas horas por dia. Só assim você saberá se o pet está confortável, acostumado, ou se está sofrendo”, explica a veterinária.

Entre os principais sinais da ansiedade por separação estão:

  • Latidos e uivos excessivos;
  • Automutilação;
  • Alimentar-se somente na presença do tutor;
  • Andar em círculos,
  • Fazer movimentos repetitivos.

Caso não seja possível fazer o monitoramento por câmeras, uma dica é questionar aos vizinhos sobre uivos e latidos. Além disso, você também pode procurar por sinais de lambedura nas patas e verificar se seu amigo andou se alimentando ou não.

Para ajudá-los, nossa médica-veterinária, Karina Mussolino, separou cinco dicas para deixar os pets tranquilos quando não estivermos por perto:

O que fazer para amenizar a ansiedade por separação?

cachorro sente falta do dono 3

Acostumar os cães a ficar sozinhos desde pequenos ou desde o momento em que entram para a família é o primeiro passo para prepará-los durante a ausência dos tutores. Aqui vão algumas outras recomendações que podem ajudar o pet a lidar com a solidão:

  • Crie um ambiente confortável para o seu amigo, com muitas opções de acessórios e peças de roupa com seu cheiro;
  • Como muitos cachorros não se alimentam na ausência do tutor, ofereça brinquedos que liberam ração ou petiscos conforme o pet interage com eles;
  • Não deixe de passear todos os dias com o pequeno;
  • Caso passe mais de 8 horas por dia fora de casa e não tenha tempo para passeios, considere deixar seu pet em um day care;
  • Tome cuidado com brinquedos e ossinhos de tamanho inadequado ou que soltem peças. Eles podem ser engolidos ou causar engasgos no cachorro;
  • Por mais que a vida esteja corrida, deixe o celular de lado e tire um momento do dia para se dedicar 100% ao seu pet,
  • Caso suspeite de ansiedade por separação, leve o pet ao veterinário o quanto antes.

Jamais caia na tentação de encarar a ansiedade por separação como um sinal de amor. Na verdade, esse problema trata-se de um transtorno que traz enormes prejuízos para a saúde mental e física do seu amigo e deve ter o acompanhamento de um veterinário.

Se você precisa de acessórios e outros produtos para seu cão — ainda mais e ele for um cachorro que sente saudade do dono —  passe em uma unidade Petz mais próxima ou entre na loja virtual e adquira os melhores itens para ele!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Mais no blog