Bem-Estar

Cachorro sente frio? Saiba se é necessário proteger o peludo!

Publicado em 15 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Muitas pessoas afirmam que o cachorro sente frio. No entanto, outras relatam que, por serem peludos, os pets não precisam se proteger das baixas temperaturas. Afinal, existem animais que até moram na neve!

cachorro sente frio

Como se sabe, os cães possuem características diferentes dos humanos, consequentemente, a sensibilidade ao clima também se diferencia. Porém, isso não significa que eles sejam insensíveis ao frio — pelo contrário.

O cachorro sente frio igual gente. Alguns podem sentir mais, outros menos. Assim como as pessoas “friorentas”, existem cães que precisam se aquecer nos dias mais frescos. Continue a leitura e saiba como ajudar o pet no inverno!

O cachorro sente frio, sim

O cachorro sente frio, pois possui sangue quente. Quando a temperatura externa do corpo diminui, ele não consegue se adaptar sozinho ao clima, sentindo a mudança.

Contudo, a sensação térmica do cachorro pode ser diferente da dos seres humanos. A temperatura normal de um cão saudável é de 38oC (valor que indica febre nas pessoas). Isso altera quantos graus o cachorro sente frio em relação aos humanos, mas é subjetivo.

Por que alguns cães são mais tolerantes ao frio que outros?

Como mencionado, a sensação quando o cachorro sente frio varia (igualmente nas pessoas). Isso pode estar relacionado ao tipo de pelagem. Cães originários de regiões frias possuem pelos que os ajudam a tolerar temperaturas extremamente baixas.

Essas raças costumam ter uma pelagem longa e densa, composta por pelos e subpelos. Quanto mais pelos o pet tiver, maior será a capacidade dele se proteger contra o frio, mas até esses animais podem sentir frio, não como os outros. Veja aqueles mais resistes:

  • Akita Inu;
  • Golden Retriever;
  • Samoieda;
  • Husky Siberiano;
  • Chow Chow;
  • São Bernardo.

Como saber se o cachorro está com frio?

É difícil saber a partir de quantos graus o cachorro sente frio. Geralmente, quando a temperatura está baixa para os seres humanos, também está para o pet. Entretanto, o peludo pode apresentar alguns sinais facilmente reconhecidos pelo tutor.

Caso o pet esteja encolhido em um cantinho da casa, é muito provável que precise de um bom cobertor para se aquecer. Tremores também são características comuns em cães não aquecidos. Normalmente, isso acontece quando os pets saem de casa, já que a temperatura é ainda menor do lado externo.

cachorro sente frio

Outros sinais apresentados quando o cachorro sente frio são:

  • patas e orelhas geladas;
  • sono maior que o normal e postura encolhida;
  • movimentos respiratórios lentos;
  • prefere ficar deitado e abrigado;
  • busca por locais mais isolados para se abrigar;
  • busca por locais mais aquecidos da casa;
  • permanência ao sol;
  • costume de dormir junto a outro pet da casa.

Como proteger o pet do frio?

Agora que você sabe que cachorro passa frio, é importante proteger o pet das sensações ruins que a queda de temperatura traz, além de cuidar da saúde do peludo.

A primeira coisa a fazer é manter o pet em casa nos dias mais frios, principalmente se ele tiver pelos curtos. Assim, ele fica longe de correntes de ar e chuva para evitar complicações relacionadas à saúde.

Caso o pet durma fora de casa, providencie uma casinha confortável,que proteja contra ventos e chuvas e possua isolamento térmico adequado.Colchões e cobertores podem ser adicionados no local que o animal deita para ajudar no aquecimento. . Recomenda-se que a casinha deva ficar em um local escondido do vento e da chuva.

O cachorro sente frio à noite, pois as temperaturas ficam mais baixas normalmente, mas isso também acontece de dia. Se o pet permitir e gostar de usar roupinhas, elas são muito bem-vindas. Além de aquecerem, elas deixam o peludo ainda mais charmoso. Escolha uma que garanta conforto a ele.

Outros cuidados com o pet no frio

Quando o cachorro sente frio, não necessariamente vai ficar doente. A friagem gera uma sensação ruim e compromete a qualidade de vida do animal. Também pode agravar algumas situações, contribuindo para os sintomas de gripe e resfriados fiquem mais intensos. O frio extremo também pode comprometer o sistema imunológico do pet. Cães sob essa condição ficam mais estressados e ansiosos, propensos a doenças.

Durante o inverno, algumas práticas do cotidiano devem mudar. Uma delas é o banho, que deve ser dado somente quando necessário e, de preferência, de manhã (com água morna) para o pelo(acentuação) secar bem. Banho em pet shop é o mais recomendado nas épocas frias.

Evite tosar o pet. Lembre-se de que o pelo é o responsável por ajudar na manutenção de temperatura do animal . Também é melhor evitar passeios nas horas mais frias do dia. Aliás, passear quando ainda estiver sol é uma excelente maneira de aquecer.

Frio e gripe canina

A gripe canina é contagiosa e mais comum no inverno. Embora seja passageira e inofensiva, quando o cachorro sente frio, pode ter a imunidade prejudicada, e os sintomas serem mais graves.

cachorro sente frio

Além de aquecer o pet, é importante manter a vacinação em dia, inclusive contra a gripe canina. Agora que você entendeu que cachorro sente frio e há muitas maneiras de protegê-lo, que tal acessar o site da Petz e conferir os produtos para aquecer o seu melhor amigo?

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

2 comentários em "Cachorro sente frio? Saiba se é necessário proteger o peludo!"

  1. Perfeito… . Meus dois linguicinhas estão sempre se agasalhando 🙂 … . Basta encontrarem algo para se abrigarem… . E ficam dentro de casa … . Mas minha Lala, porte médio, no canil, é diferente … . Percebi q NÃO SE ABRIGAVA da chuva … . Fiz um canil q tem uma parte coberta MAS ela não se abrigava quando chovia… . Daí q a coloco na parte abrigada e fecho a porta, até parar a chuva… . Mas fiquei curioso com este comportamento dela… . Esclareceu mesmo . Obrigado !!! . -rr*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog