Bem-Estar

Cachorro uivando à noite: o que pode ser?

Publicado em 18 de abril de 2021

Tempo de leitura: 4min

Em muitas vizinhanças é comum ouvir cachorros uivando à noite. Basta esperar algumas horas após o pôr do sol que a sinfonia de uivos e latidos se inicia. Entre lendas e ciência, muitas explicações já foram feitas sobre esse fenômeno. Mas qual é a verdade? Por que será que cães uivam de noite?

Para responder a essa pergunta, temos que entender como os cachorros se tornaram animais domésticos e alguns outros motivos que podem fazer eles soltarem o gogó. Por isso, se você tem um cachorro uivando à noite, vamos tentar te explicar o porquê!

dachshund deitado

Por que cães uivam?

Antes de virarem essas fofuras que conhecemos hoje, os cães passaram anos sendo domesticados a partir dos grandes e fortes lobos. Há diversas teorias sobre quando, como e por que isso aconteceu, mas não há como comprovar nenhuma delas ainda.

Uma das mais aceitas afirma que as matilhas passaram a acompanhar humanos em busca dos alimentos descartados por nossos antecessores. Em troca, os povoados passaram a manter lobos por perto a fim de proteção e, quando deixaram de ser nômades, começaram a treinar esses caninos para outras tarefas. 

A questão é que mesmo sendo espécies diferentes há milênios, cães e lobos ainda dividem muitas similaridades. Entre elas, o uivado. Por isso você ouve cachorro uivando! Lobos uivam porque essa é a forma como eles se comunicam entre si.

Seja para avisar outra matilha que o território já está ocupado ou para avisar seus companheiros que é hora de caçar, o uivado é a principal forma de linguagem dos lobos. Além disso, lobos são capazes de identificar diferentes uivos, o que facilita diversas tarefas.

Cachorro uivando à noite: o que significa?

Uma coisa é certa — nossos peludos que moram em casa não precisam caçar nem fazer parte de uma matilha. Então por que cachorros uivam à noite?

Como explicamos, o ato de uivar é um instinto natural dos cães. Por isso, quando eles desejam se comunicar conosco ou com outros pets, o fazem por meio de latidos, uivos, rosnados e grunhidos.

husky com a lingua para fora

Alguns dos motivos que levam o pet a escolher o uivado podem ser alerta de perigo, ansiedade por separação, fome, sede, dor ou até mesmo para chamar a atenção de cadelas no cio. 

Por isso, se estiver se perguntando por que o cachorro fica uivando à noite, deve-se levar em consideração todos esses fatores. O uivado é mais alto e poderoso que um latido e, por isso, é uma melhor opção principalmente quando pets querem se comunicar com os cachorros vizinhos.

A noite é mais silenciosa e tem menos estímulos externos, o que facilita que os cães das proximidades se ouçam melhor. No entanto, a prática não é exclusiva do luar. Raças de cão com heranças mais próximas aos lobos são conhecidas por escolher o uivado em vez do latido (ou até mesmo fazer uma mistura dos dois).

Meu cão está uivando muito. Devo me preocupar?

Mesmo que seja uma atividade natural dos cães, se o seu cachorro está uivando muito, é possível que ele esteja tentando te sinalizar algo. É necessário entender o motivo do uivado do cachorro e, então, tomar uma atitude para diminuir a frequência desse hábito.

Tente se comunicar com o peludo e observar o que pode estar fazendo-o uivar. O motivo pode ser um barulho muito alto ou alguma dor que ele esteja sentindo. 

Por isso, faça check-ups constantes do cão no veterinário e explique o hábito que o pet tem de uivar. O especialista poderá examinar o peludo para entender se há algo errado com o fato de o cachorro estar uivando a noite inteira.

cachorro uivando

Se ele estiver saudável, o adestramento com estímulos positivos pode fazer seu peludo uivar menos e te ajudar a entender o que pode estar causando o hábito. Além disso, disponibilizar um ambiente em que ele possa interagir e gastar energia também é fundamental.

Gostou de saber mais sobre cachorros uivando à noite? Então aproveite sua visita e navegue pelos outros conteúdos que postamos aqui, no blog da Petz! Publicamos dicas e curiosidades diversas sobre os bichinhos constantemente!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog